PROCINT-IFRO participa do lançamento da 1ª edição do Plano B em Rondônia, do ‘Amazônia Que Eu Quero’

Publicado: Segunda, 09 de Outubro de 2023, 13h09 | Última atualização em Segunda, 09 de Outubro de 2023, 13h10

Procint Evento 4O Projeto Cidades Inteligentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Procint/IFRO) participou do lançamento da primeira edição do ‘Plano B no estado de Rondônia’, promovido pela Fundação Rede Amazônica (FRAM), por meio do programa televisivo ‘Amazônia Que Eu Quero’. O evento ocorreu na noite da última quinta-feira (5), no auditório da UniSapiens, no campus do bairro Jardim das Mangueiras, em Porto Velho.

O representante do Procint/IFRO foi o Professor do Campus Ariquemes, Vagner Schoaba. Ele participou do evento abordando o tema conectividade, dentro da roda de conversa com os demais convidados painelistas, que discutiram sobre educação, desenvolvimento, turismo e sustentabilidade, um bate papo interativo com o público presente. O docente destacou a importância da conectividade no dia a dia da população em geral e que a tecnologia da conectividade está presente em quase todas as ações diárias. Segundo o docente, é um avanço que não tem volta e que é preciso se preparar da melhor forma para colher bons resultados dessa conectividade: “a região amazônica é diferente das outras regiões do país, ainda temos cidades com distância extremamente longas, comunidades que não tem acesso ao básico de conexão, e consequentemente não tem acesso à educação, isso traz luz à necessidade de levar ou trazer essas pessoas para esse desenvolvimento que é a conectividade”.

A Coordenadora do Plano B, Debora Holanda, explicou que o projeto nasceu de uma necessidade de fortalecimento e consolidação das atividades do ‘Amazônia Que Eu Quero’, com ações mais direcionadas a cidade de Porto Velho/RO e Manaus/AM. “Diante do crescimento do projeto, sentimos a necessidade de ativar localmente. Foi aí que pensamos na ideia do ‘Plano B Amazônia Que Eu Quero’ envolvendo Rondônia.

Dessa forma, o Plano B surge como uma espécie de mini painel do ‘Amazônia Que Eu Quero’, e tem o objetivo de mostrar casos de sucesso, trazer iniciativas que já estão dando certo, nas áreas de educação, conectividade e turismo, com o objetivo de fomentar esse olhar positivo e de cooperatividade.  A coordenadora destaca que a finalidade é buscar aproximação dos atores locais, dos gestores públicos e também dos parceiros dos outros setores.

Os debates em torno do Plano B contaram com a participação do empreendedor do ramo de educação e sócio do Grupo Sapiens, Augusto Pellucio; da Gerente de Formação Pedagógica da Secretaria de Estado de Educação de Rondônia, Silvânia Gregório; da Secretária Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho de Porto Velho, Glayce Anne Barros de Souza Bezerra; entre outras autoridades locais.

• Procint-Evento_1
  • Procint-Evento_2