IFRO debate uso de tecnologias no ensino de línguas estrangeiras

Publicado: Sexta, 02 de Setembro de 2016, 14h44 | Última atualização em Sexta, 02 de Setembro de 2016, 15h01

DSC05823O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), através da Assessoria de Relações Internacionais (Arint) está realizando o 3º IMAGINE (Encontro Internacional de Professores de Línguas Estrangeiras), no Campus Porto Velho Zona Norte. O evento segue durante a tarde de sexta-feira (02) com oficinas, comunicações e mesas redondas abordando a temática “Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Línguas Estrangeiras”.

Para a assessora de relações internacionais e uma das organizadoras do evento, Laura Borges Nogueira, o encontro tem a proposta de reunir todos os interessados em aprender e compartilhar experiências no ensino de línguas estrangeiras. “O Imagine é uma possiblidade para nós professores de línguas conhecermos ferramentas tecnológicas que estão sendo utilizadas para facilitar o aprendizado, uma oportunidade para verificarmos quais as práticas utilizadas pelos nossos colegas e formamos uma rede de cooperação, que precisa ser mantida”, reforçou.

Durante a palestra de abertura, proferida pelo professor Brian Joyce, da HAMK University of Applied Sciences, na quinta-feira (1º de setembro), temas como a aprendizagem integrada de conteúdo e linguagem foram abordados, destacando ainda as competências a serem desenvolvidas pelos alunos, visando a inserção no mercado de trabalho. “É preciso verificar quais as competências que os alunos precisam desenvolver, não só na vida pessoal, mas também na vida profissional [referindo-se à utlização de uma língua estrangeira]. O Instituto tem que procurar saber com as companhias da região como as mesmas pretendem internacionalizar seus negócios no futuro, e com essa pesquisa identificar quais as competências que poderão ser desenvolvidas pelos alunos”, exemplificou.

Já nesta sexta-feira (02) a conversa foi sobre os cenários de aprendizagens inovadores para o ensino de línguas, aproveitando o potencial das tecnologias móveis e dos recursos educacionais. O diálogo foi mediado pela professora do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Giselda dos Santos Costa. “Os celulares e tablets são as tecnologias que o aluno mais tem acesso hoje em dia e o professor deve transformá-los em suportes educativos. Para o aluno é uma aprendizagem continuada, muito bem vista na academia e os professores precisam superar a ideia de que o celular atrapalha no cotidiano escolar. Basta planejar, organizar e ter criatividade na hora de inserir as tecnologias nas aulas e para isso é preciso que o professor seja bem informado sobre as tecnologias existentes”, informou.

Segundo a professora de Língua Inglesa do Campus Vilhena, Gicelma Xavier, o Imagine é uma oportunidade dos professores do IFRO se encontrarem para discutir novos temas e ideias, com o objetivo de incrementar e potencializar o ensino dentro da instituição. “A aplicação das novas tecnologias em sala de aula é um grande desafio para todos nós. O encontro está mostrando possiblidades incríveis de ensinar com o auxílio de tecnologias, apresentando as ferramentas que podem ser utilizadas. Agora é levar isso para o campus e colocar em prática”, afirmou.