Relatório de Auditoria do IFRO está disponível para consulta

Publicado: Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h31 | Última atualização em Segunda, 14 de Agosto de 2023, 13h36

Já está disponível para consulta pública o Relatório de Auditoria nº 01/2023 do Instituto Federal de Rondônia (IFRO). Realizada no primeiro semestre de 2023, a auditoria teve como objetivo geral verificar a eficácia e a eficiência da gestão, incluindo a guarda, a utilização e a conservação dos bens móveis da instituição.

A auditoria foi planejada no Plano Anual de Auditoria Interna (PAINT) 2023, aprovado pelo Conselho Superior – Consup por meio da Resolução Consup/IFRO nº 01, de 03 de Janeiro de 2023 e realizada nos campi e Reitoria do IFRO.

Segundo o Chefe de Auditoria do IFRO, Aloir Pedruzzi, para alcançar o objetivo da auditoria foram estabelecidas as seguintes questões: Os controles implantados na gestão dos bens móveis são suficientes? O recebimento de bens é realizado adequadamente? A movimentação do bem permanente ocorre adequadamente? O desfazimento de bens ocorre de acordo com as legislações vigentes? Os inventários físicos estão sendo realizados de acordo com a legislação vigente? O sistema informatizado de controle patrimonial é eficiente? A conformidade contábil ocorre de acordo com as legislações vigentes?

“Após realizar o estudo, identificamos vulnerabilidades que requerem atenção e acompanhamento por parte da área auditada. Os controles internos foram avaliados como medianos, necessitando de aprimoramento para garantir melhores resultados. O campo normativo apresenta lacunas, sendo necessário atualizar os manuais que regulam as atividades no setor”, detalha Pedruzzi.

Conforme o relatório, no que diz respeito ao recebimento e movimentação de bens, os gestores enfrentam várias dificuldades devido à falta de padronização e movimentação indevida de patrimônio, o que compromete a manutenção, o controle e o gerenciamento dos bens móveis.

Quanto aos desfazimentos, apresenta o relatório, é urgente simplificar e agilizar esses processos, a fim de aliviar as unidades dos custos de guarda e manutenção de bens inservíveis. Os inventários também representam um desafio para os gestores, e é necessário que eles analisem esses procedimentos a fim de mitigar as dificuldades.

O relatório aponta que, em relação ao sistema informatizado, há espaço para melhorias, especialmente considerando a migração dos dados do SUAP para o Siads, o que ampliará as funcionalidades. No que se refere à conformidade contábil, é necessário um trabalho mais aprofundado por parte da administração para regularizar a situação.

De acordo com a auditora Adriana Garcia, a partir do trabalho realizado, “foram identificados diversos pontos com oportunidades de aprimoramento e avanço na gestão dos bens patrimoniais do IFRO, com o objetivo de alcançar uma governança mais eficiente e um controle mais efetivo desses ativos”.

Servidores, alunos e comunidade externa podem conferir o relatório e os demais trabalhos realizados pela Auditoria no link: https://portal.ifro.edu.br/auditoriainterna-nav.