Orçamento para 2017 é discutido no Senado

Publicado: Segunda, 29 de Agosto de 2016, 16h25 | Última atualização em Segunda, 29 de Agosto de 2016, 16h25

IMG 20160824 WA0068Para reivindicar que o orçamento de 2017 seja compatível com as atuais atividades das Instituições Federais de Ensino (IFEs), o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) se reuniu, na semana passada, no Senado. Foi apresentada uma proposta ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) a senadores, líderes do governo e ao relator da LDO em defesa da garantia de que o repasse no próximo ano seja o mesmo de 2016 com as devidas correções. O texto proposto foi aprovado e segue para sanção presidencial.

Com os cortes no orçamento o MEC havia aprovado 1,6 bilhões a menos do que a soma apresentada para a garantia das atividades institucionais da rede federal. “Esta redução no orçamento proposto tem um impacto extremamente significante. Teremos que fazer um replanejamento, pois limita o crescimento das ações institucionais” afirmou Uberlando Tiburtino Leite, reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

O reitor esteve presente na reunião do Conif com os parlamentares e relatou que a mobilização feita rendeu bons resultados com aprovação inclusive do texto-base da PLDO. “Foram liberados 100 milhões a mais além do orçamento inicialmente proposto. Nós solicitamos que o orçamento 2017 seja no mínimo o de 2016, acrescido de IPCA, que isto seja mantido e não ocorra veto”, finalizou.

Rede Federal

O IFRO integra a Rede Federal de Ensino, juntamente com outros 38 Institutos Federais (IFs), dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II. As instituições estão presentes em 568 municípios e em todos os Estados, oferece ensino médio profissional integrado, cursos de qualificação, superiores de tecnologia, bacharelados, licenciaturas e pós-graduação em lato e stricto sensu.

A Rede Federal vem ampliando suas ações, aumentando a oferta de vagas nos diferentes níveis e modalidades da educação profissional e tecnológica. Em um contexto de ajustes e otimizações dos investimentos públicos, as instituições têm feito todo o possível para manter a oferta da educação de qualidade socialmente referenciada, incrementando ao máximo suas ações educativas, que possuem papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento do País.