Servidores do IFRO participam de curso de Redes Wi-fi em busca de aprimoramento nas ações do Projeto Cidades Inteligentes

Publicado: Terça, 04 de Julho de 2023, 11h41 | Última atualização em Terça, 04 de Julho de 2023, 11h42

curso rede wifi 1 Buscando o que há de mais moderno na tecnologia de rede wi-fi, servidores do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), por meio do Projeto Cidades Inteligentes (Procint), participaram na cidade do Rio de Janeiro (RJ), de um curso de redes wi-fi ofertado pela empresa governamental RNP, especializada nesse tipo de tecnologia.  A Escola Superior de Redes (ESR) é a unidade de serviço da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) criada para promover a capacitação, o desenvolvimento profissional e a disseminação de conhecimento em Tecnologias da Informação.

Participaram do curso dois representantes do Procint/IFRO, o Coordenador do Eixo Segurança Wanderson Roger e o Coordenador-Geral Vagner Shoaba. Já o servidor municipal Fernando Domiciano representou a Prefeitura de Ariquemes no evento, tendo em vista que o município será responsável pela manutenção da rede após a implantação.

A capacitação, conforme Shoaba, visa à aquisição de conhecimento quanto à oferta rede wi-fi pública, em atenção aos trabalhos que são desenvolvidos pelo eixo do projeto, que prevê a implantação da mesma tecnologia na cidade de Ariquemes.

Procint/IFRO

O Projeto Cidades Inteligentes possui como meta estruturar as Secretarias Municipais e Prefeitura com equipamentos modernos, capacitar os servidores para o melhor aproveitamento das tecnologias e prestar serviços de assessoria e suporte técnico para a garantia do sucesso das aplicações.

O Projeto Cidades Inteligentes atende indicação da emenda parlamentar do senador Confúcio Moura (MDB). A proposta do Projeto é que sejam desenvolvidas e implantadas soluções para cidades inteligentes em Ariquemes nos eixos: Educação, Saúde, Empreendedorismo e Inovação, Segurança e Governança.

Conforme o Coordenador-Geral do Procint, Vagner Shoaba, “a proposta de levar tecnologias digitais para a melhoria da gestão e atendimento ao público nas escolas, postos de saúde e outros setores da administração municipal, como soluções para atendimentos ágeis, sem sobrecarregar os servidores públicos está diretamente relacionada com a oferta de rede Wi-Fi pública”.

Segurança

O Coordenador do Eixo de Segurança, Wanderson Roger, explica que em cooperação com os agentes públicos já foi realizado o levantamento e a definição dos pontos, na cidade de Ariquemes, onde serão instaladas câmeras de monitoramento.

“Atualmente estamos fazendo a validação de alguns equipamentos que serão usados especificamente no Eixo Segurança, também estamos desenvolvendo algoritmos computacionais inteligentes (usando Inteligência Artificial). Enfatizou que se pretende utilizar a Inteligência Artificial para entregar informações precisas, eficientes, personalizadas e atualizadas em tempo real, com foco na segurança da informação e das pessoas, para melhoria da qualidade de vida”, diz.

Como exemplo, Roger cita que estão desenvolvendo o protótipo de um Semáforo Inteligente que irá priorizar a passagem de veículos oficiais (SAMU, Ambulâncias, Polícias, Bombeiros, Defesa Municipal) nos cruzamentos, durante os momentos que estiverem em ação de socorro.

• curso-rede-wifi-_1_
  • curso-rede-wifi-_2_