Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Segunda edição do Simpósio Literário reúne escolas da região

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 18h32 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 19h02

ifro06O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu o II Simpósio sobre Práticas Discursivas na Amazônia (PDA) entre os dias 10 a 12 de agosto. O evento ocorreu em parceria com outras instituições de ensino do Estado e reuniu alunos de 12 diferentes escolas do município e da região. O tema do simpósio 2016 foi “Leitura, escola e trabalho: um espaço em construção” que objetivou a capacitação dos alunos para desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, o evento buscou facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho abordando diversas áreas do conhecimento. “Tratamos sobre gramática, direitos humanos, comunidades tradicionais, leitura e escrita, tudo aplicado ao Enem através de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. Essa metodologia faz com que o aluno deixe a condição de espectador, para tornar-se um ator efetivo da construção do conhecimento”, ressaltou.

A produção do conhecimento científico também foi abordada durante a programação, com grandes pesquisadores brasileiros e que também integram as frentes de trabalho do Grupo PDA, que aumenta sua importância junto à comunidade. “Estamos trazendo a prática pedagógica do IFRO para além dos nossos muros e favorecendo a comunidade no contato com a prática científica, teórica e aplicada”, destacou Davys Sleman, diretor-geral do Campus Cacoal.

Nos três dias de evento, cerca de 3700 pessoas participaram das atividades entre alunos, professores e a comunidade em geral. Durante a programação foram discutidos diversos temas como a importância da leitura, linguagem e interação social. Além dos temas ligados diretamente à língua portuguesa como a gramática aplicada ao texto do Enem.

Estudante do curso técnico de Agroecologia do IFRO e participante do Simpósio, Marlon Santos reconheceu certa apreensão em relação ao Enem, especialmente sobre a redação. “Bate uma insegurança e fico pensando qual a melhor estratégia a usar na hora da prova. Mas um evento como esse nos ajuda a perder um pouco do receio e atentar àquilo que é realmente importante para obter um bom resultado”, opinou.

A interdisciplinaridade do evento garantiu que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados tanto na vida acadêmica como na formação profissional. “O que presenciamos aqui abre a nossa mente e nos ajuda a termos diferenciais relevantes em relação aos nossos concorrentes, tanto para o Enem quanto para a formação profissional”, afirmou Gabrieli Pozza, aluna do curso técnico em Agropecuária.

  • ifro06
  • ifro08
Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.