Segunda edição do Simpósio Literário reúne escolas da região

Publicado: Terça, 23 de Agosto de 2016, 18h32 | Última atualização em Terça, 23 de Agosto de 2016, 19h02

ifro06O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Cacoal, promoveu o II Simpósio sobre Práticas Discursivas na Amazônia (PDA) entre os dias 10 a 12 de agosto. O evento ocorreu em parceria com outras instituições de ensino do Estado e reuniu alunos de 12 diferentes escolas do município e da região. O tema do simpósio 2016 foi “Leitura, escola e trabalho: um espaço em construção” que objetivou a capacitação dos alunos para desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Além disso, o evento buscou facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho abordando diversas áreas do conhecimento. “Tratamos sobre gramática, direitos humanos, comunidades tradicionais, leitura e escrita, tudo aplicado ao Enem através de palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas. Essa metodologia faz com que o aluno deixe a condição de espectador, para tornar-se um ator efetivo da construção do conhecimento”, ressaltou.

A produção do conhecimento científico também foi abordada durante a programação, com grandes pesquisadores brasileiros e que também integram as frentes de trabalho do Grupo PDA, que aumenta sua importância junto à comunidade. “Estamos trazendo a prática pedagógica do IFRO para além dos nossos muros e favorecendo a comunidade no contato com a prática científica, teórica e aplicada”, destacou Davys Sleman, diretor-geral do Campus Cacoal.

Nos três dias de evento, cerca de 3700 pessoas participaram das atividades entre alunos, professores e a comunidade em geral. Durante a programação foram discutidos diversos temas como a importância da leitura, linguagem e interação social. Além dos temas ligados diretamente à língua portuguesa como a gramática aplicada ao texto do Enem.

Estudante do curso técnico de Agroecologia do IFRO e participante do Simpósio, Marlon Santos reconheceu certa apreensão em relação ao Enem, especialmente sobre a redação. “Bate uma insegurança e fico pensando qual a melhor estratégia a usar na hora da prova. Mas um evento como esse nos ajuda a perder um pouco do receio e atentar àquilo que é realmente importante para obter um bom resultado”, opinou.

A interdisciplinaridade do evento garantiu que os conhecimentos adquiridos possam ser aplicados tanto na vida acadêmica como na formação profissional. “O que presenciamos aqui abre a nossa mente e nos ajuda a termos diferenciais relevantes em relação aos nossos concorrentes, tanto para o Enem quanto para a formação profissional”, afirmou Gabrieli Pozza, aluna do curso técnico em Agropecuária.

• ifro06
  • ifro08