IFRO faz diplomação dos primeiros concluintes do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação

Publicado: Terça, 02 de Mai de 2023, 12h05 | Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 15h54

PROFNITForam diplomados os primeiros mestres no Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (PROFNIT/IFRO). A cerimônia ocorreu no Miniauditório do Campus Porto Velho Calama, na quarta-feira, dia 26/4, quando foram diplomados 8 alunos concluintes da primeira turma.

A data também foi escolhida por ser o Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Na oportunidade, foi realizada, ainda, palestra ministrada pela Professora do Campus Calama e docente no PROFNIT, Márcia Letícia, sobre “A importância da Propriedade Intelectual para o Desenvolvimento Regional”.

“No dia mundial da propriedade intelectual, me parece fundamental pensarmos a seriedade da proteção dos direitos decorrentes das mais diversas criações humanas. As reivindicações mais atuais giram em torno das fronteiras elásticas em que circulam estas produções na atualidade. Em relação a isso, revela-se ainda mais significativo o trabalho desenvolvido pelo PROFNIT que tem tratado de maneira séria os temas referentes à propriedade intelectual como um todo”, afirmou a docente.

As tratativas para o IFRO ser um ponto focal do PROFNIT iniciaram em 2019, com submissão da proposta à Coordenação Nacional do programa, articulação com parceiros e organização para início das atividades. Em 2020 teve início a primeira turma, sob a Coordenação de Márcio Rodrigues Miranda e Vice-Coordenação de Valdeson Amaro. Desde então, o curso está em sua 4ª turma, com a defesa do produto, publicações na área de propriedade intelectual e transferência de tecnologia para a inovação. O Mestrado PROFNIT/IFRO é sediado pelo Campus Porto Velho Zona Norte.

A agora mestra em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, Denise de Lima Oliveira Fernandes, diz ser uma admiradora do PROFNIT, incentivando outros colegas a entrarem no programa. “Meu primeiro contato consciente com o tema foi através de um curso ofertado pela OMPI sobre noções básicas de PI. Pouco tempo depois o IFRO lançou o edital para a primeira turma do PROFNIT do ponto focal Porto Velho Zona Norte. Ingressei no programa e fui descobrindo o grande alcance do tema. Realmente, PI está em tudo”.

“Os professores do programa enfatizavam a necessidade de produzirmos algo que fosse contribuir com a sociedade e não apenas mais um número de publicação. Em minhas experiências anteriores enquanto discente o tema não havia sido contemplado. Foi aí que optamos por estudar a abordagem da PI nos cursos técnicos do IFRO. Identificamos então a necessidade de promover a inserção do tema, tão presente no contexto da educação profissional e tecnológica, mas ainda não contemplado nos projetos pedagógicos dos cursos. Como produto, elaboramos um e-book com noções básicas de Propriedade Intelectual para apresentar ao discente do curso técnico do IFRO as possibilidades que ele tem de desenvolver soluções para a sociedade durante sua formação, em especial no decorrer de sua prática profissional supervisionada, e como protegê-las, gerando retorno ao próprio discente, à instituição de ensino e ao demandante”, completa Denise.

Para o também concluinte do PROFNIT, George Fabrício, “o mestrado aumentou significativamente meu campo de visão, me possibilitando ver o processo de inovação como algo possível de acontecer. Tanto que o produto que apresentei como conclusão do mestrado, é a sistematização de insights de ideias que podem estar conectadas com a necessidade de quem o utiliza, sendo o primeiro passo para saber o potencial das inúmeras ideias disponíveis para inovar”.

Já Oscar Lebre lembra que “em 2020, quando iniciei o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, ponto focal IFRO, não imaginava que seria uma experiência tão rica em conhecimento e transformador em termos pessoais. Tive a oportunidade de fazer parte da primeira turma do referido mestrado em Rondônia, com colegas de diversas formações e profissões. E um corpo docente motivado e com muita experiência acadêmica e profissional, todos sob a coordenação e liderança do Prof. Dr. Márcio Rodrigues Miranda. O resultado não poderia ter sido outro senão a formação e conclusão de 90% da turma, posto que dos 10 participantes que iniciaram o curso apenas 1 não concluiu por desistência”.

Oscar Lebre mostra ainda que ao final conseguiu adquirir valiosos conhecimentos e competências que contribuirão para a melhoria do seu desempenho profissional e pessoal. “O meu TCC teve como título ‘Da possibilidade de aderência da tecnologia blockchain aos processos do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia’, juntamente com os seguintes produtos: 1 cartilha digital sobre a tecnologia digital, Matriz SWOT, Modelo de Negócios Canvas, sendo o orientador o Prof. Dr. Ewerton Rodrigues Andrade e o co-orientador Prof. Dr. Márcio Rodrigues Miranda. Além disso conseguimos a publicação de 2 artigos na Revista Cadernos de Prospecção da UFBA (Qualis B3) sob os títulos ‘Prospecção tecnológica em bases de patentes sobre certificação digital e blockchain’ e ‘A tecnologia blockchain nos Tribunais de Contas do Brasil’, juntamente com os professores supracitados”, explica.

Segundo o Coordenador Márcio Miranda, “a entrega dos diplomas da primeira turma do mestrado PROFNIT consolida a missão do IFRO de ensino, pesquisa e extensão tecnológica de qualidade, considerando que o mestrado cumpre com a sua missão social de atender à sociedade”.

• PROFNIT
  • PROFNIT_-_Diplomação_2