Seleção aberta para coletivos estudantis com temas que tratem de inclusão, diversidade e combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz

Publicado: Terça, 25 de Abril de 2023, 13h38 | Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 13h38

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital para fomento à formação de coletivos estudantis nos campi, com vistas ao desenvolvimento de ações e atividades extracurriculares vinculadas a eixos temáticos de inclusão, diversidade e combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz. A ação é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), por intermédio da Diretoria de Assuntos Estudantis (DAE) e Departamento de Educação Inclusiva e Diversidade (DEID).

Serão selecionadas até 20 propostas de formação de coletivos, com seleção de até duas propostas por campus do IFRO, sendo que uma destas deve atuar no eixo temático “Combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz”. Em caso de não preenchimento de vagas por algum campus, as vagas poderão ser remanejadas para outras unidades, considerando a classificação obtida. A inscrição deverá ser realizada via formulário Google, por meio deste link, com informações gerais (nome do coletivo, dados dos coordenadores, voluntários e tutor); Plano de Ação do Coletivo; termos de responsabilidade e compromisso; Termo de Anuência da Diretoria de Ensino; e cartas de apresentação dos estudantes bolsistas. Os anexos que devem ser preenchidos estão publicados junto ao edital.

O apoio institucional para a formação de coletivos estudantis é para que desenvolvam ações voltadas à inclusão, diversidade e combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz no IFRO, promovendo um espaço de diálogo que leve em consideração a missão do IFRO, que é ter foco na formação de cidadãos comprometidos com o desenvolvimento humano, econômico, cultural, social e ambiental sustentável.

Eixos temáticos

As propostas de formação de coletivos devem atuar em um dos eixos temáticos: valorização das culturas afro-brasileira; valorização das culturas indígenas e quilombolas; protagonismo feminino; diversidade e identidade de gênero; protagonismo e autonomia das pessoas com deficiência; combate ao discurso de ódio e promoção da cultura de paz.

Cada coletivo poderá ter até 3 coordenadores bolsistas, os demais integrantes serão voluntários. A composição prevista para os coletivos possui os seguintes integrantes e suas respectivas funções: estudantes bolsistas – coordenadores; servidor(a) docente ou TAE – tutor(a); e estudantes voluntários (no mínimo 5 estudantes) – integrantes do coletivo. Se selecionado, o coletivo poderá admitir novos estudantes voluntários no decorrer do desenvolvimento das atividades.

Os estudantes que comporão os coletivos deverão ter alguma representatividade ou alguma vinculação com os eixos temáticos e deverão colocar na carta de apresentação suas propostas de atuação no coletivo, motivações pessoais e história de vida vinculada à temática da proposta do coletivo. Já os estudantes voluntários, mediante entrega de relatório de atividades, terão direito ao certificado de participação com carga horária de acordo com o relatório apresentado.

O estudante bolsista deve ser discente matriculado/a e estar frequentando regularmente qualquer curso de nível médio técnico ou de graduação do IFRO; ter conta bancária para recebimento da bolsa; e ter disponibilidade para cumprimento de carga horária semanal de 12 horas na execução das atividades do coletivo. A previsão é de repasse de auxílio mensal aos estudantes bolsistas no valor de R$ 300,00, durante 7 meses. O investimento total do edital com pagamento de bolsas será de R$ 126.000,00, relacionado aos recursos financeiros, e serão oriundos da ação de governo destinado à assistência estudantil.

É obrigatória a vinculação de um/a servidor/a (docente ou TAE) como tutor. E sua adesão à atividade é voluntária, podendo a atuação ser registrada no Regulamento de Atividades Docente ou no plano de atividade dos Técnicos Administrativos. Os coletivos selecionados e aprovados poderão solicitar a concessão de taxa de bancada com o objetivo de auxiliar nas despesas destinadas ao desenvolvimento do plano de ação. Para tanto, as propostas deverão incluir orçamento detalhado (contendo previsão de uso do recurso), na modalidade custeio, no valor máximo de R$1.000,00. O investimento máximo para pagamento de taxa de bancada será de R$ 20.000,00 para atendimento de todos os coletivos a serem formados.

O recebimento da taxa de bancada será de responsabilidade do(a) servidor(a) tutor(a), bem como o uso e prestação de contas. Os recursos da taxa de bancada devem ser executados dentro do prazo de vigência do projeto, cujo limite é 30 de outubro de 2023 e deverá seguir o cronograma de execução financeira.

Para ler o Edital 5/2023/REIT-PROEN/IFRO completo, clique aqui.