Comissão elabora plano de ações para evitar evasão no IFRO

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2015, 12h00 | Última atualização em Terça, 05 de Janeiro de 2016, 10h07

Nos dias 10 e 11, a Comissão de Elaboração do Plano Estratégico de Permanência e Êxito dos Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) esteve reunida na Reitoria. Foi elaborado um plano de ações, atendendo a demanda do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) em virtude do número significativo de evasão nos Institutos Federais de todo país.

A comissão formada por 4 representantes da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), 1 da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) e 1 de cada campi do IFRO foi constituída pela portaria 1209 de agosto deste ano. Foi realizado um trabalho de diagnóstico quantitativo e qualitativo, em agosto, nos 8campi do IFRO para propor ações no intuito de garantir a permanência e êxito dos alunos nospróximos anos “o plano de ações será apresentado aos campi, depois submetido ao Consup e encaminhado a Setec, com ações de curto, médio e longo prazo a serem adotadas no princípio do ano letivo de 2016”, explicou Maria Fabíola Santos, Pró-Reitora de Ensino e presidente da comissão.

Dentre as ações propostas estão o fortalecimento da política de assistência estudantil, a capacitação de docentes, a divulgação e marketing dos objetivos e finalidade do IFRO, entre outras. A Pró-Reitora explicou que o diagnóstico qualitativo foi feito para identificar as causas da evasão e propor ações de combate “fizemos uma investigação nos campi, com os alunos, verificando as dificuldades de aprendizagem e porque eles evadem”, analisou Fabíola.