Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO disponibiliza sistema gerador automático de fichas catalográficas para TCCs de graduação e pós-graduação

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 17h35 | Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 11h29

IFRO Ficha Catalográfica SUAP

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia disponibiliza para toda a comunidade acadêmica um sistema gerador automático de fichas catalográficas para Trabalhos de Conclusão de Cursos -TCCs de graduação e pós-graduação (lato e stricto sensu), produzidas no âmbito do IFRO. A ficha catalográfica é elemento pré-textual obrigatório nos Trabalhos de Conclusão de Curso e deve ser inserida no verso da folha de rosto, conforme orientação contida na NBR 14724/2011.

  O sistema está disponível desde o dia 9/3/23 na tela não logada do SUAP e pode ser acessado através deste link: https://suap.ifro.edu.br/ficha_catalografica/ficha_catalografica/. Ao acessar, o solicitante deverá preencher todos os dados necessários para a emissão da ficha catalográfica, sendo possível, ao final, gerar o arquivo em formato pdf.

Para auxiliar neste processo, foi elaborado um Tutorial de Acesso que está disponível no botão “orientações” na guia da Ficha Catalogárifca do SUAP. A emissão da ficha catalográfica deve ser realizada somente quando estiver finalizada a correção do trabalho, ou seja, após aprovação pela banca e ajustes finais.

O sistema foi desenvolvido, mediante a crescente demanda de solicitações deste serviço, em especial, voltadas aos cursos ofertados na modalidade de Educação a Distância (EaD) e Pós-Graduação, mas que beneficiam toda a comunidade acadêmica otimizando os serviços oferecidos pelas bibliotecas do IFRO. “Considerando a quantidade de solicitações de elaboração de Fichas Catalográficas que o(a)s bibliotecário(a)s do IFRO têm recebido, especialmente dos cursos EaD, fez-se necessário agilizar e otimizar essa demanda”, explica a Assessora de Bibliotecas do IFRO, Roseni Santos Rodrigues.

A bibliotecária do Campus Porto Velho Zona Norte, Gizele de Melo Viana, destaca que o desenvolvimento desta ferramenta é um grande passo para a oferta de serviços on-line da biblioteca e proporciona uma significativa contribuição no processo. "As fichas catalográficas solicitadas até o momento, eram elaboradas de forma manual, o que demandava uma demora, por vezes, até uma fila de espera, para a conclusão do processo e atendimento ao usuário. Com a implantação do sistema, esse tempo de espera deixa de ocorrer e coopera na qualidade e oferta de serviços", comenta.

O bibliotecário do Campus Porto Velho Calama, Evandro Silva de Sousa, afirma que “ainda que o processo de elaboração de fichas catalográficas seja automatizado e os dados fornecidos são pelo próprio autor, sem mediação do bibliotecário, estes profissionais ainda estarão disponíveis para sanar dúvidas e orientações sobre o assunto, os mesmos  podem ser contactados pessoalmente ou através da lista de e-mails, disponível no próprio formulário”, reforça.

Início dos trabalhos

A comissão foi formada por bibliotecários do IFRO, sendo: Roseni Santos Rodrigues da ABIB/Reitoria, Cleuza Diogo Antunes do Campus Ji-Paraná,  Gizele de Melo Viana e Marlene Fouz da Silva do Campus Porto Velho Zona Norte, Evandro Silva de Sousa do Campus Porto Velho Calama, Juliana Machado da Silva Sasset do Campus Colorado do Oeste e Rosilene Maria do Couto Marques do Campus Vilhena. Os servidores foram responsáveis por informar as especificações técnicas da ficha catalográfica, segundo as normas internacionais do Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2, e o desenvolvimento do sistema de acordo com os padrões exigidos e layout, foram executados pelo analista em Tecnologia da Informação, Uilton de Oliveira Chagas, da Coordenação de Desenvolvimento de Sistemas (CDSIS), resultando na automação deste serviço e na padronização das fichas catalográficas.

A proposta inicial apresentada para a CDSIS era  a utilização do código-fonte de outra instituição de ensino, que já possuía a expertise do sistema. Contudo, após a avaliação da CDSIS, foi possível desenvolver a ferramenta pela equipe do IFRO e hospedar no sistema SUAP. "Com esse sistema é possível recuperar e utilizar os dados já disponibilizados no SUAP, como por exemplo, a nomenclatura dos cursos, os dados dos bibliotecários e possibilita a atualização de forma automática, sempre que essas informações forem alteradas no SUAP", afirma Roseni.

Fim do conteúdo da página