Centro de Inovação Tecnológica do Campus Zona Norte será inaugurado na noite desta sexta-feira

Publicado: Sexta, 24 de Março de 2023, 09h32 | Última atualização em Sexta, 24 de Março de 2023, 09h32

A Cerimônia de Inauguração do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Porto Velho Zona Norte, será realizada nesta sexta-feira, dia 24 de março, às 19 horas. Estão confirmadas presenças de autoridades e comunidade do IFRO. Ao final do momento oficial, o espaço inaugurado será mais bem apresentado pelos Professores Willis Rodrigues e Renato Almeida, dos cursos de Administração e Informática, respectivamente.

Os CITs começaram a ser implantados nos campi da instituição em 2020, com objetivo de articular ações para o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, com base nas demandas das cadeias produtivas locais, regionais e nacionais. Na unidade Porto Velho Zona Norte a denominação será “CIT Eficiência em Gestão”, uma vez que está voltado para a área de Gestão e Comunicação. Outra especificidade é que visa a atender os cursos ofertados nos eixos tecnológicos de sua vocação alinhados aos arranjos produtivos locais. Também propõe o desenvolvimento de pesquisa e inovação por meio de projetos capitaneados pelo IFRO, em parceria com demais instituições públicas e privadas.

O espaço multifuncional, que agrega o FabLab ou espaço maker e o Laboratório de Gestão e Negócios, teve o investimento de aproximadamente de R$ 515.000,00, sendo R$ 216.983,00 provenientes da bancada federal, no mandato da Deputada Federal Mariana Carvalho em 2019-2023, e R$ 298.263,87 na estrutura física oriundos do orçamento extra descentralizado do IFRO/Reitoria para o campus.

O “CIT Eficiência em Gestão” possui equipamentos e máquinas como: computadores, software para análise de decisões gerenciais; impressora colorida, Kits de robótica educacional com uso do EV3 da lego, Kit Lego EV3, kits Raspberry Pi, Cortadora a laser, impressora 3D, lousa interativa, TV smart 55' e móveis para suporte e atendimento.

Para a instituição, a Rede de Centros de Inovação Tecnológica do Instituto Federal de Rondônia é caracterizada como ambientes colaborativos, para a difusão do conhecimento, prospecção de demandas e desenvolvimento de soluções inovadoras que contribuam para o fortalecimento das comunidades e dos arranjos produtivos, sociais e culturais locais, por meio de ações integradas entre o ensino, a pesquisa e a extensão, com foco na sustentabilidade.