Artigo científico sobre Implantação de Cidades Inteligentes em Rondônia é publicado em revista científica com Qualis B2

Publicado: Terça, 21 de Março de 2023, 11h20 | Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 11h21

O Estudo de Caso das experiências do IFRO, por meio do Projeto Cidades Inteligentes, em Ariquemes, foi publicado na Revista Foco, periódico classificado com Qualis B2, na Linha Interdisciplinar e na Linha Planejamento Urbano e Regional/Demografia. O artigo intitulado “A Implantação de Cidades Inteligentes em Rondônia: uma ação do Instituto Federal”, dos autores Sérgio Francisco Loss Franzin, Vagner Schoaba e Confúcio Aires Moura, se destaca por demonstrar possibilidades de implantação do Projeto em mais Cidades Inteligentes em Rondônia, além de Ariquemes.

A abordagem considera as bases dispostas na Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, cuja construção é um produto de materialização das diretrizes para cidades mais humanas, sustentáveis e resilientes. O Estatuto das Cidades e o Decreto sobre Internet das Coisas são também basilares na abordagem. A implantação envolve o desenvolvimento de sistemas, transferência de tecnologias, estruturação midiática, formação continuada e suporte técnico e assessorias.

Segundo um dos autores, Sergio Francisco Loss Franzin, o trabalho possui o objetivo de apresentar  possibilidades  de  implantação  de Cidades  Inteligentes  em Rondônia a partir da experiência do IFRO em Ariquemes, demonstrando como elas provocam impactos positivos de desenvolvimento. “Ajudam a construir uma cultura da inovação, do empreendedorismo e da sustentabilidade; melhoram o atendimento ao cidadão com menor custo ambiental, monetário e de trabalho; resolvem problemas atuais e preparam as cidades para o futuro; dão maior proteção ao cidadão e promovem melhor qualidade de vida”, elenca.

Para o Senador Confúcio Moura, também autor do artigo, “estão  sendo abertas fronteiras para o surgimento de novos modelos de cidades, mais inovadoras, em um processo de modernização onde as pessoas são mais valorizadas ao serem mais bem atendidas”.

Sobre o Qualis

O Qualis é o sistema que a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) utiliza para classificar as revistas científicas. É uma forma de mensurar a qualidade da produção intelectual dos periódicos. O nível B2 é considerando um relevante nível de publicação. O acesso à revista é aberto, on-line e gratuito. O artigo pode ser lido gratuitamente no endereço https://focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1377 e logo também no portal eletrônico do projeto, em https://cidadesinteligentes.ifro.edu.br/. O artigo é a primeira referência sobre implantação de cidades inteligentes em Rondônia e traz todos os princípios e diretrizes de implantação propostos pelo IFRO.