Servidores do IFRO cursam doutorado em agronomia

Publicado: Segunda, 15 de Agosto de 2016, 18h29 | Última atualização em Segunda, 15 de Agosto de 2016, 18h29

dinter ifro unesp 002As aulas do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Agronomia tiveram início na última semana, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. O programa de pós-graduação é ofertado pela UNESP, Campus Ilha Solteira, através da Faculdade de Engenharia, em parceria com o IFRO. A turma é composta de 20 alunos formada por docentes e técnicos administrativos do instituto.

A primeira disciplina ministrada é estatística experimental com a professora Gláucia Amorim Faria. Segundo ela, esta é uma oportunidade de aprendizado mútuo. “Rondônia possui uma área com grande diversidade para ser explorada através da pesquisa, por isso é única, a oportunidade de conhecer o Estado e o IFRO. Tenho certeza que os conhecimentos deste curso irão contribuir com o IFRO para desenvolver todo esse potencial”, comentou.

O aluno Arnaldo Libório Santos Filho, agrônomo do Campus Cacoal, relatou que os professores do curso são bem preparados e competentes em suas áreas. “É ótima a oportunidade de cursar doutorado sem precisar se afastar das atividades, pois sei que com este preparo poderei auxiliar no desenvolvimento do IFRO”, finalizou.

O Programa

A cooperação acadêmica e técnico-científica entre a UNESP e o IFRO terá a duração de 48 meses, conforme a vigência do curso. O objetivo é capacitar os 20 servidores em nível de Pós-graduação Stricto Sensu, criar grupo de pesquisa e fortalecer os grupos existentes. Além disso, busca verticalizar a oferta do ensino, promover o intercâmbio de pesquisadores, desenvolver um conjunto de projetos de pesquisa e divulgação na área de ciências agrárias.

A modalidade Dinter visa à qualificação de servidores de uma única instituição receptora por meio de uma instituição promotora, podendo abrir vagas para a demanda universal. No entanto, para esta parceria, a turma foi fechada para os servidores docentes e técnicos do IFRO, dada a demanda por qualificação na área.