Servidores do IFRO cursam doutorado em agronomia
As aulas do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Agronomia tiveram início na última semana, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Colorado do Oeste. O programa de pós-graduação é ofertado pela UNESP, Campus Ilha Solteira, através da Faculdade de Engenharia, em parceria com o IFRO. A turma é composta de 20 alunos formada por docentes e técnicos administrativos do instituto.
A primeira disciplina ministrada é estatística experimental com a professora Gláucia Amorim Faria. Segundo ela, esta é uma oportunidade de aprendizado mútuo. “Rondônia possui uma área com grande diversidade para ser explorada através da pesquisa, por isso é única, a oportunidade de conhecer o Estado e o IFRO. Tenho certeza que os conhecimentos deste curso irão contribuir com o IFRO para desenvolver todo esse potencial”, comentou.
O aluno Arnaldo Libório Santos Filho, agrônomo do Campus Cacoal, relatou que os professores do curso são bem preparados e competentes em suas áreas. “É ótima a oportunidade de cursar doutorado sem precisar se afastar das atividades, pois sei que com este preparo poderei auxiliar no desenvolvimento do IFRO”, finalizou.
O Programa
A cooperação acadêmica e técnico-científica entre a UNESP e o IFRO terá a duração de 48 meses, conforme a vigência do curso. O objetivo é capacitar os 20 servidores em nível de Pós-graduação Stricto Sensu, criar grupo de pesquisa e fortalecer os grupos existentes. Além disso, busca verticalizar a oferta do ensino, promover o intercâmbio de pesquisadores, desenvolver um conjunto de projetos de pesquisa e divulgação na área de ciências agrárias.
A modalidade Dinter visa à qualificação de servidores de uma única instituição receptora por meio de uma instituição promotora, podendo abrir vagas para a demanda universal. No entanto, para esta parceria, a turma foi fechada para os servidores docentes e técnicos do IFRO, dada a demanda por qualificação na área.
Redes Sociais