Observatório do IFRO realizou audiência pública em São Miguel do Guaporé

Publicado: Terça, 22 de Novembro de 2022, 13h46 | Última atualização em Terça, 22 de Novembro de 2022, 13h46

Audiência SMG 1O Observatório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) realizou audiência pública no dia 17 de novembro na Câmara de Vereadores de São Miguel do Guaporé. O objetivo do evento foi apresentar o resultado da pesquisa regional e dialogar com a comunidade sobre as perspectivas de expansão do IFRO no Vale do Guaporé.

Na audiência pública, os representantes do Observatório do IFRO apresentaram os resultados da pesquisa diagnóstica realizada naquela região, que teve por objetivo instrumentalizar o Instituto na tomada de decisões acerca da instalação e oferta de cursos naquela unidade. O Reitor do IFRO foi representado pelo Professor Gilmar Alves Lima Junior, Pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional. Estiveram presentes servidores e alunos do IFRO, além de vereadores dos municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras, comerciantes e representantes de organizações da sociedade civil.

A abertura do evento foi realizada pelo Diretor do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Miguel Fabrício Zamberlan, e compuseram a mesa as autoridades presentes. A apresentação da pesquisa aos presentes foi feita pela Professora do Campus Porto Velho Calama, que exerce a função de pesquisadora articuladora do Diagnóstico Regional do IFRO São Miguel do Guaporé, Josélia Fontenele Batista.

Em seguida foram abertas as inscrições para que os presentes pudessem se manifestar apresentando sugestões e dúvidas. Os inscritos apresentaram informações relacionadas às perspectivas e anseios da comunidade quanto à oferta de cursos, o perfil da população da região, da economia regional da pequena produção camponesa, da atenção às populações tradicionais, os elementos culturais e socioambientais. O diálogo com a comunidade possibilitou aos pesquisadores e representantes do IFRO a identificação de outros elementos que foram registrados em ata e posteriormente constarão no relatório final que em breve será disponibilizado na página institucional.