Equipe técnica do Projeto Cidades Inteligentes faz visita ao IFRN para uso de tecnologia

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h42 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 11h43

24 10CidadesInteligentesProfissionais do Projeto Cidades Inteligentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Procint/IFRO) foram ao Rio Grande do Norte para conhecer o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). A equipe técnica busca por inovação para uso de tecnologia com eficácia comprovada, em modelos de aperfeiçoamento de processos ligados ao Eixo Governança.

O Sistema Suap é uma solução criada e mantida pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) desde 2007. Desenvolvido pelo IFRN, possui equipe de 32 profissionais da área de tecnologia e conta, também, com o trabalho colaborativo de profissionais de outras instituições, como do próprio IFRO. Atualmente o Sistema é utilizado por 55 instituições conveniadas, entre institutos federais, universidades federais e estaduais, órgãos governamentais federais, entidades de classe, prefeituras municipais, órgãos ligados a governos estaduais, além de outras instituições.

De acordo com o Coordenador do Eixo Governança no Projeto Cidades Inteligentes, Silmar de Oliveira, o maior público do Suap são as entidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Institutos Federais, CEFETs, UTFPR, Escolas técnicas vinculadas a Universidades Federais e o Colégio Pedro II), e sua principal abordagem se relaciona com o ensino. Ainda, segundo o docente, possui um módulo específico para esta finalidade. “Entretanto, não se resume a isso, possuindo outros, como os que tratam de: documentos e processos eletrônicos, administração (patrimônio, orçamento, almoxarifado, frotas, etc.), gestão de pessoas, desenvolvimento institucional, central de serviços, tecnologia da informação, entre outros”, observou.

Durante a reunião os profissionais do Procint, conheceram todas as funcionalidades do Suap, com destaque para a gestão de documentos e processos eletrônicos, de interesse direto ao Eixo Governança do Cidades Inteligentes, que possui entre seus objetivos a especificação para um sistema eletrônico de informações. Ficou ajustado que a proposta de adoção do Sistema do IFRN seria apresentada à Prefeitura de Ariquemes como possível solução e que, em caso positivo, seriam executados os trâmites para um convênio. O Professor Silmar ressalta que o funcionamento deste módulo é muito parecido com o que se conhece do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), mantido pelo TRF4, cuja principal função é a gestão de processos administrativos, desde sua criação, tramitação e arquivamento.

“Mantive contato o Diretor de Gestão de Tecnologia da Informação do IFRO, Erlan Fonseca de Souza, e fiquei muito otimista com a solução. Entretanto, devido ao IFRO ainda utilizar o sistema SEI, havia algumas dúvidas sobre como operá-lo, bem como, sobre o funcionamento de outros módulos que serão adotados futuramente pelo IFRO”, acrescentou o Professor Silmar.

“Tivemos uma reunião proveitosa, onde pudemos conhecer mais profundamente a solução, com possibilidade de aproveitamento de outros módulos no Procint, caso um convênio seja firmado. Impressionou a robustez da solução, a estrutura, a cadência de trabalho e a composição da equipe que mantém o Suap”, afirmou. Também participaram da reunião pelo Procint: Wagner Schoaba e Sérgio Francisco Loss. Pela Prefeitura de Ariquemes: Diretor de Tecnologia da Informação, Fábio Rogério Milani, pelo IFRN, responsáveis pelo Suap: Lucas Silva Pereira e José Augusto Nascimento de Medeiros. Mais informações sobre o Suap estão disponíveis pelo endereço: https://portal.suap.ifrn.edu.br