Diretoria de Educação a Distância adota novo formato de visita para acompanhamento dos Polos de EaD

Publicado: Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h45 | Última atualização em Segunda, 24 de Outubro de 2022, 10h47

24 1 ReuniaoDEAD 3A Diretoria de Educação a Distância (DEaD) iniciou o processo de verificação virtual in loco dos Polos EaD do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A ação adotando a nova metodologia iniciou na última quinta-feira (20/10) e deve prolongar-se até o final de novembro.

De forma virtual, por meio de webconferência, serão visitados os Polos de Apoio Presencial da EaD, acompanhados pelos coordenadores de polos e pela equipe da DEaD/IFRO. Ao verificar e atestar as condições de infraestrutura física e de funcionamento dos Polos de Apoio Presencial da EaD do IFRO, é subsidiada a tomada de decisões da instituição quanto ao recredenciamento dos locais e a abertura de novas vagas de cursos nos municípios.

As primeiras unidades a passar pela verificação, no dia 20/10, foram os Polos de  Presidente Médici e de São Francisco do Guaporé, em Rondônia. Segundo a Coordenadora de Polo de Presidente Médici, Vânia Renata Abreu, “foi um momento interessante e valioso de demonstrar a potencialidade do nosso polo. A forma como estamos organizados e também de interação direta com a Diretoria do IFRO, em que podemos apresentar também demandas e obter orientação sobre assuntos específicos do Polo”.

24 1 ReuniaoDEAD 2

A proposta baseia-se no serviço de avaliação externa in loco de instituições de educação superior e cursos de graduação realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira para atestar a qualidade da educação superior no Brasil. “Aproveitando o exemplo dado pelo INEP, que instituiu a Avaliação Virtual in Loco nos cursos de graduação pelo país, e visando à economicidade, entendemos que seria possível realizar a atividade de verificação dos nossos Polos também de forma virtual, com transmissão síncrona da infraestrutura pelo Coordenador de Polo”, explica o Diretor de Educação a Distância, Váldeson Amaro Lima.

Na visita virtual estavam presentes os servidores da DEaD, Patrícia Basso e Váldeson. “A ação contribui para a atividade da DEaD no sentido de atestar qual a infraestrutura disponível nos Polos onde ofertamos cursos, subsidiando decisões quanto ao recredenciamento dos Polos, mas também na indicação de vagas e cursos possíveis de ser ofertados nos municípios, por exemplo”, conclui o Diretor da DEaD/IFRO.