Prorrogado prazo para Consulta Pública sobre os cursos do IFRO

Publicado: Segunda, 25 de Julho de 2016, 14h32 | Última atualização em Segunda, 25 de Julho de 2016, 14h50

Logo 1Foi prorrogada por mais 15 dias a consulta pública do Regulamento de Elaboração e Reformulação de Projetos Pedagógicos e de Suspensão Temporária e Extinção de Cursos no âmbito no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). A consulta objetiva fornecer uma ferramenta que possibilite a participação efetiva da comunidade na elaboração de documentos institucionais. A normativa vai discutir as regras com o público interno e externo, e propor melhorias ao documento.

A consulta fica aberta até o dia 14 de agosto. O novo documento está sendo proposto devido a algumas alterações nas legislações. “Para tentar organizar o fluxo de processo na elaboração, reformulação, extinção e suspensão da oferta de cursos no IFRO”, destacou a Pró-reitora de ensino, Maria Fabíola Santos. A mudança está acontecendo para que o novo regulamento oriente todos os processos de projetos pedagógicos de cursos. “Nós estamos mudando para atender principalmente a metodologia do INEP[Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira] na avaliação dos cursos, estamos padronizando o roteiro, colocando os critérios mínimos que os PPCs [Projetos Pedagógicos de Curso] devem ter, e quais os procedimentos a serem adotados na reformulação, na extinção e na suspensão de oferta”, explicou ela.

A reformulação atende as mudanças no Regulamento da Organização Acadêmica (ROA) e o próprio regimento geral do IFRO. “Está bem completo [...] antes não tinha a possibilidade dos cursos presenciais serem 20% em oferta EaD, e foi em virtude dessas mudanças que estamos fazendo a alteração”, finalizou a pró-reitora.
A consulta pública é uma grande ferramenta de diálogo com a sociedade, possibilitando de forma democrática a participação de toda a comunidade. “Esta é uma decisão importante e vai trazer quais procedimentos serão realizados nessas ações. Muda a vida da instituição, por isso todos devem participar”, finalizou Leonardo Souza Araújo, diretor de planejamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional.

A participação em responder o questionário possibilita a construção de um documento que representa os anseios de toda a comunidade. “A consulta pública é a garantia de uma construção democrática”, concluiu Antônio Carlos da Silva Costa de Souza, coordenador de ensino de graduação da Proen.

Para participar da consulta pública, clique aqui.