Servidores do IFRO participam de curso da CGU na área de gestão de riscos e controles internos

Publicado: Quinta, 05 de Mai de 2022, 12h40 | Última atualização em Quinta, 05 de Mai de 2022, 12h40

Formação CGU CGE5Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) participaram do Curso presencial de “Gestão de riscos e controles internos” e do Workshop “Planejamento de auditoria baseado em risco para os gerentes e facilitadores da gestão de riscos”. O IFRO foi convidado a participar da capacitação através do ofício da Controladoria-Geral da União no Estado de Rondônia (5045/2022/PROT-RO/Rondônia/CGU), que realizou o evento em parceria com a Controladoria-Geral do Estado de Rondônia. O Curso de Gestão de Riscos e Controles Internos foi ministrado pelo Auditor na Controladoria-Geral da União (CGU), Sergio Filgueiras de Paula.

Representaram o IFRO os servidores Luciana Bandeira de Souza e Robson Cordeiro de Araújo. A iniciativa busca atender à legislação pertinente (IN 01/2016 MP/CGU; Decreto 9.203/2017 Planalto; Decreto 9.991/2019 Planalto; Portaria MEC 563/2020; Lei 13.987/2020 Planalto). As aulas ocorreram no Salão Nobre “Rosilda Shockness”, no Edifício Rio Pacaás Novos – Palácio Rio Madeira, nos dias 26 a 29 de abril de 2022.

Luciana Souza integra o Comitê Técnico de Governança Gestão de Riscos e Controle Interno (CTGGRCI/IFRO), coordenado pela Diretoria de Planejamento da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Dplan/Prodin). “Esse é um grande tesouro para instituição, a sistematização da gestão de riscos já iniciada em 2018 e desde lá sendo implementada nos permite visualizar a clareza nos objetivos e segurança razoável para monitorar não só de forma intuitiva, mas com foco na eficácia da gestão, atuando preventivamente para não ocorrer o evento de risco, e nos possibilitando gerir os riscos mais relevantes que realmente trazem um grande impacto no atingimento dos objetivos para a organização e trazendo uma melhoria continua no desempenho da gestão”, diz.

Aos servidores do IFRO cabe a responsabilidade do mapeamento, avaliação e operacionalização dos riscos identificados. Desta maneira, a capacitação em gestão de riscos visa auxiliar na disseminação da cultura de gestão de riscos no Instituto, sensibilizando os proprietários dos riscos, aprimorando a gestão existente, proporcionando prestação de serviço eficaz, eficiente e efetivo, a fim de agregar, criar, proteger valores, encorajando a inovação, melhorando a confiança dos autores envolvidos para o atingimento dos objetivos com maior segurança e tempestividade, alocando controles e cumprindo assim com responsabilidade a qual é confiada aos servidores públicos.

O aprofundamento da sistematização da gestão de riscos proporciona às instituições entender, avaliar e monitorar seus processos, de forma a refletir sobre os impactos do que está sendo realizado no alcance dos objetivos estratégicos. Além disso, através da sistematização dos riscos, há maior amparo na execução, criando assim facilidades para o alcance das metas institucionais. Pelas palestras observou-se que é tempo de fortalecer a gestão de riscos.

Foram convidados vários órgãos do Governo Federal e Estadual. Junto aos servidores da UNIR (Universidade Federal de Rondônia) houve maior interação voltada para o ensino e articulações de sensibilização dos servidores da Universidade e do IFRO, com futuras oficinas e seminários. A mediação entre os dois órgãos foi realizada pela Auditora Federal de Finanças e Controle-Regional/RO, Sônia Maria Mendes Moraes Silva.

• Formação_CGU-CGE1
  • Formação_CGU-CGE2