Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Representantes de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO participam de missão em Portugal

Publicado: Segunda, 25 de Abril de 2022, 09h24 | Última atualização em Segunda, 25 de Abril de 2022, 09h27

IFRO Portugal 5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) fez parte da Missão Oficial a Portugal, participando de evento direcionado a Reitores, Pró-Reitores e Assessores de Relações Internacionais da Rede Federal e dos Institutos Politécnicos de Portugal. O Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior ocorreu de 3 a 8 de abril, promovido pelo IPB (Instituto Politécnico de Bragança), Ccisp (Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos) e o Conif (Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica).

Do IFRO foram 3 representantes: Elizangélica Fernandes da Silva (Pró-Reitora de Ensino Substituta), Maria Goreth Araújo Reis (Pró-Reitora de Extensão) e Gilmar Alves Lima Júnior (Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação e representante do Reitor Substituto do IFRO). Além do Seminário, a agenda de reuniões no Porto (Portugal), garantiu ao IFRO articulação dentro de iniciativa da Rede Federal, de uma versão nacional do Programa de sucesso europeu denominado “LAPASSION”. Pela Rede Federal, estavam presentes 35 Institutos Federais, mais o Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), em que estava presente o Diretor de Desenvolvimento da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (DDR), Kedson Raul de Souza Lima.

Dentro do Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior, sediado no Instituto Politécnico de Bragança, entre os dias 4, 5 e 6 de abril, foram articulados dois principais pontos através de mesas-redondas e workshops: Inovação Formativa e Metodologias de Ensino; e Mobilidade e Dupla Diplomação.

“Os dois pontos são já articulados no âmbito do IFRO, o primeiro, através da formação continuada de servidores quanto a metodologias ativas e a implantação dos espaços makers, dentro dos Centros de Inovação Tecnológica, em cada campus. Já a dupla diplomação está contemplada nas articulações realizadas pela Pró-Reitoria de Ensino, de imediato com o Instituto Politécnico da Guarda e, em breve, em um segundo momento com o Instituto Politécnico de Bragança, expandido a partir da maturidade da cooperação entre IFRO e as instituições portuguesas”, explica do Pró-Reitor de Pesquisa do Instituto Federal de Rondônia.

“Avaliamos também que, é preciso considerar que o IFRO foi uma das primeiras instituições da Rede Federal a participar de uma missão oficial em Portugal e a assinar termos de cooperação com instituições e universidades portuguesas, ação iniciada em 2013 e ao longo dos últimos 9 anos. Saímos à frente e construímos excelentes resultados com o PIPEEX (Programa de Internacionalização da Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRO)”, completa Gilmar.

Sobre a participação da Pró-Reitoria de Ensino na agenda internacional, a Diretora de Desenvolvimento de Ensino (Proen/IFRO), Elizangélica Fernandes, explica que “objetivou principalmente buscar a expertise nos processos de dupla diplomação, além de (re)aproximar as relações com instituições com as quais tradicionalmente o IFRO realiza mobilidade estudantil internacional, tais como o Instituto Politécnico de Bragança/IPB e Instituto Politécnico do Porto/IPP”.

A busca por parceria internacional é um processo que vem desde 2014 movimentando de forma mais efetiva as ações do IFRO: “agora a ideia é avançar com esta internacionalização, de forma a fomentar e intensificar nossas parcerias com instituições na Europa e na América do Sul, já que o período da pandemia suscitou uma pausa nessas ações, expandir para mais localidades, e implementar dupla diplomação e períodos de mobilidade mais longos voltados para os processos de desenvolvimento do ensino”, conclui Elizangélica.

 

Planejamento

Ainda em 2022 e nos próximos anos, o Programa PIPEEX/IFRO deve manter a mobilidade de servidores e alunos para realizar pesquisas e acrescentar a possibilidade de realizar disciplinas no Instituto Politécnico do Porto (IPP), no Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e no Instituto Politécnico da Guarda (IPG). Os representantes de Rondônia ainda mantiveram diálogo para novas parcerias, buscando a dupla diplomação entre os Institutos Politécnicos e os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Florestal e Engenharia de Controle e Automação, ofertados pelos campi do IFRO. A partir dessa Missão Oficial, há ainda expectativa de que seja assinado nos próximos meses parcerias de ensino, pesquisa e extensão com a quarta instituição portuguesa: o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Durante a Missão, o Conif realizou uma sessão ordinária, para discutir as linhas de ação, para parceria entre Brasil/Conif e Portugal/Ccisp (Conselho Coordenador dos Institutos Politécnicos). Sistematizadas em um documento, aprovado por ambos os Conselhos, serão publicadas chamadas em conjunto, para identificação de eixos de interesse das instituições integrantes das duas redes, incluindo a mobilidade, a publicação científica e a oferta de mestrados para servidores.

Para Edslei Rodrigues de Almeida, Pró-Reitor de Ensino do IFRO, fomentar a mobilidade estudantil internacional é uma das políticas relevantes da instituição, “principalmente na perspectiva de que nossos alunos de cursos técnicos e de graduação tenham fomento e apoio para realizar mobilidade internacional, quer seja cursando disciplinas, que depois serão aproveitadas em nossos cursos no IFRO, quer seja realizando mobilidade para o alcance da dupla diplomação, onde o aluno receberá um diploma do IFRO e outro da instituição internacional, podendo atuar profissionalmente fora do Brasil, conforme as regras do país no qual se diplomou”.

Neste sentido, Edslei diz ser necessário buscar a expertise dos parceiros internacionais e dos Institutos Federais brasileiros que estão realizando estes processos: “o Seminário Luso Brasileiro de Ensino Superior foi o espaço perfeito para a partilha de conhecimentos e aprendizagens sobre dupla diplomação”, afirma.

 

 Porto

Já na agenda dos dias 7 e 8, no Instituto Politécnico do Porto (IPP), foi apresentada e debatida a oferta de uma versão, dentro da Rede Federal brasileira, de um Programa Nacional nos mesmos moldes do Programa LAPASSION (Práticas Latino-Americanas e Soft Skills para uma Rede Orientada para a Inovação), financiando dentro do Eramus+ e concluído recentemente, com grande sucesso, envolvendo profissionais e alunos da Finlândia, Portugal, Chile, Uruguai e Brasil. O IFRO já manifestou interesse em participar do programa em Rede e é aguardado o lançamento do edital em breve para divulgar e selecionar participantes.

A agenda no Instituto Politécnico do Porto começou no dia 7 de abril, com apresentação do gabinete de relações internacionais e reunião com o novo presidente do IPP.  Em 8 de abril, ocorreu a Conferência sobre sucesso acadêmico no Ensino Superior (CASHE) e na sequência a apresentação do LAPASSION, abordando perspectivas para disseminação e sustentabilidade do projeto.

  • IFRO-Portugal
  • IFRO-Portugal_1
  • IFRO-Portugal_2
  • IFRO-Portugal_31
  • IFRO-Portugal_4
  • IFRO-Portugal_5
  • IFRO-Portugal_6
Fim do conteúdo da página