Dados de vacinação de servidores e alunos estão no Painel de Indicadores: comunidade é chamada a atualizar informações

Publicado: Terça, 30 de Novembro de 2021, 13h14 | Última atualização em Terça, 30 de Novembro de 2021, 13h18

painelEstudantes e servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) são chamados a inserir informações atualizadas sobre a vacina contra a covid-19 em enquete do IFRO. Os resultados parciais agora estão de forma aberta para consulta no Painel de Indicadores da instituição.

A enquete “Você já se vacinou contra a covid-19?” está disponível no Sistema Suap/IFRO. Para acompanhar os dados consolidados foi disponibilizado pela Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI) juntamente com a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) um espaço no Painel de Indicadores do IFRO.

No espaço é possível ver, por exemplo, que dos mais de 20 mil estudantes do Instituto, um total de 6,5 mil informaram na pesquisa seus status de vacinação. O Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, faz um chamado aos alunos: “estamos planejando o ano de 2022, e neste planejamento está o retorno às atividades presenciais, mas, para isso, precisamos muito do auxílio de vocês”.

Edslei lembra que a participação na enquete ainda está muito baixa, “sendo assim, conclamamos a toda nossa comunidade estudantil que responda a enquete, é rápida intuitiva, basta acessar a sua página no Suap, e você estará contribuindo com o IFRO para a obtenção de indicadores que se referem à vacinação dos nossos estudantes, indicadores estes, de suma importância para o planejamento de retorno ao presencial”.

Painel covid-19

Para visualizar o índice de vacinação de servidores e discentes no âmbito do IFRO, é necessário acessar este LINK  e, caso solicite login e senha, colocar a palavra visitante para as duas opções. “O Painel tem por objetivo proporcionar à comunidade acadêmica do Instituto Federal de Rondônia o acompanhamento do avanço da imunização”, explica a Diretora de Gestão de Pessoas, Débora Lima.

A pesquisa está ativa no Suap desde 1/9/2021, para que alunos, professores e técnicos do IFRO informem o status de sua imunização. Conforme a DGP/IFRO, essa atualização é importante para se pensar as políticas institucionais. O índice de vacinação da comunidade acadêmica é um dos indicadores estabelecidos na Portaria 1.615/2021, que estabelece orientações quanto à continuidade do retorno gradual e seguro ao trabalho em modo presencial no âmbito do IFRO. Dos quase 700 professores, 560 responderam a enquete. Enquanto, entre os TAEs, houve um índice de participação menor, uma vez que são 562 técnicos e até o momento 372 enviaram respostas.

“Muitos servidores e estudantes preencherem a enquete e informaram a época que haviam tomado apenas a primeira dose. Como o painel classifica como imunizados apenas aqueles que tomaram as duas doses ou dose única. É importante que ao tomar a segunda dose o servidor ou aluno atualize a informação na enquete”.

Por ter iniciado em setembro, muitos responderam estar aguardando chegar o período da sua faixa etária para aplicação da segunda dose. “Agora eles precisam atualizar a enquete colocando no status que tomaram a segunda dose. Pois o painel somente considera imunizado aquele que tomou a vacina de dose única ou que já tomou as duas doses”. Débora reforça mostrando que os que responderam na época a enquete, para que acessem e se manifestem com as informações novas. Bem como os que ainda não responderam, que também acessem o sistema para preenchimento das informações.

“Quanto aos grupos de risco a Portaria 1.615/REIT-CGAB/IFRO, de 14 de outubro de 2021, no seu artigo 8º, define os grupos que prioritariamente devem permanecer em trabalho remoto. Destaca-se que o Painel serve para fins estatísticos, porém no caso de servidores é necessário que os mesmos apresentem a autodeclaração de que trata o § 1º do artigo da referida portaria”, explica a Diretora de Gestão de Pessoas.

“Com a publicação do Painel esperamos que as comissões locais de retorno gradual e seguro possam ter mais subsídios para dialogar com a comunidade interna sobre a importância de preenchimento da planilha”, finaliza Débora. Um dos exemplos é o Campus Avançado São Miguel do Guaporé, em que 100% do quadro de servidores responderam à enquete.