Estudante do IFRO participa de cerimônia do Revezamento da Tocha Olímpica

Publicado: Quinta, 23 de Junho de 2016, 16h47 | Última atualização em Quinta, 23 de Junho de 2016, 16h51

IFRO Revezamento Tocha Olímpica 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) foi representado durante o Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016, ocorrido em Porto Velho, na quarta-feira (22). A estudante Rosalina Souza Santos, do Campus Porto Velho Calama, vencedora de concurso de redação proposto pelo MEC, participou da cerimônia de acendimento da tocha do primeiro condutor da rota terrestre pela capital de Rondônia.

A aluna também percorreu os 200 metros iniciais acompanhando a condução da chama olímpica por Porto Velho. “Estou muito feliz por representar o Instituto Federal. [...] Foi uma honra poder tocar na tocha que muitos atletas tocaram”, contou Rosalina, após o evento ocorrido na Praça das Três Caixas D’Água.

A participação no evento foi aguardada com ansiedade pela jovem de 17 anos, estudante do Curso Técnico Integrado de Química. “Fiquei nervosa, pensei ‘Meu Deus, não posso fazer nada errado’. No momento da cerimônia fiquei calma e deu tudo certo. [...] Foi uma experiência muito proveitosa”, revelou.

Os valores olímpicos e paralímpicos de respeito, amizade, excelência, determinação, coragem, igualdade e inspiração foram reforçados por Rosalina, que considera importante aplicá-los no cotidiano escolar. “Que todos pratiquem esportes, que vivam alegres e mantenham a amizade e a comunhão. Que não seja só competição quando acontecerem os jogos escolares, mas que seja levada em conta a união” finalizou a estudante.

Concurso de Redação

O IFRO selecionou, através de um concurso de redação realizado em abril, um estudante para representar a instituição no Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. O concurso foi proposto pelo Ministério da Educação com o objetivo de selecionar alunos em escolas localizadas nos municípios participantes do revezamento. Os alunos dos campi Porto Velho Zona Norte e Porto Velho Calama concorreram a uma vaga para participar do evento.

Nas mais de 20 linhas da redação escolhida, a aluna Rosalina Souza Santos dissertou sobre os “Jogos Paralímpicos e inclusão social”. A jovem destacou a visibilidade que as Paralímpiadas proporcionam às pessoas com deficiência, que em sua opinião, colabora para a diminuição da exclusão social.

• IFRO_-_Revezamento_Tocha_Olímpica__1
  • IFRO_-_Revezamento_Tocha_Olímpica__2