Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Acadêmicos do IFRO participantes do Enade 2021 têm até 13 de novembro para responder ao questionário

Publicado: Sexta, 29 de Outubro de 2021, 16h34 | Última atualização em Sábado, 30 de Outubro de 2021, 14h39

Os discentes de 11 cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) que farão o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2021) devem estar atentos ao prazo. Dia 13 de novembro de 2021 é o último dia para preenchimento do Questionário do Estudante. E dia 14 de novembro será aplicado o exame, em que participam os concluintes de cursos de graduação das áreas vinculadas ao ano II do ciclo avaliativo do exame.

Do IFRO participam nesta edição os cursos de Licenciatura em Química e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Ji-Paraná); Licenciaturas em Geografia e em Matemática (Campus Cacoal); Licenciatura em Ciências Biológicas (Campus Ariquemes); Licenciatura em Ciências Biológicas (Campus Colorado do Oeste); Licenciatura em Física e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Porto Velho Calama); Licenciatura em Matemática e Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Campus Vilhena);  Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (Campus Porto Velho Zona Norte).

A Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO) vem acompanhando as ações dos cursos de graduação enadistas de 2021, objetivando uma participação positiva dos alunos do IFRO nesta edição. Segundo o Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues de Almeida, “mesmo com o cenário da pandemia da covid-19, nosso currículo é forte, e vem sendo desenvolvido com uma sólida base de formação e excelência didático pedagógica, portanto acreditamos que nossa participação no Exame Nacional de Cursos/Enade será excelente”.

O Enade integra os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei 10.861/2004, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial dos cursos de graduação. Através dos resultados obtidos pelo Enade as instituições poderão implementar ações voltadas à melhoria da qualidade dos seus cursos.

O Coordenador de Graduação (CGRAD/Proen/IFRO), Diego Soares Carvalho, destaca que “os discentes precisam realizar o preenchimento do Questionário do Estudante até o dia 13 de novembro de 2021 às 23h59. Após o preenchimento do questionário é necessário enviá-lo. Somente após o envio do questionário será possível a visualização do local de prova, que estará disponível a partir do dia 1º de novembro”. Ele ainda ressalta que o preenchimento do Questionário do Estudante é obrigatório e tem como objetivo gerar informações que possibilitem definir o perfil dos discentes concluintes, bem como a realidade dos processos formativos, relevantes para o entendimento dos resultados dos estudantes no Enade.

  Conforme o Pesquisador Institucional (PI/IFRO), Braulio Gerhardt “é imprescindível que todos os atores que participarão do Enade realizem a leitura do Edital 36, de 12/07/2021, do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021, que está disponível no endereço http://enade.inep.gov.br/enade”.

As provas do Enade 2021 serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal no dia 14 de novembro de 2021 com a abertura dos portões às 12 horas, horário de Brasília (DF), e fechamento dos portões às 13h. A prova terá início às 13h30 e término às 17h30.

A Diretora de Desenvolvimento do Ensino do IFRO, Elizangélica Fernandes da Silva, alerta que “o Enade é componente curricular obrigatório, conforme determina o § 5º do art. 5º da Lei nº 10.861, de 2004, e o § 1º do art. 39 da Portaria Normativa MEC nº 840, de 2018, sendo condição necessária para a conclusão do curso de graduação. Portanto, é indispensável que o estudante concluinte que se enquadrou nos requisitos do Edital realize o exame, sob pena de ficar em situação irregular, e não poder participar da colação de grau”.

“Ressaltamos que o resultado dessa avalição é muito importante, não só para o IFRO, mas para a toda a comunidade acadêmica e em especial para a aluna e o aluno avaliados que terão a oportunidade de demonstrar toda a sua bagagem de formação obtida ao longo do curso. O resultado será referência para o IFRO e para os alunos e cursos avaliados”, finaliza a Diretora.

Fim do conteúdo da página