Divulgação da consulta sobre a proposta de reorganização da Rede Federal em Rondônia
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulga o resultado da consulta à comunidade (servidores e estudantes) sobre a criação do segundo Instituto Federal em Rondônia, realizada no dia 15 de setembro de 2021:
Resultado – DISCENTES
A FAVOR: 17,1% (348 votos)
CONTRA: 80,4% (1.639 votos)
ABSTENÇÃO: 2,5% (51 votos)
Resultado – DOCENTES
A FAVOR: 24,2% (114 votos)
CONTRA: 72,6% (342 votos)
ABSTENÇÃO: 3,2% (15 votos)
Resultado – TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO
A FAVOR: 43% (141 votos)
CONTRA: 53,7% (176 votos)
ABSTENÇÃO: 3,4% (11 votos)
Resultado geral com o peso de um terço para cada categoria
A FAVOR: 28,1%
CONTRA: 68,9%
ABSTENÇÃO: 3%
Porcentagem de participação
Discentes: 10% | Docentes: 68% | TAEs: 58%
Acesse o Painel de Indicadores do IFRO para conferir os resultados por campus e por categoria (docentes, discentes e técnicos administrativos), clicando no item “Consulta sobre a reorganização do IFRO em dois Institutos Federais em Rondônia”.
Cronograma das próximas atividades
- • 16 de setembro: análise e deliberação do Conselho Superior (reunião transmitida pelo Canal do IFRO no YouTube)
- • 20 de setembro: envio da deliberação ao Ministério da Educação
Histórico
O Ministério da Educação propôs a composição de novos Institutos Federais em 10 estados do Brasil. O Instituto Federal de Rondônia, para oportunizar aos seus Professores, Técnicos Administrativos em Educação e Estudantes uma possibilidade de análise, solicitou a inclusão de Rondônia no conjunto dos estados em que poderá (ou não) ocorrer uma reorganização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Para embasamento de análise e tomada de decisão institucional, foi elaborada uma proposta de composição de dois Institutos Federais em Rondônia: a manutenção do IFRO, com cinco dos campi já existentes, na porção norte do estado, e a criação de um novo Instituto, com os outros cinco campi, na porção sul.
Para consultar a Nota Informativa e rever a proposta de composição na íntegra e para acessar um conjunto de perguntas e respostas que resumem o documento, clique AQUI.
Prezando pela decisão democrática, que sempre deve ser um dos principais fundamentos da gestão pública educacional, o IFRO seguiu esta metodologia: reuniões de alinhamento de gestão, debates com servidores por meio de um ciclo de reuniões, apresentação aos estudantes, realização de Consulta Pública envolvendo a comunidade interna e decisão final do Conselho Superior.
Alunos e servidores do IFRO participaram no dia 15 de setembro de 2021 deste importante processo de reorganização da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. A Consulta Pública ficou aberta de 0 h as 23h59 de quarta-feira. Antes, entre 8 e 14 de setembro, ocorreram reuniões com servidores dos campi e alunos do IFRO.
Redes Sociais