Divulgação da consulta sobre a proposta de reorganização da Rede Federal em Rondônia

Publicado: Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h00 | Última atualização em Quinta, 16 de Setembro de 2021, 11h02

capa materia result consulta dois institutosO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) divulga o resultado da consulta à comunidade (servidores e estudantes) sobre a criação do segundo Instituto Federal em Rondônia, realizada no dia 15 de setembro de 2021:

Resultado – DISCENTES

A FAVOR: 17,1% (348 votos)

CONTRA: 80,4% (1.639 votos)

ABSTENÇÃO: 2,5% (51 votos)

Resultado – DOCENTES

A FAVOR: 24,2% (114 votos)

CONTRA: 72,6% (342 votos)

ABSTENÇÃO: 3,2% (15 votos)

Resultado – TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO

A FAVOR: 43% (141 votos)

CONTRA: 53,7% (176 votos)

ABSTENÇÃO: 3,4% (11 votos)

Resultado geral com o peso de um terço para cada categoria

A FAVOR: 28,1%

CONTRA: 68,9%

ABSTENÇÃO: 3%

Porcentagem de participação

Discentes: 10%    |      Docentes: 68%     |     TAEs: 58%

Acesse o Painel de Indicadores do IFRO para conferir os resultados por campus e por categoria (docentes, discentes e técnicos administrativos), clicando no item “Consulta sobre a reorganização do IFRO em dois Institutos Federais em Rondônia”.

Cronograma das próximas atividades

• • 16 de setembro: análise e deliberação do Conselho Superior (reunião transmitida pelo Canal do IFRO no YouTube)
  • • 20 de setembro: envio da deliberação ao Ministério da Educação

Resultado unificado proposta dois institutos

Histórico

O Ministério da Educação propôs a composição de novos Institutos Federais em 10 estados do Brasil. O Instituto Federal de Rondônia, para oportunizar aos seus Professores, Técnicos Administrativos em Educação e Estudantes uma possibilidade de análise, solicitou a inclusão de Rondônia no conjunto dos estados em que poderá (ou não) ocorrer uma reorganização da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Para embasamento de análise e tomada de decisão institucional, foi elaborada uma proposta de composição de dois Institutos Federais em Rondônia: a manutenção do IFRO, com cinco dos campi já existentes, na porção norte do estado, e a criação de um novo Instituto, com os outros cinco campi, na porção sul.

Para consultar a Nota Informativa e rever a proposta de composição na íntegra e para acessar um conjunto de perguntas e respostas que resumem o documento, clique AQUI.

Prezando pela decisão democrática, que sempre deve ser um dos principais fundamentos da gestão pública educacional, o IFRO seguiu esta metodologia: reuniões de alinhamento de gestão, debates com servidores por meio de um ciclo de reuniões, apresentação aos estudantes, realização de Consulta Pública envolvendo a comunidade interna e decisão final do Conselho Superior.

Alunos e servidores do IFRO participaram no dia 15 de setembro de 2021 deste importante processo de reorganização da Rede Federal de Educação, Profissional, Científica e Tecnológica. A Consulta Pública ficou aberta de 0 h as 23h59 de quarta-feira. Antes, entre 8 e 14 de setembro, ocorreram reuniões com servidores dos campi e alunos do IFRO.

• Resultado-unificado-proposta-dois-institutos
  • capa-materia-result-consulta-dois-institutos