Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

IFRO: Reuniões com Fapero e Semagric estreitam diálogos institucionais

Publicado: Terça, 15 de Junho de 2021, 17h10 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 17h14

IFRO reunião com representantes da Semagric 7

Representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) reuniram-se nas duas primeiras semanas de junho (2021) com servidores da Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero) e da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric) de Porto Velho (RO) com o intuito de estreitamento de diálogo institucional e parcerias para o desenvolvimento de Rondônia e região Norte.

Fapero

O IFRO recebeu no dia 03 de junho, a Comissão da Fapero, formada pelo seu Presidente Paulo Renato Haddad e o Diretor do Departamento de Apoio à Pesquisa e de Formação Andreimar M. Soares. A reunião foi presidida pelo Reitor Uberlando Tiburtino Leite, acompanhado da Pró-Reitora de Extensão Goreth Reis, do Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, do Diretor de Programas e Projetos Sérgio Loss e do Assessor Especial Carlos Henrique dos Santos.  

Em sua fala, Uberlando destacou a relevância de ações que buscam criar a cultura de pesquisa ativa, desde a educação técnica até a pós-graduação, criando dessa forma estudantes que conseguem aliar práticas empreendedoras, de busca de soluções sociais e do desenvolvimento regional através de projetos de pesquisa e extensão. “Essa cultura iniciada desde cedo permite ao estudante iniciar e compreender o diálogo entre público e privado não só em relação ao mercado, mas também nas soluções sociais, assim se torna pró-ativo e devolve à sociedade o investimento da educação pública de qualidade”, comentou o gestor.  

O Reitor Uberlando destacou a importância da Fapero para o estado no investimento e na organização de políticas públicas, que visam a construção das pesquisas e qualificação da mão-de-obra de pesquisadores, bem como a fixação e intercâmbio deles em Rondônia. “Por isso, o IFRO tem organizado e estreitado diálogos institucionais buscando parcerias com instituições públicas e privadas. Além disso, o investimento do IFRO na qualificação de seus servidores tem alcançado índices que demonstram a melhor política de governança, gestão pública e de pesquisas. Dessa forma oferecemos aos nossos estudantes e sociedade projetos que solucionam demandas e que desenvolvem cada vez mais nosso estado”, ressalta acrescentando que: “Ter uma cultura de pesquisa com pessoal qualificado propicia os investimentos de empresas com pesquisas e mão-de-obra rondoniense. Esse movimento é fundamental, pois oferece profissionais rondonienses para as empresas se instalarem aqui e sem ele provavelmente não teremos o desenvolvimento adequado para a nossa região”.

O Pró-Reitor de Pesquisa Gilmar apresentou propostas de desenvolvimento e crescimento da qualificação tanto dos profissionais do IFRO, quanto de oferta para a sociedade em todos os níveis. “As parcerias do IFRO com outros agentes como Seagri, Fiocruz, Embrapa e outros parceiros, assim como com a Fapero são fundamentais nessa proposta.  Nossos programas de pós-graduação também priorizam a interiorização desse programa. Apresentei também nossos Centros de Inovação e Tecnologia (CITs) nos campi do IFRO, ressaltando seus papéis de incentivadores de pesquisas, além de serem incubadores de empresas, empresas júnior e startups de inovações”, elencou Gilmar.

O Presidente da Fapero, Paulo Renato, confirmou o alinhamento da instituição com as propostas do IFRO e se colocou à disposição para o estreitamento de diálogos e parcerias. O Diretor Andreimar afirmou que conhece os programas de pós-graduação do IFRO e que suas propostas convergem com o planejamento estratégico da Fapero.

O Reitor Uberlando observou que a parceria com a Fapero pode incentivar, além de programas de pesquisas, também o convite e intercâmbio de pesquisadores, bem como outras parcerias. A questão orçamentária foi observada por ambas instituições e foi ressaltada a importância da parceria com a bancada federal para superar o atual momento. Desta forma, o Presidente da Fapero sugeriu organizar um encontro de parceiros e das bancadas estadual e federal no IFRO para organizar as propostas apresentadas na reunião.

Semagric

No dia 08 de junho o Reitor Uberlando Tiburtino Leite, a Pró-Reitora de Extensão Goreth Reis, o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graudação Gilmar A. Lima Jr, o Diretor de Programas e Projetos Sérgio Loss e o Assessor Especial Carlos Henrique dos Santos se reuniram com o Secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Porto Velho, Luiz Cláudio P. Alves e com Carlindo Pinto Filho (servidor federal à disposição da Semagric). No encontro, o secretário apresentou e contextualizou a piscicultura em Porto Velho e Rondônia como referência atual. O objetivo do encontro foi de alinhar parcerias entre ambas instituições para viabilizar ações em conjunto beneficiando a agricultura familiar e pequenos agricultores de Porto Velho.

Carlindo observou a importância do desenvolvimento de pesquisas para a agricultura familiar e os pequenos produtores e ressaltou pesquisas e pesquisadores na área de piscicultura em Rondônia. Em razão disso, para ele o diálogo e parceria entre Semagric e IFRO para apoiar essas políticas públicas, além de projetos fundiários são de relevância social e urgentes. “Além de dar continuidade nesse quesito da qualificação, modernização e inovação via projetos em parcerias entre ambas instituições”, complementou.

O Secretário Luiz Cláudio salientou que há a necessidade de capacitar e qualificar os jovens da agricultura familiar e também criar a perspectiva para que se tornem pequenos produtores. “E   muitos projetos podem ser canalizados para esse público específico relacionado à agricultura, principalmente a agricultura familiar. Precisamos pensar em conjunto uma proposta de qualificação tecnológica para esses jovens e criar uma nova perspectiva para o campo e tenho certeza que o IFRO tem o perfil adequado para colaborar com essa proposta para nossos jovens e Rondônia”, disse.

O Reitor Uberlando enfatizou que o IFRO forma anualmente técnicos qualificados, além de profissionais de ensino superior e de pós-graduação nas áreas agrícolas e afins e que desde o curso técnico os jovens têm contato com projetos de pesquisa e extensão, que solucionam demandas de vários setores e sociais. Ele ainda observou que essa é uma perspectiva para a inserção do jovem ao campo.

Carlindo realçou a importância da busca de parcerias com o objetivo de inovar e replicar essas ações e projetos do campo com uma ampliação social. E ao acompanhar o desenvolvimento tecnológico em outras regiões, ele vislumbra que a parceria com o IFRO é extremamente importante para aperfeiçoar as perspectivas da juventude no campo.

O Reitor Uberlando observou que as ideias se alinham com os projetos dos Centros de Inovação e Tecnologia (CITs), que buscam justamente o desenvolvimento e o suporte através da pesquisa para a agricultura 4.0 na região. As propostas de parcerias são os caminhos buscados pelo IFRO para solucionar as demandas e modernizar Rondônia.

O Diretor Sérgio Loss frisou que os Centros de Inovação e Tecnologia (CITs) que estão implantados nos campi do IFRO oferecem pesquisas, projetos, capacitações e estão abertos para dialogar e efetivar com sucesso essas propostas e projetos. O Pró-Reitor Gilmar Lima lembrou que os CITs também estão atrelados ao desenvolvimento da eficiência energética para o campo, o pequeno produtor e a agricultura familiar.

O Reitor Uberlando lembrou que a parceria pode abranger ciência, inovação e tecnologia com o perfil tanto de gestão, técnico, quanto social.  “O IFRO está aberto e tem interesse de estreitar essa parceria para o sucesso de todos. Solicitamos que a Semagric oficialize uma proposta através de um Termo de Cooperação para que nossas propostas e projetos se tornem realidade o mais breve possível para a sociedade”, conclui.

  • IFRO_reunião_com_representantes_da_Semagric_2
  • IFRO_reunião_com_representantes_da_Semagric_4
  • IFRO_reunião_com_representantes_da_Semagric_5
  • IFRO_reunião_com_representantes_da_Semagric_6
  • IFRO_reunião_com_representantes_da_Semagric_7

  

Fim do conteúdo da página