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100 projetos de mediação virtual serão selecionados para o Programa de Bolsas de Ensino do IFRO

Publicado: Terça, 01 de Junho de 2021, 16h26 | Última atualização em Quarta, 02 de Junho de 2021, 09h45

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) está com inscrições abertas para Projetos de Ensino de Mediação Virtual, a serem desenvolvidos através do Programa de Bolsas de Ensino (Proben/IFRO). O Edital 4/2021 selecionará 100 projetos com duração de 7 meses. A submissão de projetos encerra às 23h59 do dia 9/6/2021. 

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Os projetos ofertam aos alunos que serão mediadores virtuais bolsa no valor de 200 reais mensais. O auxílio mensal totaliza R$ 1.400,00, correspondente ao período de vigência do projeto, de 28 de junho de 2021 a 28 de janeiro de 2022, contribuindo na permanência e êxito dos estudantes de cursos técnicos de nível médio e de graduação.

Com intenção de colaborar com o desenvolvimento do ensino não presencial no âmbito do IFRO, o Projeto de Ensino de Mediação Virtual busca ofertar apoio aos estudantes que estão com problemas ou dificuldades em acompanhar o ensino em formato remoto, além de fomentar o uso de metodologias de educação a distância (EaD) e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Em sua segunda edição, o investimento total será de 140 mil reais, visando à mediação virtual na área do ensino.

Para a estudante agora do terceiro ano do Curso Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, Alyne Pereira, “a participação no projeto de mediação virtual foi uma experiência ótima, que me ajudou tanto em quesitos de aprendizagem, quanto de socialização. Tive contato com pessoas de outra escola e de turmas de outros cursos. Ajudando outras pessoas pude também aprender com elas. No contexto em que estávamos inseridos, o grupo se tornou um grande aliado para a disseminação de conteúdos de valor entre os estudantes”.

Segundo a Diretora de Desenvolvimento de Ensino da Pró-Reitoria de Extensão (Proen/IFRO), Elizangélica Fernandes da Silva, “a avaliação é positiva no sentido de que é mais uma estruturação e fomento da instituição visando superar as dificuldades impostas pela transição abrupta do ensino presencial para o ensino remoto”. Ainda segundo ela, a novidade para esse ano é que a submissão dos projetos está acontecendo por meio do recém-criado módulo do Suap (Sistema Unificado de Administração Pública).

Henrique Lopes Santos, também do Curso Técnico em Informática do Campus Ji-Paraná, realça a oportunidade de participar do Projeto Proben, em que transmitiu e escutou histórias. “Com esse projeto transmiti um pouco dos meus conhecimentos e adquiri, com certeza, muitos outros. Foi uma experiência de vida inesquecível e única, assim como diversos outros projetos que o IFRO disponibiliza. A todos que perguntam digo que foi uma experiência em que tive que agir de verdade, me senti verdadeiramente exercendo uma profissão, o compromisso de toda semana estar postando e editando podcasts me deixou comprometido e cativado, além de tirar diversas dúvidas de alunos do 2ºA Informática (alunos hoje que estão no 3º ano do Ensino médio)”.

Ele completa dizendo: “sinto que o Projeto Proben me deu uma oportunidade de conhecer outra realidade, conhecer as próprias pessoas que estudei durante um ano inteiro, pude ouvir suas histórias com suas próprias essências, desde narrativas de humor a narrativas de terror”.

Para realizar inscrições, os servidores interessados em apresentar projetos devem acessar o edital, clicando AQUI.

Experiência

Em 2020, a Professora Geovânia de Souza Andrade Maciel coordenou seis estudantes bolsistas no projeto de mediação virtual em Ji-Paraná. “Foi de grande relevância para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, especialmente na disciplina de Língua Portuguesa e Literatura, pois com as ações propostas conseguimos nos aproximar mais dos estudantes, de forma a perceber suas principais dificuldades e conseguir em muitos casos, colaborar na superação de tais obstáculos. Posso afirmar ainda que nesse contexto pandêmico a figura do mediador virtual se destacou com sua função colaborativa na busca pela interatividade grupal, promovendo estratégias on-line para o aprofundamento e a ampliação das ações propostas em cada um dos planos de atividades”, conta a docente.

O grupo de mediadores tinha contato por intermédio do WhatsApp, o que, segundo Geovânia, trouxe uma aprendizagem colaborativa em três ações diversas. A primeira foi o compartilhamento de “videopoemas”, que foram produzidos pelos próprios estudantes, buscando não apenas aprofundar o conteúdo de ciências humanas, mas também permitir a fruição da arte poética, contribuindo para a expressão de sentimentos e a superação de alguns transtornos causados pela pandemia, no intuito de aproximar os estudantes.

Sobre os videopoemas, atividade em que a estudante Natália da Silva Fernandes ficou responsável por auxiliar, ela conta: “foi uma ação muito gratificante, tanto para base de conhecimento pessoal, quanto para a interação grupal por meio das plataformas digitais. A atividade com videopoema despertou, em nós alunos, o conhecimento para o uso das diferentes plataformas no intuito de obter um mérito melhor no aprendizado”.

A segunda ação foi o incentivo à produção e compartilhamento de podcasts com narrativas pessoais e fictícias (similar aos gêneros conto e crônica). “A ação contribuiu na descontração do grupo, como oportunidade para aproximação dos estudantes e para sanar as dificuldades na execução das atividades exigidas na disciplina de Língua Portuguesa”, ressalta a docente. Por fim, a terceira ação do grupo foi o compartilhamento de materiais diversos por intermédio de elementos hipermidiáticos, como imagens e links de vídeos diversos, documentos de diferentes disciplinas, matérias com resumo de estudos, indicação de livros eletrônicos, sites e blogs com dicas de estudo, entre outros recursos audiovisuais digitais, na busca por incentivá-los nesse período de atividades remotas e ampliar o conhecimento das diferentes disciplinas.

 “Todas as ações sempre buscaram criar uma corrente de estudo, identificando as adversidades relacionadas aos conteúdos e com a percepção dos estudantes com maiores dificuldades, pouco ativos e desanimados, buscava-se estratégias para auxiliá-los a sanar as dificuldades de aprendizagem”, finaliza Geovânia Maciel.

PROBEN MEDVIRTUAL

Os Projetos de Ensino de Mediação Virtual do Programa de Bolsas de Ensino (Proben/Proen/IFRO) possuem como objetivo a melhoria do processo de ensino aprendizagem, visando incentivar processos de inovação na prática pedagógica, envolvendo recursos e metodologias para o ensino e para a aprendizagem no modelo não presencial, contribuindo para a melhoria do desenvolvimento do ensino e qualidade dos cursos. Também promovem a interdisciplinaridade em atividades de ensino não presenciais, inclusive em diferentes cursos, níveis e modalidades de ensino. Amplia as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes do IFRO no período da pandemia, bem como oportuniza aos estudantes a expansão de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos por meio da contribuição, acompanhamento e interação com seus pares, em meio não presencial.

Os projetos de ensino devem ser registrados na Diretoria de Ensino do campus ao qual estão vinculados, podendo ter como coordenadores docentes ou técnicos administrativos. Cada projeto terá um aluno bolsista e será opcional apresentar até outros dois que atuarão de forma voluntária. Para divulgar as experiências alcançadas, os integrantes de projetos devem buscar participação em eventos institucionais e externos para relato de experiência do Projeto de Ensino de Mediação Virtual ou por meio de publicações.

Entre os cinco critérios a serem avaliados estão: incentivar processos de inovação na prática pedagógica, envolvendo recursos e metodologias para o ensino e para a aprendizagem no modelo não presencial, contribuindo para a melhoria da qualidade dos cursos; ampliar as possibilidades de permanência e êxito dos estudantes do IFRO no período da pandemia causada pelo coronavírus (covid-19); promover a interdisciplinaridade em atividades de ensino não presencial, inclusive em diferentes cursos, níveis e modalidades de ensino; oportunizar aos estudantes a expansão de seus conhecimentos acadêmicos e humanísticos por meio da contribuição, acompanhamento e interação com seus pares, em meio não presencial; e envolver, como bolsista, alunos oriundos de escolas públicas e/ou socioeconomicamente vulneráveis.

Para mais informações, acesse o Edital 4/2021.

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