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Diretoria de Educação a Distância do IFRO promove reuniões com secretarias de educação de RO, PE e PB

Publicado: Sexta, 23 de Abril de 2021, 18h00 | Última atualização em Sexta, 23 de Abril de 2021, 18h25

1a equipe de SecretariosA Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (DEaD/IFRO) realizou reuniões em ambiente on-line com os Secretários de Educação dos estados de Rondônia, Pernambuco e Paraíba. O objetivo é apresentar o setor e a equipe, as ações e alinhamentos do IFRO aos polos parceiros. Também estão sendo reafirmados os termos de cooperação técnica assinados pelos prefeitos municipais. Os encontros virtuais ocorreram dias 8, 9 e 16 de abril. Nas duas primeiras datas, com diferentes turmas de secretários de educação de Rondônia, e depois com os representantes da Paraíba e do Pernambuco.

Durantes as atividades, o Diretor da DEaD, Aloir Pedruzzi Junior, realizou o convite aos participantes para o 2º Encontro do Dia Mundial da Educação, com o tema “Educação Profissional: desafios e perspectivas para o século XXI”, em que ocorrerá o debate sobre a educação profissional na Amazônia, apresentação do Projeto Educação 5.0, entre outras ações do IFRO. O evento acontecerá no dia 28 de abril de 2020.

A equipe da DEaD ainda abordou a importância da parceria firmada entre o IFRO e os municípios e esclareceu o papel de cada polo parceiro dentro da Educação a Distância. Sobre a parceria, falou-se a respeito das vantagens, das vagas reservadas para o polo, da educação pública no munícipio, do desenvolvimento regional e da capacitação dos servidores nas regiões.

A Secretária de Educação do Município de Ouro Preto do Oeste, Andrezza Justina Dias, avalia positivamente a parceria, por proporcionar cursos gratuitos e de qualidade, além de ofertar ganhos até para a economia local, com pessoas capacitadas, inseridas no mundo do trabalho e gerando renda. “Aqui no município de Ouro Preto desde o ano de 2013 que temos a parceria com o Instituto e o nosso polo está em funcionamento. Eu acompanhei o processo de implantação de todos os cursos, já tivemos mais de 300 cidadãos, aqui do município, pessoas que precisavam se deslocar daqui para fazer cursos, e hoje ingressaram no mercado de trabalho. Tivemos também pessoas que se capacitaram profissionalmente na área já que atuavam. É uma gratificação muito grande”.

Para a Coordenadora do Polo de apoio presencial do Município de Marí (PB), Marineide Martiniano do Nascimento, a parceria fortaleceu o polo atendendo às demandas regionais. “Estamos a 60 km da capital do estado e atendemos não só a alunos da nossa cidade, como de cidades e de estados vizinhos, a exemplo do Rio Grande do Norte e Pernambuco. Isso nos engrandece muito, enriquece a nossa instituição no que se refere às ofertas. Estamos hoje com essa parceria que vem nos ofertando cursos técnicos subsequentes, graduações tecnológicas na área de Gestão Pública e Comercial, MBA, uma pós em EJA, entre outros cursos que estamos aí em fase de conclusão para lançamento de editais. E, futuramente, estaremos aí ofertando através do IFRO novos cursos”. A parceria com o município de Marí foi firmada em 2019.

 

Parceria

Atualmente, o IFRO possui 10 campi presencias/EaD, 43 polos EaD em Rondônia, 9 polos EaD na Paraíba, 1 polo EaD em Pernambuco e 1 polo EaD em Guayaramerín/Bolívia. “Destacamos a importância do Coordenador de Polo e suas atividades. Reiteramos que o acompanhamento dos trabalhos do coordenador, que deverá ser alinhado com a DEaD e com os secretários de Educação”, diz Aloir Pedruzzi Junior. O Diretor ainda realça que a aproximação das ações do IFRO junto aos polos parceiros e à comunidade contribui para tornar público os cursos disponíveis na modalidade EaD e esclarecer sobre os procedimentos de como participar do processo seletivo e de matrícula. “E como a parceria entre o município e o IFRO contribui com a educação nos diversos níveis de ensino e com o desenvolvimento regional”, completa.

Entre as obrigações do partícipe estão: gestão do polo (limpeza, segurança, internet 10 MB, relatórios gerenciais, infraestrutura mínima necessária etc.), indicação de um servidor como Coordenador do Polo (20 h), funcionamento (todos os dias úteis, 4 h dia, alternância – noite), publicidade do polo e colaboração na divulgação dos processos seletivos e ações.

 Para o IFRO, as obrigações referem-se a ofertar o curso, realizar o processo seletivo, matrícula e certificação, gestão pedagógica, mediação tecnológica e oferta de estágio. Mais a articulação com os polos e a capacitação dos coordenadores de polos.

Em 2020, os cursos ofertados foram de Formação Inicial e Continuada (FIC); cursos de graduação (tecnólogo em Gestão Pública e em Gestão Comercial); cursos técnicos (em Administração/subsequente ao ensino médio e em Administração e Cooperativismo/concomitantes ao ensino médio); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Instituições Pública e em Gestão de Educação a Distância e Educação Jovens e Adultos.

Para 2021/2, serão abertas novas vagas para os cursos superiores (Gestão Pública e Gestão Comercial) e na modalidade FIC para Metodologias Digitais na Educação, entre outros.

À DEaD/IFRO, alguns secretários de Educação relataram o empenho do IFRO frente às ações EaD como uma grande realização para toda a comunidade dos municípios, além de agradecerem ao IFRO por este primeiro contato, que proporcionou conhecer as ações desempenhadas pelo Instituto.

  • 1a_equipe_de_Secretarios
  • 2ª_equipe_de_Secretários
  • 3ª_equipe_de_Secretários
  • Coordenadores_de_Polo
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