Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica do IFRO é representado em evento internacional

Publicado: Segunda, 14 de Dezembro de 2020, 18h17 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 17h09

IFRO ProfEPT evento internacional

O Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), do qual o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tencologia de Rondônia (IFRO) é associado, foi representado internacionalmente em um evento on-line promovido pela Associação Portuguesa para o Empreendedorismo (Empreend) e pela Universidade de Aveiro, no dia 24 de outubro. A Professora Josélia Fontenele Batista, docente permanente do ProfEPT/IFRO, foi conferencista do painel de debates “Empreendedorismo Verde/Azul: A Sustentabilidade e o Empreendedorismo”, na 10ª Conferência Ibérica de Empreendedorismo (CIEM).

Na oportunidade, a docente explanou sobre os desafios de incentivar o empreendedorismo verde e azul pós-pandemia num país de extensões continentais, como o Brasil, onde as divergências de interesses são inúmeras. Além disso, ela frisou que o olhar para o interior do continente é outro desafio para o empreendedorismo verde/azul, o qual aparenta enxergar apenas os mares e o litoral. Ela destaca que, “[...] em função da COVID19, a participação foi concretizada de forma remota e síncrona. Para o ProfEPT/IFRO essa ação de internacionalização do programa é importante para convergir as discussões conduzidas em Rondônia com as visões internacionais sobre as necessidades, demandas e tecnologias relacionadas às EPT, ao mundo do trabalho, com ênfase no pilar social, sem o qual não se concretiza o real desenvolvimento de uma nação”.

Sobre o evento

Segundo os organizadores do evento, a 10ª CIEM teve como objetivo fundamental reforçar sinergias entre o universo científico e o empresarial com o desígnio de partilhar conhecimento, capacidades e experiências, contribuindo assim para estreitar e alavancar as relações entre os pares que investigam na área do Empreendedorismo e assegurando a transferência de conhecimento para aqueles que atuam no mercado global através da inovação e da criatividade. Desta forma, os Webinars e as sessões plenárias contaram com um elenco de convidados representativos de vários setores da economia, convidando ao debate à partilha a academia, as empresas e entidades fundamentais no empreendedorismo e desenvolvimento local. Foi também prevista a participação de oradores internacionais em cada um destes momentos, consolidando assim o envolvimento internacional e o impacto da conferência que se vem afirmando ao longo das várias edições. Para saber mais, acesse: http://ciem2020.web.ua.pt/.