Ação de capacitação do IFRO forma mais 19 doutores no quadro de pessoal

Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2020, 18h39 | Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2020, 19h04

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) conclui neste semestre o Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Agronomia, realizado em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) “Júlio de Mesquita Filho”, Campus Ilha Solteira, firmada em 2016. Ao todo, 19 servidores do IFRO serão diplomados doutores através desta ação planejada de capacitação, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), atendendo uma demanda sinalizada pelos campi.

O Dinter foi realizado por docentes e técnicos administrativos do Instituto Federal, através da oferta de doutorado cadastrada na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), inicialmente proposta para uma única turma. No entanto, segundo o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, devido ao resultado da primeira turma e excelência do curso, o IFRO iniciou tratativas e um levantamento para a oferta de uma segunda turma deste doutorado. “Um novo levantamento de demanda foi realizado entre os servidores do IFRO, recebemos 22 respostas positivas com interesse em cursar o Programa, agora a Propesp analisa a demanda apresentada junto ao Programa de Pós-Graduação e mantém a conversa para um novo termo de cooperação”, explicou.

A oferta do Dinter e Minter (Mestrado Interinstitucional) é realizada a partir do contato com os Programas de Pós-Graduação e da demanda existente, assim as instituições interessadas em ofertar a capacitação elaboram o projeto e firmam parceria através do termo de cooperação, desde que preencham todos os critérios exigidos pela Capes. “A vantagem principal para o Programa de Pós-Graduação é na avaliação dos cursos, em que o Dinter e o Minter são bem avaliados. Para a Instituição receptora é a possibilidade de formação de um maior número de mestres e doutores, em menor tempo e dentro de um planejamento da capacitação em serviço, visto que não é possível afastar ao mesmo tempo um elevado número de servidores para cursar Pós-graduação Stricto Sensu”, relatou o Pró-Reitor.

“A formação de 19 novos doutores no IFRO na área de Agronomia é muito benéfica para a instituição, uma vez que temos oferta de cursos nesta área em mais de uma unidade. Considerando que o IFRO possui três unidades com perfil agrícola, onde a maior titulação dos servidores é um critério de avaliação dos cursos de graduação, bem como é a primeira exigência para oferta de cursos de mestrado e doutorado. A titulação também é uma exigência junto a órgãos de fomento para captação de recursos, portanto, temos um planejamento breve para novos projetos de pesquisa e extensão coordenados por esses servidores, bem como melhores índices de ensino para os cursos do IFRO”, analisou Gilmar.

Ainda segundo o pró-reitor, embora o instituto seja uma instituição nova, tem apresentado um plano de crescimento e de verticalização dos cursos, com projetos de pesquisas de excelência, tendo ofertado 12 turmas de mestrado e 11 turmas de doutorado nos últimos cinco anos, em diversas áreas do conhecimento, sendo que, para este ano, já existem quatro outras parcerias em andamento para a oferta de mestrado e doutorado. “Primeiramente, nós consultamos os planos de desenvolvimento institucional e as demandas apresentadas pela sociedade para escolher as áreas de maior demanda de capacitação. Depois, buscamos no país cursos de Pós-graduação Stricto Sensu nas áreas de interesse, que preencham os critérios da Capes e com interesse em ofertar o curso em Rondônia”, ressaltou o Pró-Reitor.

Além disso, a Propesp realiza internamente uma consulta entre os servidores com interesse nos cursos dos parceiros e elabora em conjunto o projeto do curso fora de sede, de acordo com os documentos legais. “O curso em si acontece ofertado pela instituição e o IFRO acompanha a gestão, com liberação de recursos financeiros para manter as atividades do curso”, finalizou ele.

Na avaliação da Diretora de Gestão de Pessoas (DGP/IFRO), Débora Gonçalves de Lima, é uma satisfação para a instituição receber os novos doutores, uma vez que com isso é possível perceber que a política de capacitação do IFRO tem dado resultados positivos para a instituição. “Destaca-se que desde 2015 com a publicação da Resolução 53 do Consup/IFRO, que trata da politica de afastamento integral de servidores para programa de pós-graduação Stricto Sensu, temos aumentado significativamente o número de mestres e doutores, aumentando a qualidade dos serviços prestados aos públicos do IFRO”.

“Vale ressaltar que um dos objetivos estratégico do IFRO é ampliar as oportunidades de capacitação e qualificação, para tanto contamos hoje com editais de Afastamento Integral, Concessão de Ação de Desenvolvimento em Serviço para fins de Qualificação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu e ainda o Programa de Incentivo à Qualificação. Assim, esperamos nos próximos anos ampliar ainda mais o índice de qualificação”, conclui a Diretora de Pessoas.