IFRO vai discutir Inteligência Artificial e Educação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado: Quarta, 07 de Outubro de 2020, 18h36 | Última atualização em Quinta, 29 de Outubro de 2020, 10h08

Alunos de Vilhena na SNCT do ano passado

Quatro unidades do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado de Rondônia (IFRO) integram-se neste ano para promover a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que será realizada no período de 19 a 23 de outubro. O evento está sendo organizado de maneira virtual, em salas criadas especialmente para essa finalidade, e reúne os Campi Porto Velho Calama, Zona Norte, Guajará-Mirim e Vilhena, que discutirão o tema “Inteligência Artificial e Educação: perspectivas desde a Ciência da Computação, a História, a Literatura e o Cinema”.

Será apresentado em perspectiva multidisciplinar, a partir de estratégias e atividades formativas variadas, sob a coordenação dos Professores Kaio Alexandre da Silva e Márcio Rodrigues Miranda, do Campus Calama. De acordo com os organizadores, pelo segundo ano consecutivo, a realização da SNCT foi aprovada em edital público de abrangência nacional por meio da chamada CNPQ/MCTIC nº 3/2020. A Professora Xênia de Castro Barbosa, Chefe do Departamento de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Campus Calama, explica que, da mesma forma que no ano anterior, o evento receberá trabalhos de estudantes e pesquisadores para compor seus Anais.

Para submeter artigos científicos resultantes de pesquisa de iniciação científica, iniciação tecnológica e editais integradores, os interessados podem encontrar mais informações no endereço eletrônico: http://snct.portovelhocalama.ifro.edu.br/index.php/snct. A programação com o formulário de inscrição encontra-se no endereço: https://www.even3.com.br/snct2020ifro/. Os organizadores estendem o convite às demais unidades do IFRO, bem como à comunidade em geral.

Transformações

De acordo com os organizadores [...] “A Inteligência Artificial (IA) está cada vez mais presente em nosso cotidiano. Suas aplicações são diversas e seus benefícios numerosos. Trata-se, contudo, de área relativamente jovem, controversa e que desperta muitas inquietações e inseguranças de ordem ética, econômica, religiosa, dentre outras. É tema ainda nebuloso, envolto em mitos e pouco conhecido do público em geral, mas representa, inevitavelmente, um território onde mais cedo ou mais tarde iremos pisar: a nova fronteira da Ciência brasileira – como propõe o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. Passados 65 anos do surgimento da IA, é oportuno realizar um balanço de seus resultados e desafios, de seus avanços, limites e possibilidades, esclarecendo a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre o seu estado]. Nesse sentido, a SNCT 2020 vem em boa hora e oportunizará discussões férteis e necessárias sobre esse assunto”.