IFRO abre inscrições para o PIBID 2020 nos cursos superiores de Licenciatura, nos Campi Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Colorado do Oeste e Guajará-Mirim
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) publicou edital do Processo Seletivo 2020 para cadastro de reservas de vagas para o Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - 2020). As vagas são para professores supervisores e alunos devidamente matriculados em cursos superiores de Licenciatura nos Campi Porto Velho Calama, Porto Velho Zona Norte, Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Colorado do Oeste e Guajará-Mirim. As inscrições estão abertas até 29 de setembro de 2020.
Neste ano, o diferencial do edital é que o IFRO conseguiu aprovar projetos para todos os seus campi que ofertam cursos de licenciatura, inclusive para o Curso de Pedagogia na modalidade EaD (Educação a Distância). São duas etapas para seleção nas vagas de cadastro de reserva do PIBID para candidatos à bolsa de aluno de iniciação à docência.
Na primeira etapa, a homologação das inscrições é eliminatória, a partir da conferência da documentação anexada no ato do preenchimento on-line da inscrição. Na segunda etapa, a entrevista é eliminatória e classificatória, quando serão analisados os seguintes critérios do candidato: habilidades de expressão/linguagem; predisposição para o trabalho em grupo; conhecimento e adaptação às normas do PIBID/IFRO; e disponibilidade para se dedicar às atividades do PIBID. As entrevistas acorrerão de forma remota.
O PIBID é “um Programa do Ministério da Educação promovido pela Capes e gerenciado pelas Instituições de Ensino Superior. O PIBID tem como principal objetivo proporcionar aos alunos que estão nos dois primeiros anos dos cursos de licenciatura uma experiência prática dentro e fora da sala de aula da rotina escolar, com isso, o aluno terá uma visão da futura profissão de professor. Somado a isso, o estudante recebe uma bolsa de estudo para auxiliá-lo nas despesas pessoais durante o projeto”, salienta o Coordenador Institucional do PIBID/IFRO, Cléver Reis.
A seleção é coordenada pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen/IFRO), por meio da Coordenação Institucional do Programa, conforme o Edital Capes nº 2/2020, publicado em 06 de janeiro de 2020, que trata de Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), e a Portaria GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019, da Capes Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a qual dispõe sobre a concessão de bolsas e o regime de colaboração no Programa de Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.
O Pró-Reitor de Ensino, Edslei Rodrigues, observa que o PIBID tem como “objetivo a inserção dos alunos dos cursos de Licenciatura nas escolas públicas no início da sua formação acadêmica, proporcionando a esses, desde o início, a vivência da realidade de uma sala de aula. Essa integração entre a educação superior e a educação básica das escolas estaduais e municipais visa melhorar o ensino nas escolas públicas, e incentivar a formação de professores em nível superior para a educação básica, além de contribuir para a valorização do magistério. Ao aderir ao programa, o IFRO contribui para a elevação da qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, além de inserir esses profissionais no dia a dia das escolas da rede pública”.
O PIBID é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. São concedidas bolsas a licenciandos participantes de projetos de iniciação à docência, desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. O projeto promove a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob a orientação de um docente da licenciatura e de um professor supervisor da escola parceira.
Outro fator preponderante do PIBID, é que, ele “proporciona a inovação metodológica, tecnológica e demais práticas docentes integradas, por meio das quais os alunos do IFRO pode buscar a superação de problemas identificados no ensino público do nosso estado. Por meio do PIBID o IFRO dialoga com as escolas estaduais e municipais do Estado de Rondônia, fazendo com que os professores coordenadores de área (servidores do IFRO) interajam com os professores das escolas públicas de educação básica (rede municipal e estadual), oportunizando a estes o protagonismo nos processos de formação inicial, necessários para o exercício da docência”, destaca o Professor Edslei.
São objetivos do PIBID incentivar a formação de docentes em nível superior para a educação básica; contribuir para a valorização do magistério; elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; inserir os licenciandos, ainda na primeira metade do curso, no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem; e incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério. Além de contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura; e de proporcionar aos discentes, na primeira metade do curso de licenciatura, uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que elas estão inseridas.
O surgimento e o preenchimento das vagas durante o período de vigência do Edital Capes nº 02/2020 ocorrerão de acordo com o número de bolsas a serem concedidas pela Capes, e conforme a demanda de cada subprojeto das respectivas licenciaturas dos campi. Nesse edital as vagas para aluno de iniciação à docência são destinadas a estudantes das licenciaturas do IFRO cursando a primeira metade do curso. E as vagas de professor supervisor são destinadas para docentes vinculados às escolas parceiras da Rede Pública de Ensino.
No IFRO, os cursos que poderão ofertar vagas são: Licenciatura em Física – Porto Velho Calama, Licenciatura em Pedagogia (EaD) – Porto Velho Zona Norte, Licenciatura em Biologia – Ariquemes, Licenciatura em Química – Ji-Paraná, Licenciatura em Matemática – Cacoal, Licenciatura em Geografia – Cacoal, Licenciatura em Matemática – Vilhena, Licenciatura em Biologia – Colorado do Oeste e Licenciatura em Biologia – Guajará-Mirim. Somente os Campi Jaru e São Miguel do Guaporé ainda não possuem licenciatura e, portanto, não entraram na oferta atual.
Redes Sociais