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Em fase de conclusão de curso, estudantes utilizam ambiente on-line em defesas

Publicado: Quarta, 02 de Setembro de 2020, 17h04 | Última atualização em Quarta, 02 de Setembro de 2020, 17h07

 EstudanteCom atividades presenciais suspensas desde a segunda quinzena de março deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) vem buscando a melhor forma de concretizar o período de estudos para muitos de seus estudantes.

O “Eu, Estudante” é uma rotina de publicação que vem mostrando um pouco sobre a vida estudantil no mês de agosto. Com o Dia dos Estudantes (11/08) e Dia dos Estagiários (18), compreende um período voltado ao público discente. Esta matéria se abordará questões sobre as condições e oportunidades de estudo dos formandos: como estão conseguindo concluir seus cursos e realizando as defesas de finalização do curso.

Somente no Campus Porto Velho Zona Norte, em levantamento de bancas, no período de março a agosto de 2020, foram 25 defesas nos cursos de pós-graduação lato sensu: 16 no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico na Gestão Pública, quatro no Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Planejamento Estratégico no Setor Público e cinco no Curso da Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão de Educação a Distância. Também houve apresentações de trabalhos de conclusão de curso das graduações — no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública foram cinco bancas para oito alunos fazerem suas defesas: duas já realizadas e três agendadas. Somam-se ainda outras quatro defesas em Redes de Computadores.

“O IFRO tem o compromisso de contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia e do Brasil. E essa contribuição se dará pelo desenvolvimento de tecnologias inovadoras na área social e econômica, e também por meio da formação e da qualificação em todas as áreas de interesse e em todos os níveis de ensino. É importante destacar que mesmo durante a pandemia o Instituto continua dando contribuição, ou seja, estamos desenvolvendo projetos de pesquisa, de extensão e, principalmente, continuamos com nossas atividades de ensino neste momento não presencial, para não frustrar expectativas de quem necessita dar continuidade à sua formação profissional”, avalia o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite.

Para o Reitor, mesmo o período sendo de um desafio significativo imposto pela pandemia, o compromisso social do Instituto Federal está sendo cumprido. “Ficamos felizes ao perceber que os cursos estão em pleno funcionamento e que, graças ao comprometimento dos nossos servidores técnicos e dos professores, estamos possibilitando aos nossos alunos concluírem seus cursos”, ressalta Uberlando Leite.

Avaliando as ações de ensino desde que as atividades presenciais foram suspensas no IFRO, a Diretora-Geral do Campus Porto Velho Zona Norte, Ariádne Joseane Felix Quintela, ressalta que servidores e estudantes têm utilizado muitas estratégias para dar continuidade aos trabalhos.

“As ferramentas de webconferência têm auxiliado na conclusão dos cursos, permitindo que o concluinte, o orientador e demais membros da banca realizem o evento com o mesmo rigor e qualidade que uma defesa de TCC exige no modelo presencial, com segurança, mantendo o isolamento social recomendado em virtude do atual cenário que vivenciamos. Assim, de março até agora, os estudantes de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação têm conseguido chegar à reta final do ciclo de estudos em meio à pandemia, o que, para nós do Campus Porto Velho Zona Norte, é uma satisfação, pois sabemos que a conclusão de curso, além da conquista pessoal do estudante, possibilita oportunidades e abre portas para os profissionais formados pelo IFRO”, diz Ariádne.

 

Defesas

Entre as defesas realizadas, o Coordenador do Curso Superior de Tecnologia (CST) em Redes de Computadores do Campus Porto Velho Zona Norte, Silmar Antonio Buchner de Oliveira, mostra que quatro ocorreram do início de março até o momento. “Agradeço muito à iniciativa do Professor Jhordano Bravim, que foi o idealizador da primeira, e também à Direção de Ensino do Campus Zona Norte, que abraçou a ideia e autorizou. Precisamos ser desbravadores. Tudo foi feito digitalmente e on-line. Eu me orgulho em dizer que não foi produzido nenhum papel para o registro destas defesas. Também nada foi escaneado”.

Das apresentações de TCC do IFRO, totalmente digitais, o estudante Clauber Pereira Teles defendeu o trabalho “Segurança de redes utilizando firewall: Implementação do pfSense em uma empresa corretora de seguros”, no dia 14/04, por conferência via RNP. “Segurança da Informação: um estudo de caso sobre a percepção da qualidade na visão dos servidores do IFRO — Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, Campus Porto Velho Zona Norte”, de Bruno da Silva Ferreira, foi defendido dia 08/07/2020, via conferência no Google Meet. Os acadêmicos Kele Marques Cuevo e Marcelo Guedes Caminha defenderam dia 10/07/2020, na plataforma da RNP, o trabalho “Avaliação dos impactos na segurança da informação por meio do gerenciamento de rede com Zabbix”. E Maria Daimara Pereira Pessoa fez sua defesa no dia 04/08/2020, no Google Meet, com o trabalho intitulado “Sistema de Detecção e Prevenção de intrusão (IDS-IPS): uma análise com a ferramenta Snort”.

O Acadêmico Clauber Teles iniciou no primeiro semestre de 2017 o CST em Redes de Computadores no Campus Porto Velho Zona Norte. Ele foi o primeiro acadêmico a realizar a defesa on-line na unidade. “A reta final do curso foi super tranquila para mim. Durante o último semestre, no final de 2019, eu estava cursando apenas algumas disciplinas da grade do último período, pois havia eliminado algumas devido à minha primeira graduação em Sistemas de Informação. Então, tive tempo de sobra pra elaborar meu TCC, que teve como tema ‘Segurança de redes utilizando firewall: Implementação do pfSense em uma corretora de seguros’. Essa corretora de seguros é o local onde meu pai trabalha, decidi utilizar um cenário real para aplicar meus conhecimentos que adquiri ao longo da minha experiência profissional e do curso de Redes do IFRO. Devido à pandemia da covid-19 eu precisei defender meu artigo de forma remota pela plataforma da RNP. Foi muito incrível, aquele ‘clima pesado de TCC’ parecia não haver ali na mesma intensidade como se fosse presencial. Minha apresentação contou com a participação de 65 pessoas; dentre elas, estavam amigos, familiares e outros alunos do IFRO, todos me dando o maior apoio. O melhor de tudo foi conseguir aprovação da banca com aquele tanto de gente na torcida; foi um momento único”.

A apresentação virtual de defesa do TCC ocorreu ainda em abril. “O Instituto foi extremamente importante na minha vida, e iniciar este curso foi uma das decisões mais corretas que já tomei. Eu já tinha uma graduação em Sistemas de Informação e trabalhava com Redes no Governo antes de iniciar o curso. Entretanto, ainda não tinha domínio total sobre essa área da Tecnologia da Informação, pois a ementa do curso de graduação que eu já tinha não focava em Redes e Infraestrutura, área pela qual eu sou apaixonado. Dessa forma, o IFRO me ajudou a compreender os conceitos de Redes de Computadores da melhor maneira possível. Tive excelentes professores que ensinaram com muita prática e laboratório. Isso pra mim é um diferencial enorme, pois como eu já trabalhava na área, sabia que o que eles estavam ensinando era de fato o que havia no mercado de trabalho. Não era apenas teoria; era prática, era a real vivência”, comenta.

Segundo Clauber, com o término do curso ele viu o conhecimento que tinha sobre Redes através da experiência de trabalho triplicar. “O que eu já sabia me ajudou a compreender com mais facilidade os conteúdos repassados, e tudo aquilo que eu não sabia e aprendi no IFRO contribuiu para o aumento de conhecimento e aplicação na prática”.

O Acadêmico do CST em Gestão Pública do Campus Porto Velho Zona Norte, Márcio Barbosa, explica que o período de finalização foi de grande ansiedade como em qualquer graduação. “No entanto, dada a qualidade técnica do corpo docente do IFRO, foi, como durante todo o curso, muito satisfatória. Apresentar o TCC de modo remoto foi uma experiência nova e empolgante. Nesse sentido, o uso de novas tecnologias no âmbito educacional é, segundo minha visão, um caminho sem volta”.

O TCC de Márcio versou sobre o sistema de registro de preços, em especial nas contratações no âmbito do IFRO. “Registro de preços trata de um sistema de contratações públicas fundamentadas no estabelecimento de um determinado preço para um produto ou serviço que, salvo exceções, se manterá incólume por até 12 meses, trazendo nesse sentido agilidade nas contratações, pois uma vez registrado o preço o órgão não necessita realizar procedimento licitatório, basta solicitar ao detentor do registro o produto ou serviço”, expõe.

“Inegável é a importância do IFRO em minha formação acadêmica, visto que, para mim, possui uma das melhores estruturas de aprendizado e um corpo docente de excelente qualidade acadêmica. Assim, possuir uma graduação pelo IFRO, em meu modo de ver, representa um diferencial profissional e acadêmico”, completa Márcio Barbosa.

O também graduando no CST em Gestão Pública no Campus Porto Velho Zona Norte, Amaury Barbosa Martins Neto, revela que a ideia do tema para estudo e defesa do Termo de Conclusão de Curso surgiu em meados da sua graduação. “A parte prática do texto, no tocante às pesquisas, ganharam maior intensidade nesses últimos seis meses do ano de 2020. O trabalho consistiu de uma pesquisa documental e exploratória sobre as aquisições e contratações públicas realizadas pelo IFRO nos últimos cinco anos quanto a material gráfico, suprimentos para impressão e manutenção de ar condicionado. Teve como objetivo avaliar a aplicabilidade dessas compras e aquisições feitas através do que chamamos de Registro de Preços — meio para se chegar a uma licitação, a fim de responder se este tipo de procedimento é vantajoso ao Instituto Federal em relação aos procedimentos, vantagens e desvantagens e sob a perspectiva dos princípios constitucionais da eficiência, publicidade e legalidade”.

Amaury, ao falar sobre as readaptações feitas no período de pandemia, mostrou que as reuniões com a orientadora para sanar as dúvidas e tudo mais que cercam a finalização do trabalho precisaram ser feitas de forma on-line, por escrito ou em videoconferência. “Apesar da atipicidade, haja vista o tema tratar de uma licitação totalmente eletrônica. O curso superior em Gestão Pública foi de suma importância ao trazer em sua grade curricular as disciplinas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e principalmente Licitações e Contratos, pois foi através do contato com essas matérias que pude obter uma visão holística e compreender de forma legal o cerne do tema. Já o IFRO, como instituição de ensino do curso superior em Gestão Pública, foi de vital importância, como fonte e centro das pesquisas”.

Após a coleta dos dados, Amaury fundamentou a pesquisa e validou o conhecimento. “No tocante ao corpo docente, eu costumava relatar aos meus colegas de sala que nós éramos privilegiados em fazer parte de uma instituição federal onde nossos professores eram mestres, literalmente. Aprendi muito com a Instituição e colhi o máximo de informação que pude extrair de meus educadores. Talvez por isso não tive muitos percalços na finalização do trabalho. Enfim, só temos a agradecer ao Instituto Federal de Rondônia por promover este curso superior, por fornecer os meios à educação de qualidade e por proporcionar a qualquer cidadão a capacidade de formação válida, justa, isonômica e eficiente”.

Reuria da Silva Moreira também concluiu sua pós-graduação remotamente no Campus Porto Velho Zona Norte. Ela é egressa da turma de 2015 do Tecnólogo em Gestão Publica, quando defendeu o TCC “Análise da política pública para atendimento à mulher vítima de violência no município de Porto Velho”. Ela assim resume sua trajetória na Instituição: Para mim foi uma grande experiência ser aluna do IFRO nesta época. O IFRO nos deu várias oportunidades e abracei todas elas. Retornei em 2019 para uma qualificação na pós.”

Reuria retornou em 2019 para fazer Pós-Graduação em Planejamento Estratégico na Gestão Pública, defendendo totalmente em ambiente remoto, no dia 07/08/2020, o trabalho “Meta-análise do uso dos questionários na produção científica sobre violência contra a mulher”. Em seu depoimento ela diz: “Isso só mostra que o Instituto Federal qualifica seus alunos para a atual realidade que o país vem passando. Só tenho a agradecer as oportunidades que recebi”.

 

Reorganização

Pensando neste período de finalização dos cursos, as Pró-Reitorias de Extensão e Ensino publicaram em 29 de junho de 2020 a Instrução Normativa conjunta nº 3/2020, com orientação do desenvolvimento das atividades de estágio e demais práticas profissionais neste período de excepcionalidade devido à covid-19 e de suspensão das atividades presenciais no IFRO.

Integrante da PROEX/IFRO, Ghueisa Silva Ribeiro explica que da reunião de ambas as pró-reitorias (Extensão e Ensino) surgiram várias sugestões para os cursos, de forma flexível, alcançando projetos de extensão e outros modelos que poderão ser desenvolvidas no lugar do estágio. “Nas licenciaturas, quem não pode realizar o estágio remotamente, foram sugeridas outras atividades que poderão ser equiparadas para conclusão do curso”. As opções visam favorecer e facilitar os estudantes que estavam previstos para concluir em 2020.

A normatização é exclusiva para alunos da instituição que possuem a previsão de estágio nos projetos pedagógicos dos seus cursos. Além disso, há orientações distintas para alunos dos cursos técnicos e de graduação. Atualmente o IFRO possui aproximadamente cerca de mil estudantes em período de estágio e que poderão utilizar das novas orientações para o período vivido na pandemia.

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