IFRO capacita mais de 600 profissionais que estão atuando no Projeto Novos Caminhos

Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h14 | Última atualização em Segunda, 24 de Agosto de 2020, 17h17

deadA Diretoria de Educação a Distância do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (DEaD/IFRO) realizou, entre os dias 12 e 14 de agosto, o Encontro Pedagógico FIC EaD. Mais de 600 profissionais participaram, eles são colaboradores dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em execução pela instituição neste segundo semestre, na execução do Projeto Novos Caminhos, em que o IFRO possui parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Participaram da capacitação toda a equipe de bolsistas do programa Novos Caminhos: professores, mediadores, supervisores, coordenadores e colaboradores dos cursos FIC EaD. Segundo o Diretor de Ensino a Distância, Aloir Pedruzzi Junior, os participantes aprovaram a iniciativa do encontro pedagógico, pois tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as ferramentas do Ambiente Virtual de Aprendizagem e de conhecerem as experiências dos palestrantes que já atuam na EaD.

Na abertura do evento estiveram presentes o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, e a Coordenadora-Geral do Programa Novos Caminhos no IFRO, Christiane Silvestrini de Morais, “tendo sido um sucesso com grande número de participantes em todos os encontros atingindo o objetivo esperado”, avalia Aloir.

Na sua fala, o Reitor explicou o contexto em que as formações acontecem, uma vez que além da pandemia e mesmo antes dela, havia um cenário de elevada taxa de desemprego, em que é necessário ter qualificação profissional para que sejam ocupadas as vagas existentes. “A empresa e o empregador precisam de alguém que possa contribuir com o desenvolvimento da atividade e nem sempre é o fato de terem pessoas disponíveis, infelizmente neste momento quase 13 milhões de pessoas desempregadas, que a empresa vai captar e trazer para a suas atividades. Precisamos mais do que nunca qualificar pessoas”.

“O Brasil tem, por um lado, um desafio muito grande, desde algum tempo a oferta de cursos técnicos é muito baixa no país. O número de alunos que frequentam um curso profissionalizante ainda no ensino médio é muito baixo, é menos de 10%, o que comparado com outros países é um percentual muito baixo”, afirma Uberlando Leite. Ainda de acordo com o Reitor do IFRO, “a meta do PNE, o Plano Nacional de Educação, de triplicar essas matrículas, está longe de ser atingida. De outro lado, o Brasil valoriza muito o nível superior, mas também aí temos um problema muito grande, apesar das instituições, especialmente as particulares, ofertarem um número significativo de vagas, o preenchimento é baixo e a desistência é muito grande, de modo que é uma meta do PNE que a faixa etária de 18 a 29 anos matriculada no nível superior é um número muito baixo. A meta é chegar a 33% e estamos ainda em 23%. Existe muito a ser feito”.

O Reitor avalia que a iniciativa institucional é importante e tem motivo para não ficar apenas nesses cursos, mas ter continuidade, para que a população rondoniense possa receber uma qualificação de qualidade. “Se as instituições que ofertam capacitações deixassem de atuar, seria muito pior. IFRO continuou a oferta de seus cursos, de forma remota, e veio a parceria com o MEC para qualificação e requalificação. Mais de 17 mil alunos matriculados em 23 cursos. Por isso, cada um dos participantes tem papel muito importante para que não fiquem apenas no número, mas tenham a qualificação dos que se matricularam”, mostra.

O IFRO possui hoje mais de 40 mil alunos, sendo que dois terços deles estão na EaD, em cursos que vão da Formação Inicial e Continuada até a pós-graduação. Com a oferta de vagas via o Programa Novos Caminhos e demais possibilidades de financiamento das iniciativas, o IFRO vem se fortalecendo enquanto instituição pública. “Novas pactuações virão e serão oportunidades de qualificação de pessoas e para nós enquanto instituição é a valorização da instituição pública. Captamos quase R$ 11 milhões para ser aplicado no estado, como as bolsas para os que estão atuando nos cursos”, conclui Uberlando.

Evento

Os encontros ocorrem em plataforma on-line. O primeiro dia era voltado a todos os colaboradores e participaram 600 pessoas: Supervisão de Curso, Apoio Técnico para Registro Acadêmico, Apoio Técnico Financeiro, Apoio Tecnológico, Professor Orientador/Mediador, Conteudista/Formador, Adjunto e servidores dos Departamentos de Extensão dos campi (Depex/IFRO). Na abertura, teve a palestra “Estratégias para Aprendizagem Remota”, com Aloir Pedruzzi, Diretor da DEaD/IFRO.

Nos dias 13 e 14/8, quinta e sexta-feira, “Ferramentas do AVA”, com a Professora do Campus Ji-Paraná, Ilma Rodrigues de Souza Fausto, foi voltado para professores conteudistas e, posteriormente, para mediadores. Ainda na quinta, Cleidilene Luiza dos Santos e Vanessa Barbosa conduziram a “Conversa sobre Mediação” com Mediadores ou Supervisores. Ainda na sexta, 14/8, os Supervisores e Adjuntos conheceram “Experiências da Gestão em EaD”, com as Professoras Maray del Carmen Silva Rodrigues e Jéssica Holanda Renda.

“O encontro pedagógico FIC EaD teve por objetivo capacitar os colaboradores (Coordenador Adjunto, Supervisor de Curso, Professor Conteudista, Professor Mediador e Apoio Multidisciplinar) a desenvolverem atividades na modalidade de educação a distância nos cursos de formação inicial e continuada, especificamente as equipes do Programa Novos Caminhos”, conta Aloir Pedruzzi.

Novas atividades para o público interno estão no planejamento da DEaD deste ano. “A DEaD está trabalhando para ofertar mais dois eventos este ano, sendo eles: Capacitação para o Moodle e o III Congresso Amazônico de EaD”, finaliza o Diretor de EaD.

• dead
  • dead1