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“Eu, Estudante” e os servidores do outro lado da ponta: ações que beneficiam o corpo discente do IFRO

Publicado: Sexta, 21 de Agosto de 2020, 15h40 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 15h40

img mat mes estudante 2020Desde o início da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) tem buscado formas de melhor atender e proteger seu público interno. Entre as ações tomadas estão a suspensão das atividades presenciais e, posteriormente, a aprovação de auxílios financeiros em caráter emergencial a estudantes da instituição, enquanto durar a situação de excepcionalidade.

No IFRO, conforme o documento que regulamenta a concessão de auxílios financeiros, aprovado pelo Conselho Superior (CONSUP/IFRO), os benefícios possuem a finalidade de estender a proteção social aos estudantes em situação de vulnerabilidade que, por alguma questão recente de risco social, encontram dificuldades para manter as condições mínimas que garantam a permanência e o êxito nos estudos.

Como neste mês de agosto há uma comunicação especial para o “Eu, Estudante”, iniciado no Dia dos Estudantes (11/08), os servidores que atuam nas áreas de assistência estudantil realizam análises sobre como estão sendo as políticas de auxílios adotadas nos últimos meses, bem como o papel de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e demais profissionais da área de ensino que atuam no apoio ao corpo discente. 

“O IFRO tem no estudante sua real razão de existir, e por isso tem se empenhado para dar todo suporte e condições necessárias para a continuidade no desenvolvimento dos estudos. Sabemos que são diversas as situações que estão relacionadas à permanência dos estudantes, e neste momento atípico tendem a ser agravadas, por isso, para que nossos estudantes tivessem assegurado as condições básicas para desenvolvimento das atividades acadêmicas, flexibilizamos nossa política de assistência estudantil para que fosse possível dar continuidade na execução dos nossos programas de apoio financeiro e ainda criamos mais dois tipos de auxílios estudantis, sendo o Auxílio Emergencial e o de Inclusão Digital, por meio da Resolução 25/REIT - CONSUP/IFRO, de 15 de abril de 2020”, revela a Coordenadora de Assistência Estudantil da Reitoria (CAE/PROEN), Sandra Araldi Rodrigues.

Sandra ainda comenta que “o momento é de grandes desafios, mas a confiança depositada em nossa instituição como um todo, nos faz buscar sempre o melhor para oferecer a nossa comunidade acadêmica, em especial aos nossos estudantes. Mais do que nunca eles merecem a homenagem, pois em meio a um momento tão singular, estão sendo perseverantes e resilientes na vida acadêmica. Juntos com o IFRO se reinventam a cada dia, e isso nos deixa muito orgulhosos e confiantes de que iremos superar todas as adversidades juntos”.

O Reitor, Uberlando Tiburtino Leite, mostra que “o IFRO adota ações afirmativas no processo seletivo, por isso temos um número significativo de alunos pertencentes a famílias de baixa renda e esses alunos precisam de suporte financeiro da instituição para dar continuidade aos seus estudos, evitando a evasão escolar, e também para alcançar o êxito acadêmico. Em razão disso, a política de assistência estudantil é uma das principais políticas do nosso instituto e tem recebido anualmente valores significativos do orçamento, a exemplo do que aconteceu em 2020, quando foram destinados mais de oito milhões e cem mim reais para as ações de assistência estudantil. No entanto, o sucesso dessa política não depende apenas dos recursos destinados, mas principalmente do empenho e compromisso que temos da nossa equipe multidisciplinar, nas coordenações e nos departamentos de assistência estudantil, e também dos nossos professores, que nos ajudam a identificar as demandas e a propor políticas e ações”.

Conforme a Diretora de Assuntos Estudantis da Pró-Reitoria de Ensino (DAE/PROEN), Maria Rosimére Salviano de Moura: “Este ano a vida nos colocou diante de um grande desafio, trazendo mudanças significativas em nossas vidas e exigindo de nós uma grande capacidade de adaptação e de ressignificação da nossa rotina, das nossas relações e dos planos que traçamos. Nas instituições de ensino esse impacto não foi diferente, sendo necessária uma adaptação abrupta, estamos aprendendo a enfrentar esta situação juntos”.

A Diretoria de Assuntos Estudantis do IFRO, juntamente com suas Coordenações, não tem medido esforços para o estabelecimento de ações que contribuam para a superação dos desafios impostos por este momento, fala a Diretora de Assuntos Estudantis. Ela enumera algumas ações: “Dentre essas, manteve o pagamento de auxílios estudantis nos campi que já tinham finalizado os processos de seleção. Nos campi em que os editais ainda não tinham sido finalizados foi implantado o Auxílio Emergencial, e o Auxílio Inclusão Digital foi implantado em todas as unidades. Para contribuir com o atendimento dos estudantes com deficiência, foi lançado o edital de Mediação Virtual em Inclusão Educacional para seleção de estudantes bolsistas que atuarão como monitores virtuais dos estudantes com deficiência”.

Rosimére, que é psicóloga, afirma: “Neste ano tão atípico, anseio imensamente que o desejo pelo conhecimento do que já foi produzido pela humanidade e a busca pela produção de novos conhecimentos que transformem a sociedade seja efetivamente o que nos guie como estudantes, o que nos motive e nos traga forças para superar os desafios. Nem sempre os cenários são favoráveis, mas estamos juntos e sairemos desta situação mais fortes”.

A Pedagoga do Campus São Miguel do Guaporé, Luciana Aguiar, complementa que com a pandemia um dos desafios é o de manter ativos, principalmente, alunos do ensino presencial. “Com todos os desafios encontrados, estamos ativamente em contato com os alunos, realizando reuniões, via webconferência, repassando a eles nosso empenho em nos capacitarmos para trabalhar de forma remota e para melhor atendê-los. Os alunos que apresentam dificuldades nas disciplinas e/ou no ambiente virtual, nós ligamos, buscamos uma forma de assessorá-los para que não desanimem e queiram permanecer na família IFRO”.

E do lado dos alunos, houve também muito empenho. A Estudante do Campus Ji-Paraná, Alyne Pereira, acredita que “a paralisação das atividades presenciais foi muito importante para preservar a nossa saúde. E fez com que desenvolvêssemos atividades autodidatas e que aprendêssemos a nos virar, e também que fôssemos mais autodisciplinados”.

As ações desenvolvidas pelo IFRO são formas de contribuir com o estado e país na formação de pessoas mesmo no período de distanciamento social, compara o Reitor Uberlando Leite. “Em 2020, em razão da pandemia, com a necessidade de mantermos as atividades remotas, os desafios estão sendo maiores. Mas a nossa equipe de servidores técnicos e de professores responderam de forma imediata, identificando as demandas específicas deste momento, como o auxílio emergencial e o auxílio para a inclusão digital, que estão possibilitando a permanência e a participação dos nossos alunos nas atividades de ensino, mesmo não presenciais. Então, agradecemos imensamente aos nossos servidores, técnicos e docentes, pelo êxito alcançado na execução da política de assistência estudantil. E, em consequência, pelo sucesso da nossa instituição na área finalística mais importante que é o ensino”.

 

Saudades

Para todos, servidores e alunos, o período pandêmico também traz recordações e a esperança de breve retorno ao ambiente presencial. Laurindo Joaquim dos Santos Neto, da CAED (Coordenação de Assistência Estudantil) do Campus Guajará-Mirim, é intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e gravou um vídeo em que diz: “Esses últimos dias sem dúvida não estão sendo fáceis para nenhum de nós, afinal, estamos precisando ficar separados dos outros. Mas como instituição estamos nos esforçando muito para tentar ajudar os alunos da melhor maneira que podemos. Sempre nos preocupamos muito se os alunos estão podendo acompanhar e se adaptar. Quando percebemos que algum deles não tem conseguido se ajustar, ou está passando por um problema de saúde, ou um problema pessoal está interferindo no aprendizado dele, temos nos esforçado para sempre entrar em contato no WhatsApp, ou fazer uma ligação. De alguma forma, tentar ajudar para eles conseguirem passar por esse momento, acompanhar e se desenvolver, e, mesmo nessa nova modalidade, conseguirem ter um aprendizado. Nós temos certeza que em breve essa situação difícil vai passar e nós vamos poder estar juntos assim que possível, porque quando olhamos o prédio do IFRO, ele sem aluno, perde boa parte da sua graça e de sua alegria. São os alunos que dão vida aos nossos prédios. Estamos ansiosos para poder recebê-los outra vez. De ver o rosto de cada um deles, o sorriso no rosto, porque eles que completam a nossa instituição”.

Tentando contribuir com o aprendizado e pensando no bem-estar dos discentes em um período que não tem sido fácil para ninguém, Mariana Cabecione, Coordenadora do DAPE do Campus Colorado do Oeste, conta: “Apesar das dificuldades que nossos estudantes têm vivenciado neste período de atividade remota, a equipe do DAPE tem se empenhado para dar apoio e suporte necessário para que o estudante supere as dificuldades e obtenha êxito ao final da etapa. A equipe tem realizado atendimentos e intervenções, individuais e em grupo, via Google Meet. Tem realizado orientações quanto às técnicas de estudos e organização do temo, disponibilizado material para consulta no AVA. Estamos atendendo aos estudantes através da oferta de auxílio emergencial, auxílio inclusão digital e realização de empréstimo de computadores. Ao longo da semana, o campus está distribuindo os kits de gêneros alimentícios adquiridos com recurso do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), onde serão atendidos 112 alunos, que receberão os kits mensalmente até o mês de dezembro”.

Mariana Cabecione expõe ainda que foi realizado na semana passada, com o apoio de alguns professores, “o 1º Pipoca, Café e Viola”, um momento de descontração e interação. “Os participantes batem um papo, cantam e trocam uma ideia a respeito das melhorias no ensino para o próximo semestre. Todo o planejamento das atividades, ações e intervenções visam auxiliar nossos estudantes neste período e esperamos poder dar continuidade na oferta de um trabalho de qualidade e que contribui significativamente para a permanência e êxito do estudante”.

Chefe do Departamento de Apoio ao Educando do Campus Porto Velho Calama, David Mourão Lopes fala que é necessário continuar firme já que logo estaremos juntos novamente. “Sabemos que nestes tempos de pandemia, todos nós estamos precisando nos reinventar. E temos visto exemplos exitosos dos nossos alunos, que vem se empenhando para que consigam dar conta e acompanhar as atividades remotas. Neste sentido, o Instituto Federal de Rondônia tem se empenhado, concedido auxílio emergencial, auxílio digital, fazendo impressão de materiais, empréstimos de computadores, tudo para que se melhor consiga atender aos nossos alunos, principalmente aqueles mais vulneráveis e que têm mais dificuldades para ter acesso aos meios digitais”, diz.

Willian Zangalli, que cursa o Técnico em Administração na primeira turma presencial do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, conta sobre a rotina escolar e as ações do Instituto nos últimos meses. “Temos excelentes professores, que sempre prezam por ensino de qualidade, mesmo a distância, neste momento difícil que estamos passando. O IFRO São Miguel também vem disponibilizando vários auxílios para os seus alunos, que neste momento de pandemia estão passando por necessidades”. O estudante compartilha que na unidade é pregado o respeito e a amizade, e que acredita que a vitória conta o vírus virá da união de todos, sempre a distância. “Aqui no nosso município, o IFRO também vem fazendo um papel muito importante na conscientização da nossa população. Fazendo a comunicação de como devemos nos prevenir desse vírus”, finaliza.

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