Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Dados da Plataforma Nilo Peçanha mostram eficiência do IFRO na oferta de ensino público e gratuito

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 17h54 | Última atualização em Sexta, 21 de Agosto de 2020, 15h54

 PlataformaCom um atendimento superior a 20 mil matrículas em 2019, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) apresenta resultados positivos nos dados da Plataforma Nilo Peçanha. Os investimentos correntes por matrícula permanecem entre os mais baixos de toda a Rede Federal. Da mesma forma os índices de evasão escolar, que figuram entre os menores da região.

Em um panorama geral do IFRO (campi, alunos, cursos e modalidades), a plataforma nacional mostra que em 2019 atingiu-se 20.568 matrículas em 191 cursos ofertados nas 10 unidades acadêmicas. Como os números abarcam dados de cursos de Formação Inicial e Continuada, alguns alunos podem ter participado de mais de um curso no decorrer do ano. São modalidades ofertadas em Rondônia: qualificação profissional (FIC), técnico, bacharelado, licenciatura, tecnologia, especialização Lato sensu e mestrado profissional. Outra informação apresentada na Plataforma é a de novas vagas ofertadas em 2019, um total de 10.170, que receberam 28.095 inscritos para as vagas oferecidas, com uma média de 2,76 candidatos por vaga. Ainda em 2019, o IFRO teve 3.724 matrículas concluídas.

Segundo o Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, “os dados apresentados na Plataforma Nilo Peçanha refletem a consolidação da educação profissional em todo o país, até mesmo naqueles estados onde esse tipo de educação não era tradicional, exemplo de Rondônia, em que até 2008 havia apenas a Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste. O número de matrículas tem aumentado ano a ano, matrículas nos cursos presenciais de nível médio, mas principalmente nos cursos de educação a distância e de pós-graduação”.

O Pró-Reitor Substituto de Desenvolvimento Institucional, Gilberto Paulino da Silva, explica o que a disponibilização dos dados demonstra sobre a instituição. “A Plataforma é uma importante ferramenta de apresentação dos dados e indicadores institucionais. A partir dessa ferramenta, os resultados do trabalho da instituição foram tornados mais transparentes e de fácil acesso para a sociedade e para os órgãos de controle. Para a gestão, a Plataforma é importante porque evidencia situações que exigem maior atenção do gestor e embasam decisões mais assertivas. A partir dos dados de inscritos por vaga ofertada, por exemplo, podemos desencadear estudos sobre a viabilidade ou não de um determinado curso em determinada unidade de ensino, ou identificar e orientar as gestões locais sobre evasão e retenção nos cursos; é possível, ainda, identificar a composição etária e de renda dos estudantes e, com isso, orientar as políticas de assistência estudantil ou os critérios de seleção de alunos”, diz.

Os indicadores contidos na Plataforma Nilo Peçanha mostram que o IFRO tem se consolidado, afirma o Reitor Uberlando. “O Instituto tem efetivado todas as suas ações de permanência exitosa dos nossos alunos. Nos últimos anos, temos reduzido a evasão escolar e aumentado a eficiência acadêmica. Todas essas ações alinhadas com um cuidado e uso efetivo de recursos, de modo que o IFRO ou ocupa a primeira posição, e nesse ano de 2019 a segunda posição de custo-aluno. Então, o Instituto Federal de Rondônia, em 2020, dados mais atualizados dos que estão na Plataforma Nilo Peçanha, demonstram que iremos neste ano alcançar mais de 40 mil matrículas em cursos de Formação Inicial e Continuada, cursos técnicos de nível médio, nas graduações e pós-graduações”, enfatiza o dirigente.

Comparado com 2017 e 2018, o número de matrículas vem crescendo. Enquanto há três anos foram 19.554, em 2019 esse número passou para 20.568. Em relação aos investimentos por aluno, por dois anos consecutivos foram o menor de toda a rede, ocupando a segunda colocação em 2019, isso demonstra uma eficiência muito grande quando comparados à média do restante da Rede Federal, uma vez que os investimentos correntes estão na ordem de R$ 11.186,56, enquanto nacionalmente chega a R$ 15.741,98.

“O Instituto Federal de Rondônia tem como desafio, neste momento, em termos de ensino, consolidar as ações que já estão em andamento, se consolidar na oferta de Stricto sensu e, como meta até 2022, a implantação do seu primeiro doutorado. É muito gratificante recebermos avaliação positiva do Ministério da Educação por meio dos indicadores apresentados por ele na Plataforma Nilo Peçanha”, evidencia Uberlando.

Em 2019, as ofertas por tipo de cursos foram: 71 cursos de Formação Inicial ou Continuada (FIC), 68 cursos técnicos, 10 cursos de tecnologia, nove bacharelados, 12 licenciaturas, 20 especializações Lato sensu e um mestrado profissional.

 

Informações disponíveis

Instituída em 2018, a Plataforma Nilo Peçanha busca responder às necessidades da Rede Federal em ter uma ferramenta que possibilitasse a unificação de dados para o cálculo de indicadores que permitam o monitoramento das metas pactuadas entre as instituições, o Ministério da Educação (MEC) e os órgãos de controle, além de ser importante ferramenta de divulgação dos resultados institucionais para toda a sociedade.

A ferramenta apresenta dados e resultados, por isso mesmo é aberta à consulta de qualquer cidadão. Nela estão organizados blocos de dados coletados dos sistemas de gerenciamento de matrículas (Sistec), dos sistemas de gerenciamento financeiro do governo federal (Siafi) e do sistema de gerenciamento de Pessoal (Siape) e indicadores calculados com base nesses dados.

“No campo dos resultados acadêmicos, é possível acompanhar, em série histórica, o desempenho da eficiência acadêmica dos cursos e a partir disso verificar em quais deles é necessário ter maior atenção por parte das equipes pedagógicas. Por fim, a Plataforma permite que cada instituição se veja no conjunto da Rede Federal através de comparativos possíveis como o custo/gasto por matrícula, o índice de qualificação do corpo docente, entre outros”, revela Gilberto Paulino.

As informações da PRODIN/IFRO também contribuem para quem for navegar nos dados da Plataforma Nilo Peçanha, em que os blocos de dados principais são os que trazem as instituições. Nessa aba, o cidadão vai conseguir acessar os dados relativos a unidades de ensino, cursos, matrículas, ingressantes, concluintes, vagas ofertadas e inscritos. Já na aba tipo de cursos, é possível verificar os tipos de cursos ofertados pelas instituições: FIC/qualificação profissional, técnico, graduação e pós-graduação. Utilizando filtros diversos de pesquisa, pode ser verificado nome do curso e a quantidade de matrículas, por exemplo.

Sobre a seção situação da matrícula, o Pró-Reitor do IFRO ensina que “esta é mais uma aba de dados de matrícula bastante interessante de ser vista. Ela traz informações sobre a situação das matrículas atendidas pela instituição no ano de referência. Por exemplo, o IFRO atendeu, em 2019, 20.586 matrículas, das quais, são apresentadas, nessa aba, por situação em números inteiros e percentuais. (71,5% em curso; 18,1% concluídas e 10,83% evadidos)”. Refinando a pesquisa, com filtros aplicáveis, é possível ver esses dados por unidade de ensino (campus) e por curso, de acordo com o ano de referência da plataforma.

 

Quadro nacional

Segundo o Ministério da Educação, os dados nacionais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Plataforma Nilo Peçanha (PNP) demonstram que foram atendidos mais de um milhão de estudantes em 2019. Os números mostram um aumento de 13,4% nas matrículas, em relação a 2018, quando os cursos de qualificação profissional tiveram maior expansão: de 135 mil para 184 mil matriculados. A matéria completa pode ser lida AQUI.

No conjunto de instituições vinculadas ao Ministério da Educação, em que estão os institutos federais e as escolas técnicas ligadas às universidades federais, atendeu-se a um total de 1.023.303 estudantes. O ambiente virtual traz estatísticas oficiais da Rede Federal referentes aos últimos três anos. Estão disponíveis: a PNP 2018 (ano-base 2017), a PNP 2019 (ano-base 2018) e, neste mês, foi publicada a PNP 2020 (ano-base 2019).

No início deste mês de julho, em ofício destinado aos Dirigentes das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Ofício-Circular Nº 91/2020/GAB/SETEC/SETEC-MEC de 7/7/2020), foi apresentada a publicação da Plataforma Nilo Peçanha/2020.

O ambiente virtual de coleta, validação e disseminação das estatísticas oficiais da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) foi instituído pela Portaria SETEC nº 01, de 03 de janeiro de 2018, com o objetivo de subsidiar a atuação da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC/MEC) no acompanhamento, monitoramento, avaliação e divulgação dos dados acadêmicos, técnico-administrativos e financeiros das Instituições da Rede Federal.

  • Arquivo_-_Campus_Guajará_Mirim_-_Estudante_recebe_uniforme_em_2019
  • Plataforma
  • dados-nilopeçanha-tiposdecursos
  • dados-nilopeçanha

Os dados da PNP/2020 (ano base 2019) foram publicados e disponibilizados no seguinte endereço eletrônico: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/.

Fim do conteúdo da página
Consentimento para o uso de cookies
Este site armazena cookies em seu computador. Os cookies são usados para coletar informações sobre como você interage com nosso site e nos permite lembrar de você. Usamos essas informações para melhorar e personalizar sua experiência de navegação e para análises e métricas sobre nossos visitantes. Se você recusar, suas informações não serão rastreadas quando você visitar este site. Um único cookie será usado em seu navegador para lembrar sua preferência de não ser rastreado.