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ProfEPT integra a programação das Semanas Pedagógicas no IFRO

Publicado: Segunda, 17 de Agosto de 2020, 12h01 | Última atualização em Terça, 18 de Agosto de 2020, 14h48

Imagem2Professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) participaram da Programação das Semanas Pedagógicas realizadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). Esta ação mostra o impacto do programa na comunidade interna da instituição, e objetiva a colaboração com o desenvolvimento institucional e formação continuada para profissionais da educação do IFRO. A atuação dos profissionais do mestrado ocorreu nos Campi São Miguel do Guaporé, Jaru, Porto Velho Zona Norte e Cacoal.

O Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação, Gilmar Alves Lima Júnior, explica que o ProfEPT tem como objetivo a formação de professores e a disseminação de metodologias e práticas pedagógicas. “Capacitar professores faz parte do escopo do Programa. Como resultado os professores do curso aproximam-se das diferentes realidades e demandas de práticas pedagógicas e os educadores que foram capacitados discutem novas metodologias, principalmente em um período em que novas práticas estão cada vez mais sendo exigidas”, informou, Gilmar ao relatar que novas atividades serão desenvolvidas pelos Programas de Pós-graduação do IFRO na capacitação dos servidores.

O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, ressalta a efetividade da capacitação realizada por profissionais que conhecem a rotina e a realidade da instituição, por pertencerem ao quadro de pessoal do IFRO. “O uso dos servidores do próprio quadro da instituição para capacitar os demais servidores é extremamente importante, e o IFRO tem investido, principalmente nos últimos anos, valores significativos para promover a qualificação dos servidores, de modo que temos hoje no quadro de professores e técnicos um número significativo, com condições plenas de promover a capacitação em diversas áreas, tantos nas finalísticas como nas atividades meio - atividades mais administrativas - do nosso quadro de pessoal”, analisou o Reitor.

A instituição tem investido na capacitação dos próprios servidores e na criação de um quadro de habilidades em que cada profissional do IFRO tenha condições de atuar. “A auto capacitação promove a valorização do quadro de servidores, qualificando os servidores do quadro geral e também reduzindo recursos, já que o investimento necessário é bem menor do que trazer pessoas de fora da instituição ou de outras regiões”, acrescentou Uberlando.

Investimento de Capacitação

O IFRO destinou em 2020 mais de R$ 1.700.000 (um milhão e setecentos mil) reais na capacitação do quadro de servidores. “Isso mostra a prioridade que a gestão dá para a qualificação do seu quadro, uma vez que consideramos o quadro como principal ativo da instituição. O plano de desenvolvimento de pessoal inicialmente planejado, sofreu alterações em algumas ações, porque parte delas eram presenciais, e em razão da pandemia infelizmente tivemos que replanejar. No entanto, assim como o IFRO continua com as atividades administrativas, e de ensino pesquisa e extensão de forma remota, também buscamos as possibilidades de realização das atividades de capacitação de forma digital”, disse Uberlando.

Neste período de atividades não presenciais existe uma oportunidade de promover capacitação com profissionais que não tinham uma disponibilidade presencial de participação, mas conseguiram organizar a agenda, para participarem de eventos do IFRO de forma remota. “O IFRO está buscando por meio das tecnologias de informação e comunicação das atividades remotas dar continuidade à qualificação do seu quadro de servidores, de modo que todo o valor destinado para as capacitações em 2020 seja utilizado na integra, inclusive nós já estamos colocando à disposição orçamento complementar, de modo que tenhamos a oportunidade de qualificar nosso quadro de pessoal e professores para atuação no ambiente hibrido, já que teremos a necessidade de desenvolvermos, também em 2021, atividades remotas, de forma concomitante com as atividades presenciais”, finalizou o Reitor.

SEMANAS PEDAGÓGICAS - PROFEPT

São Miguel do Guaporé

A participação no Campus São Miguel do Guaporé ocorreu no dia 28 de julho onde foi apresentado aos profissionais da unidade, que integraram a Semana Pedagógica, a produção de estudantes do ProfEPT do IFRO, na disciplina Práticas Educativas em EPT, de um currículo baseado em projetos integradores e em metodologias de aprendizagem ativa. “Discutimos também os princípios que orientam a educação politécnica e onmilateral que subsidiam a EPT desenvolvida nos campi do IFRO”, informou o Coordenador do ProfEPT, Antônio dos Santos Júnior.

Porto Velho Zona Norte

O tema das metodologias de aprendizagem ativa, com foco no que os professores EBTT precisam saber, foi abordado na participação do ProfEPT no Campus Porto Velho Zona Norte, no dia 29 de julho. “Na oportunidade, foram apresentados exemplos vividos pelos estudantes do curso técnico em informática integrado ao ensino médio e, também, conversamos sobre aprendizagem significativa, alfabetização científica, alinhamento construtivo de Biggs, entre outros”, relatou o coordenador.

Jaru

No Campus Jaru, a equipe do ProfEPT desenvolveu cursos com os professores da unidade sobre mediação remota da aprendizagem. “A formação continuada denominada “Organização do Ensino não Presencial a Partir da Carta de Navegação utilizada na EaD/UAB-IFRO” visa apresentar diretrizes para que os professores possam realizar mediação remota síncrona e assíncrona da aprendizagem em EPT, utilizando o AVA/IFRO, as ferramentas Google e outras ferramentas gratuitas disponíveis”, disse Antônio.

Cacoal

No dia 6 de agosto foi abordada a temática sobre o desenvolvimento da educação em escolas públicas, sobre os princípios que orientam a EPT, sobre metodologias ativas de aprendizagem. “Agradecemos aos campi pela oportunidade de compartilhar a abordagem educacional pesquisada pelo ProfEPT e por fomentar a discussão acerca do desenvolvimento EPT em observação ao Trabalho como princípio educativo e a Pesquisa como prática pedagógica”, finalizou o coordenador.

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