IFRO reúne entidades para debate on-line sobre gestão do serviço de transporte no serviço público

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 18h41 | Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 18h41

Cerca de 60 pessoas participaram da reunião capitaneada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) para a discussão em torno de uma proposta de transporte administrativo econômico e eficiente na cidade de Porto Velho. Junto com a Central de Compras, do Ministério da Economia, a solução apresentada foi o TáxiGov, que deverá chegar às entidades públicas de Rondônia.

O serviço de transporte de servidores e colaboradores da Administração Pública Federal em deslocamentos a trabalho com o uso de serviços de transporte individual de passageiros (STIP) começou a ser implantado em março de 2017, em Brasília. Atualmente são 86 órgãos e entidades que utilizam o serviço na capital federal e em outras localidades do Brasil.

Segundo o Diretor de Administração da Pró-Reitoria de Administração (DADM/PROAD/IFRO), Hélio Souza de Oliveira, a avaliação da reunião é bastante positiva. “Embora o uso de serviços de transporte por aplicativo seja algo trivial em nosso cotidiano particular, para a Administração Pública é uma inovação porque a maioria dos órgãos utilizam modelos convencionais, como frota própria ou locação de veículos”.

O diretor explica que durante a webconferência foi reiterado o convite aos órgãos de todos os poderes e esferas, com unidades em Porto Velho, para conhecer e participar deste projeto. “A partir de agora, iniciaremos prospecção de órgãos interessados e da realidade do mercado local. Aos participantes já foi disponibilizado um formulário de diagnóstico para preenchimento até o dia 10/08, para cumprimento de nosso cronograma”. Ele complementa fazendo um convite: “Visitem a página oficial do TáxiGov no portal do Ministério da Economia e para mais informações sobre a implantação em Rondônia, entrem em contato com a Pró-Reitoria de Administração do IFRO pelos canais institucionais em nosso site”.

Participaram, além de servidores do IFRO na capital e em campi do interior, representantes da Superintendência Regional DNIT Rondônia, Serviço Social da Indústria (Sesi), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Prefeitura Municipal de Porto Velho, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Federal, Instituto Federal do Amazonas, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Rondônia, Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE/RO), Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Superintendência Regional do Trabalho em Rondônia, Universidade Federal de São Paulo, Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e Governo de Rondônia e os órgãos estaduais como Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer), Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia, Polícia Militar e Superintendência de Gestão dos Gastos Públicos Administrativos.

Entre os dados apresentados durante a videoconferência realizada na terça-feira (21), constava que a diferença de gastos em relação aos modelos anteriores é da ordem de 65%, o que gera uma redução de gastos em relação aos modelos anteriores de R$ 25 milhões. Quando comparado a outros sistemas, o TáxiGov oferece diferença no tempo de atendimento de 22%. Até o momento, houve a redução de 135 contratos de transporte e foram leiloados 137 veículos, bem como deixaram de ser emitidas 1,9 mil toneladas de CO2.

No caso do TáxiGov, trata-se de transporte comum (Decreto 9.287/18), a ser realizado a princípio na capital Porto Velho, visando menor valor por quilômetro no transporte de servidores a trabalho e que estará disponível para toda administração pública, de qualquer esfera e poder. Futuramente, segundo o Coordenador de Serviços Compartilhados, Luís Guilherme Izycki, pode ser usado como transporte intermunicipal, finalístico e de autoridades.

A Central de Compras integra a Secretaria de Gestão, órgão central do Sistema de Serviços Gerais (SISG) do Ministério da Economia. Entre suas responsabilidades está o desenvolvimento, proposição e implementação de modelos, mecanismos, processos e procedimentos para aquisição, contratação, alienação e gestão centralizadas de bens e serviços de uso em comum pelos órgãos e pelas entidades do Poder Executivo Federal.

No planejamento estratégico do IFRO consta a meta de redução de custos gerais. Por esse motivo, alternativas estão sendo buscadas em diversas áreas no âmbito administrativo, entre elas o diálogo com a Central de Compras do Governo Federal. O órgão, diz a Coordenadora-Geral dos Serviços Compartilhados da Central de Compras do Ministério da Economia, Isabela Gebrim, é uma unidade especializada em repensar os modelos com novas soluções que tragam maior eficiência, gerem economia, diminuam a burocracia, tenham tecnologia embarcada e melhor gestão nos serviços em comum para todos os órgãos em todo o território.

Segundo o calendário apresentado, entre agosto e setembro deste ano será o período para que a proposta do TáxiGov em Rondônia defina estratégia e faça a finalização do estudo de mercado e da análise de demanda. No mês de outubro, deve ser iniciado o processo de licitação visando o início do serviço a partir de fevereiro de 2021 e liberando para assinaturas de contrato.

Matéria que fez o convite para as entidades locais participarem: AQUI.

Para mais informações sobre o TáxiGov, acesse AQUI.