IFRO assina termo para investimento na piscicultura do estado de Rondônia

Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 10h12 | Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 10h21

Ariquemes5O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) assinou, na última sexta-feira (17), o Termo de Cooperação com a Associação de Criadores de Peixe do Estado de Rondônia (Acripar). O acordo possui vigência de cinco anos e tem como objetivo o aprimoramento dos processos de produção nas cadeias da piscicultura do Estado, além do desenvolvimento de soluções tecnológicas para implementação e fortalecimento da atividade de cultivo de peixes.

As duas instituições que firmaram o acordo também irão trabalhar para a realização do mapeamento dos sistemas de produção aquícola de todos os territórios do estado de Rondônia, por meio do intercâmbio científico e tecnológico, além da realização de capacitação dos envolvidos no processo da piscicultura. O Reitor do IFRO, Uberlando Tiburtino Leite, explica que o principal objetivo do IFRO é contribuir para o desenvolvimento sustentável do Estado, através da capacitação, da aplicação de tecnologia e da aproximação com os seus diversos públicos. “O Instituto tem se estendido ao longo do nosso Estado, por meio das dez unidades presenciais e dos polos de educação a distância em todos os municípios, desta forma conseguimos realizar este trabalho mais próximo de todos os demandantes”, afirmou.

Ainda segundo ele, o IFRO já atua em outros projetos na área da agricultura e pecuária de Rondônia, trazendo eficiência para os processos produtivos e levando em consideração também os fatores ambientais. “De modo que a gente atinja o mercado, não só interno como externo também, e as pessoas que estão envolvidas nesta cadeia se beneficiem, desde o consumidor final até o produtor na base”, ressaltou Uberlando. O Instituto Federal também tem investido na criação de Centros de Tecnologias em todas as suas unidades para atender as demandas locais. “O objetivo único é atender a sociedade, representada neste momento aqui pelos produtores de tambaqui basicamente”, concluiu o reitor ao ratificar que a parceria contribui para o cumprimento da missão do IFRO, e também no retorno à sociedade do investimento realizado na instituição.

Para a Pró-Reitora de Extensão, Maria Goreth Araújo Reis, a cooperação vai fortalecer e contribuir para o avanço do setor da piscicultura. “Vai envolver atividades de pesquisas aplicadas e extensão tecnológica com foco especificamente nos sistemas de produção aquícola em todo o Estado, em todas as regiões”, analisou. As ações realizadas através do plano de trabalho proposto entre o IFRO e a Acripar também visam à melhoria dos processos de produção beneficiando todas as regiões de Rondônia. “Foi feito todo um cronograma de atendimento de 2020 até 2024. A intenção é que todos os territórios sejam comtemplados com levantamento desses perfis, com levantamento de demandas, mapeamentos de desafios, de dificuldades, de possibilidades para o desenvolvimento de soluções para o setor da aquicultura em todo Estado”, relatou a Pró-Reitora.

Fortalecimento da produção local

A iniciativa objetiva atender diversos produtores com o foco na potencialização e crescimento de uma cadeia produtiva já existente em Rondônia. Para o Presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, a parceria com o IFRO será colaborativa, com o intuito de tornar o peixe de Rondônia mais competitivo no mercado nacional e referência em exportação. “O que estamos fazendo é estreitando (a relação com a parceria) para aperfeiçoarmos, entrarmos na área da tecnologia e do desenvolvimento, aperfeiçoando o princípio científico para que possamos atestar, para a cadeia produtiva nacional e internacional, a capacidade do estado de Rondônia na produção do tambaqui da Amazônia”, relatou Farina.

O Diretor-Geral do Campus Ariquemes, Ênio Gomes da Silva, que oferta o curso técnico subsequente em aquicultura, também participou da cerimônia de assinatura do termo de cooperação e agradeceu pela parceria fundamental para o campus, ressaltando que os professores já desempenham um excelente trabalho na área. O professor que atua no projeto da piscicultura no Campus Ariquemes, Claudinei de Oliveira, analisou a importância da aproximação da instituição com o pequeno produtor, utilizando a perspectiva do campo. “Estamos há oito meses trabalhando junto com o presidente para que a tecnologia se aproxime e fale a língua do piscicultor, dentro do que ele precisa, dentro da sua necessidade, e melhor, dentro do seu aporte tecnológico”, concluiu.

• Ariquemes
  • Ariquemes2