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Especificação de solução de comunicação

Publicado: Terça, 14 de Junho de 2016, 17h28 | Última atualização em Quarta, 15 de Junho de 2016, 09h13 | Acessos: 3183

1. Solução deve, no mínimo, realizar as seguintes funções
        1. Registro dos Terminais de Vídeo Chamadas fornecidos neste grupo;
        2. Registro dos Softphones fornecidos neste grupo;
        3. Registro de Terminais SIP de Terceiros;
        4. Roteamento de chamadas de ou para os terminais e equipamentos fornecidos neste grupo;
        5. Realizar a travessia de firewall, permitindo:
        6. a entrada e saída de ligações com a Internet;
        7. a utilização dos softphones fornecidos neste grupo de fora da rede local do IFRO sem a necessidade de VPN;
        8. Solução de mensagens instantâneas corporativa;
2. Serão aceitos quantos servidores forem necessários para atender todos os requisitos;
3. Deve ser fornecido em appliance, ou seja, hardware montado especificamente para esta solução e software do mesmo fabricante;
4. Serão aceitas soluções virtualizadas, onde o hardware deverá ser fornecido em conjunto e deve ser do mesmo fabricante ou homologado pelo fabricante da solução aqui descrita;
5. Todos os hardwares fornecidos deverão:

1. possuir fonte interna redundante, de modo que ao ocorrer falha na fonte principal, a fonte redundante deverá entrar em operação automaticamente (comutação automática) tornando-se transparente aos usuários e operadores da solução;
2. possuir, no mínimo, 2 (dois) adaptadores de rede com padrão Gigabit Ethernet Auto-sense para 10/100/1000 com conector RJ-45;
3. ser compatível para instalação em racks padrão 19″. Deverá vir acompanhados de kits de fixação, cabos, acessórios e demais materiais necessários à sua instalação, configuração e operação;
4. Todos os componentes referentes ao processador, memória, matriz de comutação, barramento de dados e outros deverão ser dimensionados para suportar a capacidade final da solução em um único dispositivo;
5. possuir fontes de alimentação que operem na faixa de 110 Vac a 220 Vac, com chaveamento automático (conversão automática) e frequência de 50-60 Hz. Não serão aceitos equipamentos com transformadores adaptadores de tensão;

6. Deve possuir suporte a IPv4 e IPv6;
7. A solução oferecida deve ser a última versão disponível sendo que esta versão deve ter sido lançada nos últimos 12 (doze) meses;
8. Deverá permitir o funcionamento em topologias de múltiplos sites (diferentes localidades), permitindo a configuração específica para chamadas intra e extra sites;
9. Deverá, a licitante, garantir interoperabilidade da Solução de Comunicação com os equipamentos e infraestrutura de rede de comunicação de dados do IFRO;
10. Deverá, qualquer função de roteamento de chamadas, ser automática e transparente ao usuário;
11. Deve permitir livre configuração de todos os recursos disponíveis;
12. Deve permitir a configuração de ordem de preferência de uso de codec pelos terminais;
13. Deve possibilitar o controle e registro de terminais do próprio fabricante, e de terminais SIP de outros fabricantes, padronizados pela RFC 3261, desde que os terminais em questão possuam recursos para implementação destas funcionalidades;
14. O sistema fornecido deverá ser desenvolvido, projetado e comercializado pelo fabricante, não será aceita solução desenvolvida, projetada e/ou montada para atendimento deste Termo;
15. Deve suportar SIP Trunk, conforme RFC 3261;
16. Deve possuir sistema de alarmes que alerte o administrador de situações anormais na solução tais como: perda repentina de registro de vários terminais, problemas de hardware, utilização de recursos da solução acima do limite, entre outros;
17. Deve implementar protocolo BFCP para permitir o compartilhamento de conteúdo durante vídeo chamadas;
18. O sistema e o hardware devem estar prontos para permitir o registro de no mínimo 2.000 ( dois mil) terminais de comunicação (terminais individuais, de sala de reuniões, softphones para computadores, softphones para smartphones e softphones para tablets), através de adição de licenças;
19. Deve gerenciar recursos de conferências de áudio e vídeo, alocando estas de forma transparente aos usuários, de modo que, quando estes adicionarem um terceiro (ou mais) usuários em uma ligação, inicie-se automaticamente uma conferência por áudio e vídeo;
20. Deve possibilitar administração remota por meio de interface web. Garantir autenticação para o acesso via rede LAN. Deve possibilitar gerenciamento via SNMP com logs de eventos;
21. Deve implementar criptografia para tráfego de sinalização e de mídia (voz e vídeo);
22. A chave privada utilizada para a criptografia solicitada pode ser interna ao servidor ou pode ser fornecida em um token físico USB removível. Neste caso, devem ser fornecidos todos tokens necessários;
23. Deve suportar o protocolo SRTP (Secure Real-Time Protocol);
24. Deverão, as chaves de criptografia do fluxo de voz, ser trocadas a cada chamada entre os terminais, e distribuídas por um canal também criptografado utilizando SSL/TLS para a distribuição de chaves e permitir a implementação de certificação digital;
25. Deverá suportar protocolos seguros de controle e administração como SSH e HTTPS;
26. Deve possuir capacidade de integração com serviços de diretório, suportando o protocolo LDAP para a base de usuários;
27. Deverá implementar sistema de controle de banda baseado por localidade e quantidade de chamadas realizadas na localidade;
28. Deve implementar a geração e gerenciamento de bilhetes detalhados da chamada (CDR);
29. O sistema deverá permitir o backup (manual e automático/agendado) e restore de suas configurações e de sua base de usuários;
30. A solução deve implementar plano de discagem que permita a realização de chamadas utilizando o esquema de endereçamento SIP (URI – Uniform Resource Identifiers);
31. Deve possuir solução de mensagens instantâneas, permitindo a comunicação através de texto (chat) entre os usuário da solução, conforme os seguintes requisitos:
        1. Deve possuir capacidade de integração com serviços de diretório para importação de usuários;
        2. Deve permitir a criação ou importação de lista de contatos pré-definidas para todos os usuários;
        3. Deve permitir a configuração de políticas de adição de contatos à lista de contatos, permitindo a configuração da exigência ou não de aceitação manual da adição por parte do usuário;
        4. Deve permitir o envio/recebimentos de arquivos;
        5. Deve permitir a configuração da restrição a troca de arquivos de determinados formatos (“.exe”, “.bat”, etc.);
        6. Deve possibilitar a adição de uma foto a um contato;
        7. Deve permitir a alteração do status do usuário (presença) de forma manual pelo próprio usuário;
        8. Deve permitir a integração com soluções de bate papo e presença externas ao IFRO, através de protocolos abertos/padrões;
        9. Deve ser fornecido software para uso desta solução para no mínimo 500 (quinhentos) usuários;
        10. Deve operar em sistemas operacionais Windows, Mac, Android e Apple iOS;
32. A solução deve permitir a interoperabilidade dos terminais de comunicações registrados nela com terminais que falem apenas o protocolo H323;
33. A solução deve prover interoperabilidade e o interworking dos protocolos SIP e H.323;
34. Deve implementar solução de travessia de firewall, permitindo a utilização das funcionalidades aqui descritas por terminais que estejam fora da rede interna (Lan) do IFRO sem a necessidade de utilizar um túnel VPN;
35. Deve permitir que todos os terminais que estiverem registrados na solução possam falar entre si sem limitações;
36. Deve permitir a realização simultâneas de 5 chamadas de/para terminais que não estejam registrados na solução (via travessia de firewall);
37. Deve ser possível a futura expansão, através do software (licença), para no mínimo 100 (cem) chamadas de/para terminais que não estejam registrados na solução;
38. O equipamento responsável pela travessia de firewall e que ficará posicionado no lado externo da rede deve possuir sistema próprio de detecção e proteção contra intrusos. Por exemplo: detecção de várias tentativas de conexão sem sucesso de uma mesma origem;
39. Deve implementar os protocolos H.460.18 e H460.19;
40. Deve permitir a atualização de software durante todo o período da garantia;
41. Garantia de 36 (trinta e seis) meses com primeiro atendimento em até 1 dia útil e envio de peças defeituosas e/ou equipamento em até 3 dias úteis.

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