Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Hospedagem de vídeos

Publicado: Quinta, 07 de Abril de 2016, 16h57 | Última atualização em Quinta, 07 de Abril de 2016, 17h02 | Acessos: 2927

O serviço de vídeo sob demanda tem como objetivo ser um repositório de vídeos com conteúdo relacionado às atividades fins das organizações usuárias da RNP: ensino, pesquisa, saúde e cultura. Este serviço é prestado através de um portal onde se pode visualizar vídeos de acesso público ou solicitar inscrição num dos grupos do portal para, assim, obter privilégios específicos para acessar vídeos de caráter restrito.

Embora o portal seja de acesso público, a postagem dos vídeos é restrita às instituições que submetem projetos específicos à RNP. Uma vez obtida a aprovação, as instituições (com usuários identificados) passam a ter acesso ao portal para publicação de conteúdo respondendo, conseqüentemente, pelos direitos autorais dos mesmos.

Conhecer a o modelo de organização do material disponível ajuda o usuário não só a encontrar os vídeos que procura como, também, possibilita que o conteudista determine o grau de restrição de acesso aos vídeos colocados por ele no site. Os usuários podem ser qualificados em três tipos:

  • usuário não cadastrado: pode visualizar apenas os vídeos de domínio público;
  • usuário cadastrado: pode visualizar os vídeos de domínio público e aqueles de acesso restrito nos quais tiver permissão;
  • usuário conteudista: aquele que foi autorizado pela RNP a postar vídeos e eventos no portal de vídeo. Além disso, cabe a ele disponibilizar o acesso de visualização dos “usuários cadastrados”, aos vídeos postados por ele e que possuem acesso restrito.

Como se tornar um usuário conteudista?

Para ser conteudista, é preciso que o usuário do IFRO tenha seu cadastro na instituição e esta esteja funcionando com os serviços de autenticação integrado via cafe (Comunidade Acadêmica Federada).

Como todo serviço da RNP, o video sob demanda é regido por uma política de uso específica que deve ser consultada para que o usuário saiba o que deve ou não esperar do serviço e quais atribuições legais deste tipo de uso.

Clique no endereço para acessar o portal de vídeo digital da RNP: http://www.video.rnp.br

Veja abaixo alguns vídeos de ajuda sobre a utilização do serviço de hospedagem de vídeos.

Fim do conteúdo da página
-->