Processo seletivo

Publicado: Quinta, 10 de Junho de 2021, 10h54 | Última atualização em Quarta, 27 de Outubro de 2021, 10h02 | Acessos: 180

Atualmente, o Processo Seletivo Unificado (PSU) para ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio é realizado em uma única etapa, que consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, de acordo com o nível e modalidade de ensino. Já para acesso aos Cursos de Graduação, a seleção é realizada por meio da nota do ENEM ou pelo desempenho (notas/conceitos) nas disciplinas da Base Nacional Curricular somadas à nota de uma prova de redação aplicada pelo IFRO.

I – Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio: A Nota Final utilizada para classificação será obtida a partir das notas/conceitos nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, do 6º ao 8º Ano do Ensino Fundamental do candidato, constantes no Boletim Escolar Oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente.

II – Curso Técnico Concomitante ao Ensino Médio: A Nota Final utilizada para classificação será obtida a partir das notas/conceitos nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, do 7º ao 9º Ano do Ensino Fundamental do candidato, constantes no Boletim Escolar Oficial do Ensino Fundamental ou documento escolar oficial equivalente.

III – Curso Técnico Subsequente ao Ensino Médio e Graduação: A Nota Final utilizada para classificação será obtida a partir das notas/conceitos nas disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio do candidato, constantes no Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente.

Devido ao período de excepcionalidade da pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), identificada pela doença COVID-19, as provas para ingresso nos Cursos de Graduação estão suspensas, conforme Resolução nº 30/REIT - CONSUP/IFRO, de 15/5/2020, e Resolução nº 6/REIT - CONSUP/IFRO, de 21/5/2021. Assim sendo, o ingresso para os Cursos de Graduação dar-se-á em etapa única, em rigorosa ordem de classificação, respeitando-se a reserva de vagas, consistindo na classificação do candidato pelo seu desempenho, mediante apresentação do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar oficial (ou documento oficial equivalente), desde que todos estejam devidamente assinados, carimbados e datados, física ou eletronicamente, pela Direção e/ou Secretaria Escolar ou entidade certificadora competente.

Durante o período de inscrição para o PS/IFRO, basta o candidato acessar o Portal de Seleção https://selecao.ifro.edu.br seguindo as orientações descritas no Edital e no Manual do Candidato.

O candidato pode acessar o Portal de Seleção do IFRO https://selecao.ifro.edu.br. Os Editais estão dispostos por processo seletivo e por concurso público.

Há ofertas diferentes, conforme processo seletivo. Os cursos ofertados de acordo com a demanda de cada Campus. Os cursos e modalidades ofertas são descritos no Edital e no Manual do Candidato.

As vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas pelos candidatos por não efetivarem a matrícula dentro do prazo determinado ou não cumpriram os requisitos especificados no edital. Regularmente essas vagas são preenchidas através de uma chamada pública ou um processo seletivo simplificado.