Sobre a Ouvidoria

Publicado: Quinta, 20 de Dezembro de 2018, 08h30 | Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2020, 19h20

OUVIDORIA DO IFRO

Endereço: Avenida Tiradentes, nº 3009 - São João Bosco,  76803-780 – Porto Velho/RO

Horário de Funcionamento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00

Gislaine Cristina Rodrigues de Souza
Ouvidora Geral do IFRO
Telefone: (69) 2182-9602 / 2182-9605

A Ouvidoria é um espaço aberto para a sociedade. Por meio deste canal de atendimento o IFRO recebe e responde manifestações, que são: sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias sobre as políticas e os serviços públicos oferecidos pelo Instituto. A sua participação – aluno, servidor ou membro da comunidade – nos permite identificar problemas e propor melhorias e mudanças, assim como corrigir as situações irregulares que, alheias a vontade da gestão, possam estar acontecendo. Qualquer cidadão pode procurar a ouvidoria e apresentar uma manifestação, isto é, expressar suas ideias, fazer questionamentos, sugerir melhorias. Esta atitude contribui para o aperfeiçoamento da gestão pública e melhora a qualidade do ensino oferecido pelo IFRO.A Ouvidoria é coordenada por um servidor da instituição, ao qual chamamos de Ouvidor. É ele que recebe e dá os devidos encaminhamentos, no âmbito institucional, das denúncias, reclamações, informações, elogios, solicitações e sugestões referentes aos serviços prestados pela Instituição.

A nomeação e a exoneração do Ouvidor são atos do Reitor depois de submetidos à aprovação do Conselho Superior.

A composição, competências e funcionamento da Ouvidoria estão definidos no Regimento Geral e no Regimento Interno do IFRO.

Perguntas

Ouvidoria e Manifestações: e ouv

1 - O que é uma ouvidoria?

A ouvidoria é um canal para você apresentar sugestões, elogios, solicitações, reclamações e denúncias. No serviço público, a ouvidoria é uma espécie de “ponte” entre você e a Administração Pública (que são os órgãos, entidades e agentes públicos que trabalham nos diversos setores do governo federal, estadual e municipal).

A ouvidoria recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração do caso.

As atividades da ouvidoria não se resumem a receber e encaminhar o que chega. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a ouvidoria pode identificar melhorias, propor mudanças, assim como apontar situações irregulares no órgão ou entidade.

2 - O que é uma manifestação?

Manifestar é o ato de expor, apresentar, declarar, tornar visível, publicar. A manifestação é uma forma de o cidadão expressar para a ouvidoria seus anseios, angústias, dúvidas, opiniões. Assim, pode auxiliar o Poder Público a aprimorar a gestão de políticas e serviços, ou a combater a prática de atos ilícitos.

3 -  Quais são os tipos de manifestação?

SIMPLIFIQUE: Se você acha a prestação de um serviço público muito burocrática, poderá apresentar solicitação de simplificação, por meio de formulário próprio, denominado Simplifique!

SUGESTÃO: proposição de ideia ou formulação de proposta de aprimoramento de políticas e serviços prestados pela Administração Pública federal;

ELOGIO: demonstração ou reconhecimento ou satisfação sobre o serviço oferecido ou atendimento recebido;

SOLICITAÇÃO: requerimento de adoção de providência por parte da Administração;

RECLAMAÇÃO: demonstração de insatisfação relativa a serviço público; e

DENÚNCIA: comunicação de prática de ato ilícito cuja solução dependa da atuação de órgão de controle interno ou externo.

4. Como posso entrar em contato com a Ouvidoria do IFRO?

Pelo sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-ouv) https://sistema.ouvidorias.gov.br.