Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Coordenação de Pós-Graduação

Publicado: Quinta, 14 de Abril de 2016, 12h27 | Última atualização em Terça, 04 de Fevereiro de 2020, 17h35 | Acessos: 8123

A Coordenação de Pós-Graduação é o setor que tem como objetivo planejar, coordenar, supervisionar e orientar a execução das atividades relacionadas à pós-graduação no âmbito do IFRO.

Instituto Federal de Rondônia - Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - PROPESP

Av. Tiradentes, 3009 - Setor Industrial, Porto Velho - RO, 76821-001

Fone / Fax: (69) 2182 – 9610/ (69) 2182 – 9611

Coordenadora: Michele Gomes Noé da Costa

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Link para o Lattes:http://lattes.cnpq.br/3113884239423625

Definir a política de Pós-Graduação do IFRO, além de planejar, gerir, acompanhar, apoiar e avaliar as atividades inerentes a esta coordenação.  Deliberar, juntamente com as unidades do IFRO, sobre a criação, agregação, desmembramento, incorporação ou fusão e extinção de cursos e programas de Pós-Graduação; entre outras competências.

Para acessar o Regimento geral, clique AQUI!

Os  Cursos de pós-graduação Lato sensu  (especialização) são programas de nível superior, de educação continuada, com os objetivos de complementar a formação acadêmica, atualizar, incorporar competências técnicas e desenvolver novos perfis profissionais, com vistas ao aprimoramento da atuação no mundo do trabalho e ao atendimento de demandas por profissionais tecnicamente mais qualificados para o setor público, empresas e as organizações do terceiro setor, tendo em vista o desenvolvimento do país.  Podem ser oferecidos presencialmente ou a distância, observadas a legislação, as normas e as demais condições aplicáveis à oferta, à avaliação e à regulação de cada modalidade, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).  Resolução nº 1, de 06 de abril de 2018. 

Para saber mais sobre os cursos de pós-graduação ofertados pelo IFRO, acesse a página do campus e veja o curso oferecido:

Campus Ariquemes - https://portal.ifro.edu.br/ariquemes/cursos

Campus Cacoal https://portal.ifro.edu.br/cacoal/cursos

Campus Colorado do Oeste https://portal.ifro.edu.br/colorado/cursos

Campus Guajará-Mirim https://portal.ifro.edu.br/guajara-mirim/cursos

Campus Jaru https://portal.ifro.edu.br/jaru/cursos

Campus Ji-Paraná https://portal.ifro.edu.br/ji-parana/cursos

Campus Porto Velho Calama  https://portal.ifro.edu.br/calama/cursos

Campus Porto Velho Zona Norte https://portal.ifro.edu.br/zona-norte/cursos

Campus São Miguel do Guaporé  https://portal.ifro.edu.br/sao-miguel-do-guapore/cursos

Campus Vilhena https://portal.ifro.edu.br/vilhena/cursos

  • A Pós-Graduação Stricto Sensu compreende os cursos de Mestrado e Doutorado regulares, pertencentes ao Sistema Nacional de Pós-Graduação, avaliados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), submetidos à deliberação pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CES/CNE) e homologados pelo Ministro da Educação. Cursos de Mestrado e Doutorado são orientados ao desenvolvimento da produção intelectual comprometida com o avanço do conhecimento e de suas interfaces com o bem econômico, a cultura, a inclusão social e o bem-estar da sociedade. Tanto Mestrados quanto Doutorados podem podem ser organizados pelas instituições sob a modalidade de cursos profissionais. Resolução nº 07 de 11 de dezembro de 2017. 

Cursos do Campus Porto Velho Calama: Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT: Programa em rede com coordenação nacional do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) e aulas oferecidas pelo IFRO com oferta de 11 vagas de mestrado, iniciado em 2018.

 Cursos do Campus Porto Velho Zona Norte: Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT): Programa em rede com coordenação nacional da Universidade Federal do Alagoas ( UFAL) e aulas oferecidas pelo IFRO com oferta de 4 vagas de mestrado, iniciado em 2020.

Apoiado na Política de Capacitação dos servidores do IFRO, bem como o Plano de Desenvolvimento Institucional que prevê a oferta de cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu, o IFRO tem investido na qualificação dos seus servidores. A ampliação da formação acadêmica (titulação) dos servidores do IFRO atualmente é uma das frentes de trabalho da Coordenação de Pós-Graduação/PROPESP, que tem buscado parcerias que venham a contemplar áreas ainda não atendidas nas parcerias já firmadas.

As instituições nos quais o IFRO possui parceria para oferta de mestrado interinstitucional, doutorado interinstitucional e termos de cooperação para qualificação de seus servidores são: 

  1. Mestrado e Doutorado Educação Escolar: Parceria com o Programa Profissional de Educação Escolar da Universidade Federal de Rondônia para oferta do mestrado desde o ano de 2015 e doutorado desde 2019.
  2. Doutorado em Química de Produtos Naturais: Parceria com o Programa de Pós-graduação em Química de Produtos Naturais da Universidade Federal do Rio de Janeiro para oferta de 15 vagas de doutorado, iniciado em 2015.
  3. Doutorado em Agronomia: Parceria com o Programa de Pós-graduação em Agronomia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquisa (UNESP) - Campus Ilha Solteira, para oferta de 20 vagas de doutorado, iniciado em 2016.
  4. Doutorado em Educação: Parceria com o Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP) - Campus Marília para oferta de 20 vagas de doutorado, iniciado em 2018.
  5. Doutorado em Administração: Parceria com o Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná (UFPR)  para oferta de até 15 vagas de doutorado, iniciado em 2020. 
  6. Doutorado em Educação em Ciências e Matemática - REAMEC: Parceria em rede com o Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT)  para oferta de até 6 vagas anuais de doutorado, iniciado em 2015. 
  7. Mestrado em Assessoria de Administração: Parceria com Instituto Politécnico do Porto (IPP/ISCAP)  para oferta de até 10 vagas de mestrado, iniciado em 2017.
  8. Mestrado e Doutorado em Energia Nuclear: Parceria com Universidade de São Paulo/Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (USP/IPEN)  para oferta de 20 vagas de mestrado e 20 de doutorado, iniciado em 2015.
  9. Mestrado Profissional em Ciências da Computação: Parceria em rede com Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) para oferta de até 45 vagas de mestrado, sendo 2 para o IFRO, iniciado em 2018.
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página
-->