Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Campus Jaru realiza aula inaugural do Curso FIC em Cacauicultura pelo Programa Mulheres Mil em parceria com o Projeto Escola do Chocolate

Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2024, 17h24 | Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2024, 17h24 | Acessos: 102

Recepção Aula 3O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizou, no dia 09 de outubro de 2024, a aula inaugural do curso de Formação Inicial em Cacauicultura na Linha de Fomento da Bolsa Formação – Programa Mulheres Mil – Rede Federal – 2024, no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), para oferta de cursos de qualificação profissional ofertado na modalidade presencial.

O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres, com 16 anos ou mais de idade. O curso objetiva oferecer condições para o desenvolvimento profissional, com a aquisição de competências e habilidades na área de produção de cacau e chocolate de modo a qualificar para a atuação no mundo do trabalho e no ambiente rural, com uma visão empreendedora e contribuindo para o desenvolvimento agrícola e econômico do estado de Rondônia.

A egressa do curso será capaz de desenvolver o cultivo e o manejo sustentável da cultura do cacaueiro, empregar técnicas para produção de sementes e mudas, realizar o manejo integrado de pragas, doenças e plantas espontâneas, realizar a colheita e pós-colheita de cacau, elaborar chocolate e demais derivados do cacau, e conhecer os parâmetros para obtenção de cacau de qualidade e realizar a comercialização do cacau.

A certificação do curso está programada para ocorrer no dia 12 de dezembro de 2024. A capacitação profissional é realizada em parceria com o Projeto Escola do Chocolate, na modalidade presencial no Campus Jaru.

O Projeto Escola do Chocolate tem o objetivo de fomentar e auxiliar o crescimento sustentável da cultura cacaueira em Rondônia, proporcionando aos produtores rurais qualificação técnica e assessoramento para que consigam produzir amêndoas de qualidade e produtos derivados do cacau com maior valor agregado.

A Coordenadora do Departamento de Extensão, Camila Budim Lopes, deu as boas-vindas às alunas, explicando sobre o Projeto Mulheres Mil e sobre o Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de Cacauicultura. Em seguida, Renato Delmonico, Diretor-Geral do Campus Jaru e Coordenador-Geral do Projeto Escola do Chocolate, também deu as boas-vindas às aulas e falou sobre o Projeto Escola do Chocolate e a parceria deste com o curso.

A professora Marília Assis, coordenadora do eixo de Capacitação no projeto Escola do chocolate, explicou sobre a distribuição das aulas e o calendário de atividades. Ao final, a professora Mychellyne Ayres, ministrante das disciplinas de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo e Técnica de Vendas, se apresentou e fez a entrega de kits de camisetas do Projeto e chocolates produzidos pela Escola do Chocolate às alunas.

Coordenadora do eixo de Capacitação no projeto Escola do chocolate, Marília Assis acredita que o curso FIC em Cacauicultura é um marco inicial na oferta de cursos com maior carga horária oriundos do projeto. A professora ressalta que no momento de criação das disciplinas ofertadas a equipe buscou inserir disciplinas que tratassem de toda a cadeia produtiva do cacau. As alunas irão estudar desde como produzir uma muda de cacau, todos os manejos do cacaueiro até a parte de produção de chocolate e comercialização. Sairão capacitadas para atuar em toda a cadeia produtiva do cacau. Para finalizar, diz acreditar que esse tipo de iniciativa traz benefícios para toda a população da região.

Conforme a servidora Camila Budim Lopes, “esse curso será bastante dinâmico com visitas técnicas e metodologias de educação que oferecem aulas interativas para ensinar o aluno e facilitar o aprendizado. O FIC Cacauicultura é um curso profissionalizante para qualificação profissional focado em áreas específicas da Cacaiucultura, com direcionamentos para vários ramos que a aluna pretende seguir”.

A Chefe do Depex ainda destacou que “sobretudo, essa ação em parceria com a Escola do Chocolate, além de conduzir as aulas do curso aos membros da escola, também fortalece a extensão no Campus Jaru pelo contato com os produtores e transformação social das participantes. Em oportunidade, agradeço a todos os servidores e membros da Escola do Chocolate que contribuíram para divulgação e realização do Curso FIC em Cacauicultura e desejo sucesso às alunas na jornada acadêmica, finalizou”.

Para Renato Delmonico “o início do curso FIC de Cacauicultura representa uma conquista significativa para o IFRO Campus Jaru e para o projeto Escola do Chocolate. Como diretor da unidade e coordenador-geral do projeto, tenho orgulho de ver essa iniciativa integrando o programa Mulheres Mil, oferecendo capacitação técnica de excelência e promovendo a inclusão social, especialmente para mulheres da nossa região”.

“Nosso objetivo é contribuir diretamente para o fortalecimento da cadeia produtiva do cacau, um setor com grande potencial econômico e sustentável. Esse curso é mais uma demonstração do compromisso do IFRO em transformar vidas pela educação, criando oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional. Acredito que estamos no caminho certo para apoiar o desenvolvimento regional, e seguiremos trabalhando para expandir projetos e iniciativas que beneficiem nossa comunidade”, afirmou o Professor Renato.

Mulheres Mil

O Programa Bolsa Formação Mulheres Mil tem como objetivo promover o desenvolvimento educacional, social e econômico de mulheres, com 16 anos ou mais de idade. O curso tem como objetivo oferecer condições para o desenvolvimento profissional, com a aquisição de competências e habilidades na área de produção de cacau e chocolate de modo a qualificar para a atuação no mundo do trabalho e no ambiente rural, com visão empreendedora e contribuindo para o desenvolvimento agrícola e econômico do estado de Rondônia.

  • Recepção-Aula_1
  • Recepção-Aula_2
  • Recepção-Aula_3
  • Recepção-Aula_4
  • Recepção-Aula_5
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página