Campus Jaru realiza certificação do Curso de Formação Inicial em Fruticultor

Publicado: Sexta, 18 de Outubro de 2024, 16h43 | Última atualização em Sexta, 18 de Outubro de 2024, 16h43 | Acessos: 176

FIC FRUTICULTOR JARU 9O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, no dia 16 de outubro, realizou a cerimônia de certificação do Curso de Formação Inicial em Fruticultor. O evento foi realizado na Sala 3 do próprio campus e contou com a participação de 16 dos 18 alunos que concluíram o curso. O total a carga horária foi de 200 horas. Foi ofertado na modalidade presencial, referente aos cursos FIC financiados pelo Edital de Chamada Pública nº 94/2022, que trata da oferta de cursos na área de Bioeconomia.

Estiveram presentes, na composição da mesa diretora, o Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, a Chefe do Departamento de Extensão, Camila Budim, e Maria Mychellyne, Kamila Pereira e Antônio Cauan (docentes). O Professor Renato enfatizou em sua fala a importância da persistência dos alunos que, mesmos tendo atribuições como trabalho e demandas pessoais e familiares, persistiram na realização do curso em turno noturno e que esta conquista acrescenta muito na formação pessoal e profissional.

Ao dar início à cerimônia, Camila Budim expressou sua satisfação com o resultado do curso e com toda a trajetória vivenciada pelos alunos, que tiveram a oportunidade de realizar aulas teóricas e práticas, além de visita técnica.

Destacando a importância das ações desenvolvidas pelo Departamento e seu reflexo na sociedade, afirmou que “para a extensão, investir na formação inicial e continuada é fundamental para garantir o desenvolvimento de profissionais em diversas áreas por meio da promoção e qualificação. O curso de formação inicial em Fruticultor ofereceu um conjunto de conhecimentos, habilidades, treinamentos e experiências práticas, que visavam preparar pessoas para ingressarem no mundo do trabalho ou para atuarem em uma determinada área de atuação. O Depex do Campus Jaru, dentro do atual cenário, segue desenvolvendo a formação inicial e continuada remetendo aos movimentos de educação de jovens e adultos associados à universalização da oferta de educação para integrar o processo de democratização da educação como bem social”, analisou a Chefe do Departamento de Extensão.

As Professoras Maria Mychellyne, que ministrou as disciplinas de Empreendedorismo, Associativismo e Cooperativismo e Técnica de Vendas, e Kamila Pereira, da disciplina de Processamento de Produtos à Base de Frutas, parabenizaram os alunos em seus discursos e mostraram grande satisfação e orgulho pelos resultados alcançados.

Houve também o momento de fala dos alunos Elisandro Campos e Tatiany Barbosa, que demostraram satisfação e gratidão à instituição pela oferta do curso e pela oportunidade de aprender e vivenciar o curso que poderá abrir leques de possibilidades profissionais em suas vidas.

“O curso de Fruticutultor me tirou da minha zona conforto, me fez querer ir em busca de realizar alguns sonhos que estavam adormecidos, tirar alguns projetos da gaveta e colocá-los em prática. Todos os conteúdos são riquíssimos e foi muito edificante para nossa vida pessoal e profissional. Os professores e a Coordenadora Camila foram maravilhosos e somaram muito no nosso conhecimento. Sou muito grata a cada um que trabalhou para que este curso acontecesse”, afirmou Tatiany Barbosa.

Para o aluno Elisandro Campos, “o curso abriu oportunidades. Como técnico em agropecuária, vejo que o curso tem muito a contribuir na área técnica, e também aqueles que não são técnicos tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre como lidar com a fruticultura e a parte do processamento. O pós-colheita, que o curso contemplou, é importantíssimo, produzir e saber processar o que se produz. Somos gratos ao Instituto Federal por ofertar essa oportunidade de nos capacitarmos e nos qualificarmos”.

O Professor das disciplinas de Manejo de Fruteiras e Fitossanidade de Fruteiras, Antônio Cauan, também parabenizou os agora fruticultores destacando a importância de sua experiência como professor no campus, no qual também é aluno de graduação, e sua satisfação com o empenho da turma nas disciplinas ministradas.

Técnico em agropecuária pelo Campus Ariquemes do IFRO e atualmente discente do curso de Medicina Veterinária do Campus Jaru, Antônio Cauan avaliou a oportunidade de exercer a docência pela primeira vez neste curso: “foi uma experiência ímpar ministrar as disciplinas”.

“Poder contribuir com os alunos durante este período de formação, sabendo que o Instituto Federal representa uma casa para a comunidade como um todo e trazer a comunidade para dentro da instituição sendo egresso, técnico e ainda aluno de graduação é muito gratificante”, completou.

O Departamento de Extensão ainda exibiu um vídeo preparado especialmente para a ocasião, no qual foram exibidas fotos de diversas aulas do curso, em especial as aulas práticas, onde foram produzidas geleias, compotas e, também, análises em laboratório. Ao final, os certificados foram entregues pela mesa nominalmente a cada concluinte, com momento para fotos, entregas de lembrancinhas feitas ela equipe do Depex (Departamento de Extensão) e confraternização de encerramento.

• FIC_FRUTICULTOR_JARU_1
  • FIC_FRUTICULTOR_JARU_10