Estudantes do Campus Jaru participam de visita técnica ao 4º Concacau

Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2024, 08h48 | Última atualização em Quarta, 09 de Outubro de 2024, 08h48 | Acessos: 156

Concacau 9Visando ampliar conhecimentos práticos, alunos do 2º ano do Curso Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Jaru, realizaram visita técnica ao 4º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Cacau de Rondônia (Concacau).

O evento ocorreu no Ginásio Poliesportivo Sebastião Mesquita, em Jaru, e a visita dos estudantes foi promovida pela Coordenação do Curso Técnico em Alimentos na manhã do dia 27 de setembro. Durante a visita, os estudantes acompanharam de perto o processo de avaliação dos melhores lotes de cacau produzidos no estado, entendendo critérios como fermentação, secagem, sabor e aroma.

Além disso, receberam informações relacionadas a técnicas de manejo pós-colheita, processamento de cacau e inovação na produção de chocolates finos, alinhando teoria e prática por meio dos stands e palestras. Clara Vitória Souza Guimarães, estudante participante, compartilhou sua experiência, afirmando que “visitar o Concacau foi incrível! Tivemos a oportunidade de experimentar diversos chocolates artesanais e conhecer as inovações no setor. As palestras foram muito informativas e nos permitiram entender a importância das boas práticas agrícolas e da sustentabilidade na produção de cacau de alta qualidade”.

Larissa Carnielle, Técnica em Alimentos em formação, também expressou entusiasmo, pontuando que “o objetivo do Concacau é admirável, pois promove o desenvolvimento sustentável e valoriza o cacau de Rondônia. A visita nos proporcionou insights valiosos sobre técnicas de processamento e qualidade que, com certeza, vão agregar à nossa formação. Foi enriquecedor ver como o que aprendemos em sala de aula se aplica no mundo real”.

Para Rayla Carbonera Santos, estudante da mesma turma de visitantes, “foi uma experiência única! Além de degustar chocolates deliciosos, assistimos a uma palestra sobre os desafios na produção de cacau, como os sintomas de doenças nos frutos e a produção de esporos. Acredito que toda a turma ganhou muito conhecimento prático que será útil em nossa carreira”.

A Professora Marília Assis dos Santos, docente da base técnica do Curso Técnico em Alimentos e expositora no evento, enfatizou a relevância da visita, ressaltando que “a participação dos alunos no Concacau é fundamental para que eles compreendam a importância da cadeia produtiva do cacau. Eventos como esse permitem que os estudantes façam contato com profissionais e empresas do setor, abrindo portas para estágios e oportunidades futuras. Além disso, vivenciar na prática o que é ensinado em sala de aula fortalece o aprendizado e a formação de profissionais competentes”.

Conforme a Coordenação do curso, a atividade reforça o compromisso do IFRO Campus Jaru em proporcionar experiências educacionais que integrem teoria e prática, preparando os alunos para os desafios do mercado de trabalho na área de alimentos. A interação com o setor produtivo local também evidencia a contribuição da instituição para o desenvolvimento socioeconômico regional, formando profissionais capacitados para atuar na agroindústria e promover a sustentabilidade. E o 4º Concacau tem como objetivo promover a valorização e melhoria da qualidade do cacau produzido em Rondônia, incentivando boas práticas agrícolas e a profissionalização dos produtores. O concurso reconhece os melhores lotes de cacau, fortalecendo o mercado local e estimulando a exportação de cacau fino e de alta qualidade.

“A Coordenação do Curso Técnico em Alimentos agradece a todos os envolvidos pela oportunidade e espera que atividades como essa continuem enriquecendo a formação dos estudantes, alinhando-os às necessidades e avanços do setor alimentício”, finaliza o Coordenador do Curso Técnico em Alimentos do Campus Jaru, Warley José Campos Rocha.

• Concacau_1
  • Concacau_10