Campus Guajará-Mirim realiza Aula Inaugural de Cursos FIC e Centro de Idiomas

Publicado: Segunda, 16 de Março de 2020, 19h13 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 19h16 | Acessos: 156173

Campus Guajará FIC e Centro de Idiomas 4Na última terça-feira, 10 de março de 2020, foi realizada a cerimônia de abertura dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e Centro de Idiomas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará- Mirim. O evento, organizado pelo Departamente de Extensão (DEPEX), recebeu os novos alunos dos cursos de línguas Wari’ I, Espanhol Básico I e, também, dos selecionados para o novo curso de “Arte e Educação”. O evento aconteceu no pátio da unidade e reuniu coordenadores, professores e alunos dos cursos.

A Aula Inaugural dos Cursos FIC e do Centro de Idiomas teve como objetivo receber os novos alunos dos respectivos cursos e divulgar para a comunidade acadêmica a importância na oferta dos cursos de Formação Inicial e Continuada.

O evento contou com a presença da Diretora-Geral do campus, professora Elaine Carvalho, que, nas falas iniciais, conscientizou a comunidade acadêmica sobre a importância dos cursos de Formação Inicial e Continuada para a instituição. Da mesma forma, o Professor Marcos Barros, como representante do DEPESP, deu boas-vindas aos alunos reafirmando a importância do ensino, pesquisa e extensão como o diferencial no processo de formação e produção de conhecimento.

A professora Enísia Soares, chefe do DEPEX, frisou que alunos FIC também são alunos IFRO, uma instituição federal de ensino público, gratuito e de qualidade e que o Departamento de Extensão coloca-se à disposição de todos e deseja que se sintam à vontade no nosso meio. “Que o curso que cada um escolheu possa contribuir para o enriquecimento de sua formação intelectual, social e, sobretudo humana”, disse.

A coordenadora do Centro de Idiomas, professora Joice Menezes, destacou a importância dos cursos de Wari’ e Espanhol para a comunidade de Guajará-Mirim, devido ao forte vínculo com os povos indígenas e com os bolivianos, pontuando que os cursos representam, então, a valorização da comunidade Wari’ e levam em consideração o grande fluxo de estrangeiros, pela localização do município, fronteiriça com a Bolívia.

A professora Marcela Lima, coordenadora dos cursos FIC, compreende que a criação do curso de Formação Continuada de “Arte e Educação” irá proporcionar aos professores da Educação Básica da rede pública de ensino outras possibilidades para o desenvolvimento pessoal, criativo, expressivo e novas compreensões acerca do universo da arte e do ensino da arte como área de conhecimento, em suas diferentes linguagens, fortalecendo-a no contexto das instituições de ensino da cidade de Guajará-Mirim. “O curso tem como proposta repensar o processo de ensino e aprendizagem das linguagens artísticas na escola e é voltado apenas para os profissionais da educação”, esclarece.

Sobre a Formação Inicial e Continuada

A Formação Inicial e Continuada (FIC) é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho e para a elevação de escolaridade. Dessa forma, os cursos FIC têm como finalidade a inserção produtiva e exitosa de trabalhadores, independente do nível de escolaridade, no mundo do conhecimento e do trabalho. Visam promover a formação inicial e continuada técnica, tecnológica e científica, em atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade local, regional e nacional.

• Campus_Guajará-_FIC_e_Centro_de_Idiomas_1
  • Campus_Guajará-_FIC_e_Centro_de_Idiomas_10