Campus Guajará tem Feira de Estágio, Emprego e Negócios

Publicado: Sexta, 04 de Outubro de 2019, 10h12 | Última atualização em Sexta, 04 de Outubro de 2019, 19h01 | Acessos: 1015

Equipe vencedora do concurso de ideias

O Projeto de Extensão V Feira de Estágio, Emprego e Negócios foi realizado no IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim. O evento ocorreu no dia 12/09, tendo como público-alvo estudantes do IFRO, de outras escolas e de universidades, mais empresas e instituições públicas e privadas.

A V Feira de Estágio, Emprego e Negócios, realizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX/IFRO), tem o propósito de expandir a rede de relacionamento doa instituição com a sociedade, setor produtivo, associações, organizações não governamentais e instituições governamentais. Segundo o Coordenador do Projeto no Campus Guajará-Mirim, Everton Luiz Candido Luiz, o nome local do evento é “Guajará Oportunidades”. A ação contribuir para apresentar possibilidades do campus no atendimento às demandas sociais por produtos e serviços, além de aproximar os estudantes das organizações que atuam em suas áreas de formação e criar um ambiente propício para a troca de experiências empreendedoras entre os participantes.

No evento, estiveram representados setores produtivos locais, como a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Guajará-Mirim (ACISGM), a Colônia de Pescadores Z-2/RO, a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Mamoré (Acrivale), entre outros empresários e instituições, entre elas a Coimbra, o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira, a Projeto RECA de reflorestamento econômico consorciado adensado, entre outros.

“Os participantes ficaram muito satisfeitos com o evento. Multiplicaram-se as mensagens de parabéns à comissão organizadora pelo sucesso. O número de inscrições, mais de 600, foi o triplo do que estava previsto no projeto. Recebemos 60 alunos da Universidad Autónoma del Beni (UAB), que inclusive solicitaram que o mesma palestra fosse realizada na sua sede na Bolívia, para os alunos que não puderam vir. Os responsáveis pela palestra são alunos do curso técnico integrado Matheus, Jhiam e Henrique”, afirmou Everton. Ele ainda agradeceu a todos que colaboraram na realização da Feira. Na ação foram ofertadas oficinas e minicursos e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RO) ofereceu a formação SEI Empreender.

“Uma ministrante de oficina relatou que devido à exposição feita, um aluno confessou que não iria mais abandonar o curso técnico que está participando no IFRO. Os alunos do terceiro ano agradeceram pela oportunidade de serem desafiados a colocar em prática o conhecimento recebido durante o curso, e também fazer parte de uma equipe junto de seus professores. O pai de um aluno que participou da oficina como elaborar um aplicativo tem nos procurado para desenvolvermos uma solução digital de agendamento para o seu salão de festas. Ele desconhecia essa competência do IFRO. O RECA interessou-se em ofertar vagas de estágio para o curso de Biotecnologia e Informática, bem como, receber os professores pesquisadores nos seus sistemas agroflorestais (SAF’s)”, concluiu o coordenador.

• Alberto_Empresário
  • Aluno_Matheus_durante_a_palestra