Projeto Edusaúde do Campus Guajará-Mirim promove atividades lúdicas sobre higiene corporal e bucal em escola municipal

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h41 | Última atualização em Terça, 10 de Setembro de 2019, 09h41 | Acessos: 1436

Escola Saul Bennesby Guajara Mirim 4Atividades lúdicas sobre higiene corporal e bucal foram desenvolvidas na Escola Municipal de E. P. E. F. Saul Bennesby através do projeto Edusaúde, promovido pela CAED do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Guajará-Mirim, em parceria com professores e alunos colaboradores. A ação, ocorrida no dia 16 de agosto, contou com a participação de 75 alunos.

Vinte e oito acadêmicos do Curso de Licenciatura em Biologia do Campus Guajará-Mirim, coordenados por Altina Maria Pereira de Souza e 11 profissionais da Equipe de Estratégia da Saúde da Família (ESF) do Centro de Saúde Carlos Chagas, coordenados pela Enfermeira Laura Paduan Pacheco participaram das atividades.

O Projeto Edusaúde está em sua quarta edição e visa desenvolver ações voltadas à promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos. “A atividade lúdica sobre higiene corporal e bucal teve o objetivo de orientar as crianças, pois acreditamos que quanto mais cedo estes ensinamentos forem iniciados, melhor se fixarão”, explica a coordenadora do projeto, Altina Maria Pereira de Souza.

Segundo a Assistente de Alunos do Campus, Elaine Márcia Souza Rosa, nesta ação do Edusaúde foram distribuídos às crianças kits de higiene, contendo creme dental, escova de dentes e sabonete, “[...] todos específicos para crianças, sendo que eles já utilizaram a escova de dentes por ocasião da aplicação de flúor no dia da atividade”, comenta.

A acadêmica Jéssica Alencar Faial de Menezes, que está no 6º período de Licenciatura em Biologia, considera que o EduSaúde tornou-se um marco na vida dos alunos do Campus Guajará-Mirim “[...] sendo o evento mais esperado durante o ano, retratando diversos temas relacionados à saúde, promovendo informação  e conscientização. Esse ano tive a honra de poder novamente ser parceira deste projeto que já faz parte da minha história desde 2017, quando iniciei minha graduação. Sou muito grata por poder participar realizando desta vez ações voltadas para higiene infantil, expandindo nossa corrente de ensinamentos para mais pessoas. Um verdadeiro desafio que valeu muito a pena e só foi possível graças a equipe de saúde do nosso município e aos maravilhosos alunos do 4° e 6° período do curso de Licenciatura em Ciências que dedicaram-se intensamente com muita garra e determinação, fortalecendo assim um ciclo de amor e prevenção”, diz.

A ação foi bem avaliada pela Coordenadora da Equipe de Estratégia da Saúde da Família – ESF do Centro de Saúde Carlos Chagas, Laura Paduan Pacheco. “A iniciativa do IFRO de realizar uma ação educativa e lúdica ao mesmo tempo foi maravilhosa! As crianças aprenderam e se divertiram ao mesmo tempo. Espero que esse projeto continue e que possamos realizar muitas outras ações juntos", fala.

Quem aprovou a atividade com a aluna Isabela Rocha de Souza, que tem cinco anos e estuda o Pré II. “A Super Mulher falou que é preciso escovar os dentes quando acorda, depois que comemos e antes de dormir e também é importante tomar banho porque senão dá bactéria e ficamos fedidos. Foi muito legal [...]  tinha a turma do Chaves, os Super Heróis e todo mundo riu muito”, lembra.

• Escola_Saul_Bennesby_Guajara-Mirim_1
  • Escola_Saul_Bennesby_Guajara-Mirim_2