Campus Guajará-Mirim participa de evento de arte e linguagens

Publicado: Quarta, 28 de Março de 2018, 11h50 | Última atualização em Quarta, 28 de Março de 2018, 11h50 | Acessos: 2249

Obras de arte de Guajará 2

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, esteve representado no evento “Arte e suas diversas linguagens” da UNIR/Guajará-Mirim (Universidade Federal de Rondônia). A participação do IFRO levou música, dança regional, teatro, fotografia, além da apresentação dos trabalhos dos alunos do Projeto de Extensão Micro/Macroarte.

A participação serviu para divulgar as atividades do Campus Guajará-Mirim à comunidade externa. Para o Coordenador dos Projetos de Extensão, Phellype Kayyaa Luz, “o evento desenvolvido pela UNIR é mais uma prova de reconhecimento da importância das atividades de extensão desenvolvidas pelos docentes do IFRO/Guajará-Mirim. Tais atividades vêm proporcionando uma maior integração entre as instituições de ensino e a população guajará-mirense”.

A atividade ocorreu no dia 24 de março, resultado da parceria entre as duas entidades de ensino público federal. A Coordenadora do evento, Elizane Nunes, agradeceu ao Instituto pela parceria, que já no ano levou o minicurso de artes para a turma de Pedagogia da UNIR, estimulando trabalhos futuros dos acadêmicos.

O Professor de Artes, Carlos Alberto Bosquê Junior, afirma que o incentivo para a participação fora do ambiente escolar é uma maneira de integrar e valorizar o pertencimento e o interesse da biodiversidade educacional e cultural. O docente complementa com o exemplo de que “alunos como Otoniel Oro Mon já estão organizando o site de arte do IFRO na língua materna Wari’ para futuras expansões de comunicação virtual ou impressa”. A expectativa é ampliar mais parcerias em exposições dentro e fora do município.

No período da tarde, o estudante do Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, João Guilherme de Melo Vieira, falou para uma plateia de mais de cem discentes e docentes do curso de Pedagogia da UNIR. Seu tema eram os projetos que desenvolve, respondeu às dúvidas sobre o ensino no IFRO, destacando seu interesse pelas artes desde pequeno e das experiências inovadoras de oportunidade de pintar. Antes ele disse que só desenhava, nunca tinha se arriscado a pintar.

João Guilherme afirmou que representar o IFRO no evento foi uma honra, sendo uma possibilidade para fazer as pessoas refletirem sobre a arte a partir do seu trabalho. Ele tem se destacado na instituição ao realizar apresentações com pinturas ao vivo nos eventos, como no Outubro Rosa, EduSaúde e nos murais espalhados pelas paredes do Campus Guajará-Mirim.

As telas dos estudantes do IFRO ficaram expostas no evento, mostrando os traços de obras originais e de releituras vinculadas aos cursos técnicos em Biotecnologia, em Informática e em Manutenção e Suporte em Informática.

• Obras_de_arte_de_Guajará__1
  • Obras_de_arte_de_Guajará__2