Realizada reunião com o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental de Guajará-Mirim

Publicado: Segunda, 05 de Março de 2018, 11h40 | Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 14h24 | Acessos: 2057

Reunião no Campus Guajará 2

O IFRO (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia), Campus Guajará-Mirim, e o Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (NUVEPA) realizaram reunião no dia 28/02. As duas entidades discutiram novas parcerias para ações no município e ainda apoio para o futuro Curso Técnico em Vigilância em Saúde a ser ofertado pelo Campus Guajará-Mirim.

Além do Diretor do Núcleo de Vigilância Epidemiológica e Ambiental, Rafael Ripke Tadeu Rabelo, também participou a Coordenadora de Educação em Saúde, Rosângela Flores. Do IFRO, mediaram a reunião, a Coordenadora de Pesquisa e Inovação, Kally Sousa, e os docentes Cícera Alexsandra e Marcelo Holanda.

No mês de outubro do ano passado, a NUVEPA e o IFRO/Campus Guajará-Mirim firmaram parceria para o desenvolvimento de ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti em Guajará-Mirim e na futura implantação de um curso Técnico em Vigilância em Saúde na região, a ser ofertada pelo IFRO, e que poderá contribuir e impactar positivamente com a formação de profissionais da área.

A divulgação dos projetos de pesquisa junto ao poder municipal também foi ressaltada pelo Professor Marcelo Holanda Vasconcelos, que preside a comissão responsável pelo Curso Técnico em Vigilância em Saúde. “Sem dúvidas, a concretização desta parceria fortalece as pesquisas a serem desenvolvidas no âmbito do campus, como também para o novo curso em implantação, o Técnico em Vigilância em Saúde, abrindo portas para a possibilidade de estágio e execução de ações educativas na área da saúde. Parcerias como esta vem a somar e os benefícios são colhidos pelos alunos e pela sociedade”.

As principais ações firmadas pela parceria incluem a capacitação dos agentes comunitários de saúde e de endemias do município e do quadro de funcionários ligados à NUVEPA (médicos, enfermeiros, técnicos dentre outros). A cooperação também prevê o desenvolvimento de pesquisas na área de vigilância epidemiológica do transmissor de Dengue, Chikungunya e Zika, e ainda a identificação molecular dos vírus associados ao mosquito. A expectativa é que a cooperação entre as instituições se desdobre em estratégias de controle dos casos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti no município de Guajará-Mirim.

• Reunião_no_Campus_Guajará_1
  • Reunião_no_Campus_Guajará_2